Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Tens dúvidas sobre os teus direitos em situação de baixa médica ou outras faltas? Pergunta aqui!

Férias após baixa médica

Férias após baixa médicafoi criado por silva.sm

15 Abr. 2015 20:08 #13744
Boa tarde,

Estou de baixa médica por sobrecarga de trabalho desde final de Setembro de 2014 até agora. Sou efectiva na empresa. Trabalho na mesma à 4 anos.
Gostaria de saber quais os meus direitos relativos ás férias deste ano 2015 quando regressar ao trabalho.
- Posso gozar na mesma os 10 dias uteis seguidos a que tinha direito?
- Posso gozar imediatamente as férias (22 dias)?
- Posso gozar as férias do ano passado após o meu regresso?
- Existe um periodo experimental no meu regresso que me permita, se tiver uma recaída, de voltar a ter o direito á baixa?


Aguardo atentamente resposta,
Sara Silva

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Férias após baixa médica

10 Jul. 2015 19:05 - 10 Jul. 2015 19:06 #14051
Cara Sara Silva, boa tarde.

Respondemos-lhe com base nos pressupostos apresentados no artigo que encontra em sabiasque.pt/trabalho/legislacao/resumos...-dias-de-ferias.html

No total, o trabalhador não pode gozar mais de 30 dias de férias por ano. Se houver dias a mais, então o empregador paga os dias de férias não gozados e o respetivo/proporcional subsídio.

Relativamente às férias de 2014, por norma, o período de gozo de férias vai até 30 Abril do ano seguinte, sendo que, uma vez ultrapassado esse prazo sem possibilidade de gozar as férias por motivo de doença, existem duas possibilidades (sempre em acordo com o empregador):
1. o empregador paga-lhe as férias não gozadas e o respetivo/proporcional subsídio;
2. se o número total de dias a gozar (as de 2014 e de 2015) não ultrapassar os 30 dias, então poderá gozá-las e receber o respetivo/proporcional subsídio.

Relativamente às férias de 2015, uma vez que estava de baixo na "entrada do ano" civil, deixou de "ganhar" automaticamente direito aos 22 dias de férias, sendo que deverá contar 2 dias de férias por cada mês COMPLETO trabalhado ainda em 2015 e que poderá gozar (e receber) até Abril 2016.

Se "Existe um periodo experimental no (seu) regresso que (lhe) permita, se tiver uma recaída, de voltar a ter o direito á baixa", a resposta é negativa, não temos conhecimento de um período de garantia a cumprir para "voltar a ter o direito á baixa".
Ultima edição : 10 Jul. 2015 19:06 por Beatriz Madeira.
Tempo para criar a página: 0.337 segundos