Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Tens dúvidas sobre os teus direitos em situação de baixa médica ou outras faltas? Pergunta aqui!

Prolongamento da baixa médica

Prolongamento da baixa médicafoi criado por CarinaIsabel

06 Fev. 2014 12:06 #10632
Bom dia.

Estou de baixa há 15 dias. Termina hoje mas o meu médico vai prolongar a baixa.
Gostaria de saber quantos dias tenho legalmente para apresentar o novo documento, visto que ele só marcou consulta comigo para a próxima Terça-feira.


Muito obrigada pela atenção..

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Prolongamento da baixa médica

06 Fev. 2014 16:17 - 07 maio 2023 20:00 #10635
Cara Carina Isabel, boa tarde.

De forma a não haver problemas, como sejam faltas injustificadas, deve apresentar o documento de prolongamento da baixa até 5 dias (seguidos) após o término do prazo da anterior. Neste caso, terminando hoje (6 Fev) a baixa e havendo consulta na próxima 3ª feira (11 Fev), o documento deve seguir para o empregador e para a Seg. Social na própria 3ª feira. Os serviços de saúde devem fazê-lo eletronicamente para a Seg. Social (ver em sabiasque.pt/trabalho/noticias/1987-cert...1-setembro-2013.html ), mas para o empregador deverá enviar uma cópia do formulário da baixa por correio registado e com aviso de receção na própria 3ª feira.
Ultima edição : 07 maio 2023 20:00 por Pedro Ferreira.

Respondido por CarinaIsabel no tópico Prolongamento da baixa médica

06 Fev. 2014 16:41 #10640
Fiquei esclarecida.
Agradeço imenso a sua atenção e ajuda.

Com os melhores cumprimentos,
Carina Dutra.

Respondido por CarinaIsabel no tópico Prolongamento da baixa médica

06 Fev. 2014 16:41 #10641
Fiquei esclarecida.
Agradeço imenso a sua atenção e ajuda.

Com os melhores cumprimentos,
Carina Dutra.

Respondido por SusanaRodrigues no tópico Prolongamento da baixa médica

06 Set. 2023 09:50 #23631
Bom dia, 
Quando se faz a autodeclaração de baixa médica e se necessário renovar a baixa a médica faz renovação ou começa novamente? 
Ou seja os 3 dias não pagos já conta para a nova baixa? 

Respondido por Pedro Ferreira no tópico Prolongamento da baixa médica

06 Set. 2023 10:27 #23632
De acordo com a informação que encontramos ( www.sns24.gov.pt/guia/autodeclaracao-de-doenca/ ), a autodeclaração de baixa médica é um documento que permite ao trabalhador justificar a sua ausência ao trabalho por motivo de doença, sem necessidade de apresentar um atestado médico, desde que cumpra certos requisitos.

A autodeclaração está garantida no Código do Trabalho pela alteração ao artigo 254.º do Código do Trabalho ( sabiasque.pt/codigo-trabalho/1348-artigo...cativo-de-falta.html ) aprovada na Assembleia da República.

Cada autodeclaração justifica no máximo 3 dias consecutivos de ausência por doença. O utente pode pedir duas autodeclarações de doença por cada ano civil, por um período máximo de 3 dias cada uma. Ou seja, o utente terá direito a um total de 6 dias (não consecutivos) justificados por se autodeclarar doente.Com a autodeclaração de doença, a ausência é justificada, mas não paga.À semelhança do que acontece com o Certificado de Incapacidade Temporária emitido por um médico, vulgarmente conhecido por baixa médica, nos primeiros 3 dias de ausência por doença não há lugar ao pagamento de retribuição por parte da entidade patronal.Se após os 3 dias de autodeclaração continuar doente, deve recorrer a uma consulta médica para avaliação clínica. Caso se verifiquem os critérios de incapacidade para o trabalho por motivo de doença, a autodeclaração será substituída por um Certificado de Incapacidade Temporária, vulgarmente conhecido por baixa médica.

Pensamos que os 3 dias não pagos já contem para a nova baixa no entanto não conseguimos encontrar informação que confirme isto nos sites do SNS24 e da Segurança Social. Recomendamos que confirme junto do médico que irá emitir o Certificado de Incapacidade Temporário.

Esperamos ter esclarecido um pouco a sua questão. Lembre-se que esta é apenas uma informação geral e não substitui uma consulta médica ou jurídica. Obrigado por usar o Sabias Que.
Tempo para criar a página: 0.501 segundos