Skip to main content
Bem-vindo, Visitante

Responder: Férias do ano seguinte no ano da cessação do contrato

Nota: Está a publicar a mensagem como 'Convidado', não poderá editar a mensagem ou apagar
Por favor, Iniciar sessão ou Registar para saltar este passo.

reCaptcha

X

Histórico do tópico: Férias do ano seguinte no ano da cessação do contrato

Max. mostrar os últimas 6 mensagens - (Última mensagem primeiro)

  • Beatriz Madeira
  • Avatar de Beatriz Madeira
31 Out. 2014 14:30

Caro lloureiro, boa tarde.

No ano da contratação o trabalhador tem direito a 2 dias de férias e respetivo/proporcional subsídio por cada mês completo de trabalho, até um máximo de 20 dias de férias anuais que pode gozar apenas após decorridos 6 meses completos de trabalho.

Assim, admitindo que iniciou funções a 1 Junho, em 2013 terá tido direito a 14 dias de férias que poderá ter gozado até 30 Abril 2014. Se Junho não foi um mês completo de trabalho, então deverá reduzir 2 dias nos dias de férias indicados.

A 1 Janeiro 2014 "ganhou" 22 dias de férias que poderá gozar a partir do dia correspondente ao do início de funções e até 30 Abril 2015.

Mas se o contrato é interrompido em Novembro de 2014, então não "ganha" as férias do próximo ano, isso apenas aconteceria se o término do contrato fosse depois de 31 Dezembro 2014.

No ano da rescisão do contrato, o trabalhador tem direito a (aproximadamente) 1,8 dias de férias e respetivo/proporcional subsídio por cada mês completo de trabalho, e proporcional em caso de mês incompleto, até um máximo de 20 dias de férias anuais.

Sobre esta matéria podemos sugerir-lhe a consulta da informação sobre contabilização de dias de férias em sabiasque.pt/trabalho/legislacao/resumos...-dias-de-ferias.html

  • lloureiro
  • Avatar de lloureiro
30 Out. 2014 15:18

Boa tarde. Estou numa empresa desde Junho de 2013 e a mesma pretende por sua iniciativa cessar contrato em Novembro. Mas pretendem que nesses 30 dias de vigência ponha os 22 dias de férias do ano seguinte.

Estive a pesquisar, o direito a férias sobre 2014, por exemplo, vence a 1 de Janeiro de 2015, legalmente passo a ter direito às mesmas.

Logo, o que a empresa diz é possível? Parece-me que não, mas aguardo a resposta de quem esteja por dentro destas leis e alineas.

Obrigado desde já.

Tempo para criar a página: 0.331 segundos