Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Tens dúvidas sobre os teus dias de férias, feriados e dias de descanso? Pergunta aqui!

Sou obrigada a trabalhar nas folgas?

Sou obrigada a trabalhar nas folgas?foi criado por Cláudia Costa

24 maio 2015 22:26 #13824
Boa noite gostava de saber se no caso de a empresa tiver falta de pessoal se sou obrigada a ir trabalhar na minhas folgas sem querer?e se não for se m podem colocar uma falta injustificada?

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Sou obrigada a trabalhar nas folgas?

05 Ago. 2015 18:29 - 05 Ago. 2015 18:30 #14260
Cara Cláudia Costa, boa tarde.

Não existe nenhuma obrigatoriedade em trabalhar nos dias de descanso semanal (folgas)... se não porque se chamariam "dias de descanso"?

Sugerimos-lhe que verifique o que está escrito no seu contrato de trabalho (individual ou coletivo) sobre os dias de descanso semanal: se estão identificados os dias da semana ou se, pelo menos, diz que tem direito a 1 ou 2 dias de descanso semanal.

Por lei, o trabalhador tem direito a, pelo menos, um dia de descanso semanal e, caso o empregador assim o decida, pode acrescer um segundo dia de descanso semanal. Ver artigo 232 do Código do Trabalho em vigor, aprovado pela Lei 7/2009 de 12 Fevereiro, na redação atual (em sabiasque.pt/codigo-do-trabalho.html ).

O empregador que obriga um trabalhador a ir trabalhar num dia de descanso semanal, está a incorrer numa ilegalidade da qual poderá fazer queixa junto da ACT. Se a obrigam a ir trabalhar num dia de descanso semanal e não lhe pagam o valor correspondente (em baixo), então é mesmo de considerar a denúncia à ACT.

As horas extra - trabalho suplementar - prestadas em dia de descanso semanal ou em feriado, acrescem 50% ao valor diário do salário base, sem direito a descanso suplementar.

Se lhe "podem colocar uma falta injustificada"? Seria preciso muita lata... e seria caso de denúncia à ACT!
Ultima edição : 05 Ago. 2015 18:30 por Beatriz Madeira.
Tempo para criar a página: 0.316 segundos