Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Utiliza esta área para colocar questões gerais sobre o código do trabalho.

Seguro de acidentes de trabalho para empregada doméstica

Seguro de acidentes de trabalho para empregada domésticafoi criado por Pedro Ferreira

12 Set. 2010 14:10 #694
Tendo eu uma empregada domestica que realiza 7 horas por semana na minha casa e simultaneamente noutros empregadores, é obrigatoriedade minha a realização de seguro de acidentes de trabalho ou será possivel ser a empregada a efectuar seguro de acidentes de trabalho que cubra as horas efectuadas em todos os empregadores em caso de sinistro. Agradeço desde já qualquer esclarecimento

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Seguro de acidentes de trabalho para empregada doméstica

13 Set. 2010 10:01 #697
O seguro de acidentes de trabalho para trabalhadores domésticos é obrigatório por Lei e cobre a responsabilidade por eventuais acidentes ocorridos com os empregados domésticos durante o horário de trabalho ou no percurso de e para o local de trabalho (Risco de Percurso). Qualquer empresa ou pessoa particular que tenha pessoal ao seu serviço, a tempo inteiro ou parcial, tenha ou não contrato de trabalho escrito, é legalmente responsável pelas consequências dos acidentes ocorrido com este pessoal, durante a respectiva prestação de serviços. Essa responsabilidade é extensiva aos acidentes ocorridos durante o percurso de trajecto de casa para o local de trabalho e no regresso. A não celebração deste seguro obrigatório constitui contra-ordenação punível com coima de €500 a €3.750 ou €25.000, consoante o empregador seja pessoa singular ou colectiva, para além da responsabilidade da entidade empregadora pela reparação das indemnizações a que o trabalhador tenha direito em caso de acidente de que seja vítima.

Perante esta informação, sugerir-lhe-iamos que os empregadores se "juntassem" e fizessem um seguro conjunto para a empregada que têm em comum. Se não for possível, sugerimos que faça um seguro de acidentes de trabalho para a sua empregada que cubra as horas em que ela presta serviço em sua casa. Diversas seguradoras têm produtos específicos para o serviço doméstico.
Tempo para criar a página: 0.328 segundos