Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Tens dúvidas sobre os teus direitos em situação de baixa médica ou outras faltas? Pergunta aqui!

Esclarecimentos sobre descontos para acompanhamento de filha

Esclarecimentos sobre descontos para acompanhamento de filhafoi criado por Pedro Ferreira

02 Set. 2010 12:57 #621
Boa Tarde

Exmos Senhores

Venho solicitar esclarecimentos sobre justificação, descontos e remuneração das faltas dadas para acompanhamento a filha deficiente.
Sou mãe de uma menina com doença crónica de 14 anos de idade (mal formação Spina Bífida) em que por diversas vezes durante o ano requer tratamentos cirurgicos, que implicam internamento hospitalar bem como a necessidade do meu apoio e acompanhamento domiciliário no pós-operatório entre outras situações em que também necessita.
Sou funcionária pública. As minhas dúvidas são em relação aos descontos a efectuar no vencimento, bem como depois de ultrapassados os 30 dias que tenho direito para prestar assistência à minha filha, como posso então justificar a minha ausência ao trabalho, estando já esgotado o tempo permitido por lei?
No meu serviço fizeram descontos no meu vencimento de 10 dias a 100%, subsídio de refeição, por acompanhamento no internamento, mas em simultâneo atribuíram um valor referente a um subsídio de 65%.
Necessito de esclarecimento se está correcto este prorocedimento, ou se efectivamente há alguma outra forma de justificação das minhas faltas, mas com direito a subsídio de forma a que se consiga sobreviover com alguma dignidade.
Desde já aproveito para apresentar os meus cumprimentos, o meu bem haja pela vossa ajuda aqui prestada e tão preciosa.

Laura Santos

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Esclarecimentos sobre descontos para acompanhamento de filha

09 Set. 2010 12:26 - 04 Nov. 2023 15:39 #667
O artigo 49 do Código do Trabalho diz que "O trabalhador pode faltar ao trabalho para prestar assistência inadiável e imprescindível, em caso de doença ou acidente, a filho menor de 12 anos ou, independentemente da idade, a filho com deficiência ou doença crónica, até 30 dias por ano ou durante todo o período de eventual hospitalização.".

Correndo o risco de estar a interpretar erradamente a lei, o artigo diz que a assistência a filho com doença crónica pode durar todo o tempo de hospitalização e, subentende-se, isso pode ultrapassar os 30 dias estipulados. Assim, se os períodos de hospitalização forem "contabilizados à parte" dos dias de falta a que tem direito, obtém um "prolongamento" das faltas justificadas que poderá dar.

No entanto, como o Sabias Que não é uma entidade oficial e o que prevalece é o que está regulamentado, sugerimos fortemente que consulte o seu sistema de apoio na doença (ADSE?), a Segurança Social, a ACT - Autoridade para as Condições do Trabalho e/ou o MTSS - Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social.

Estas entidades deverão ser capazes de lhe apresentar alternativas e informar como deve proceder.

ADSE - Contactos em www.adse.pt/page.aspx?idCat=172

SEGURANÇA SOCIAL - Número telefone 808 266 266 (dias úteis das 08h00 às 22h00 com custo de chamada local a partir de rede fixa em Portugal)

ACT - Autoridade para as Condições do Trabalho - Contactos em portal.act.gov.pt/Pages/Contactos.aspx )

MTSS - Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social - Linha de Atendimento Telefónico 218 401 012

Sobre o que foi descontado na sua remuneração, pensamos estar correcto mas poderá também obter este esclarecimento junto da ADSE e/ou da ACT. Os 65% que refere deve ser um valor de referência aplicável a funcionários públicos em casos como o seu.

Sugerimos, ainda, que consulte os artigos 53 a 57 do Código do Trabalho. Tem informações sobre "Licença para assistência a filho com deficiência ou doença crónica" e regime de horário flexível.

Nota: A leitura da informação constante nesta mensagem não invalida a leitura integral dos artigos mencionados ou da secção correspondente do Código do Trabalho português em vigor. Disponível para consulta e/ou download nos artigos Novo Código do Trabalho entra em Vigor Dia 17 de Fevereiro ou Novo Código do Trabalho .
Ultima edição : 04 Nov. 2023 15:39 por Pedro Ferreira.
Tempo para criar a página: 0.275 segundos