Prova Escolar - Ano Letivo 2014/15 - Segurança Social

Votos de utilizador:  / 35
FracoBom 

De forma a assegurar o pagamento das prestações do Abono de Família para Crianças e Jovens e da Bolsa de Estudo desde o início do ano letivo, decorre até 31 de julho o prazo para a realização da Prova Escolar.

Segurança Social Direta disponibiliza declaração para escalão de Abono de Família

Até 31 de julho, na Segurança Social Direta

À semelhança dos anos anteriores, a Prova Escolar deve ser efetuada até 31 de julho, através da Segurança Social Direta, para que o pagamento das prestações seja assegurado ao início do ano letivo a quem tem direito a beneficiar das mesmas.

A realização da Prova Escolar garante a continuidade do pagamento de:

  • Abono de Família aos jovens com mais de 16 anos (24 em caso de deficiência), ou que completem essa idade no decorrer do ano escolar, e que estejam matriculados no ensino básico, secundário, superior ou equivalente (curso de formação profissional que dê equivalência);

  • Bolsa de Estudo aos jovens com idade inferior a 18 anos no início do ano letivo 2014/2015 que estejam matriculados no 10º, 11º ou 12º ano de escolaridade e recebam Abono de Família pelo 1º ou 2º escalão.

prova escolarOs alunos que efetuem as matrículas após 31 de julho, por exemplo os do ensino superior, podem fazer a prova escolar até 31 de dezembro.

No caso da Prova Escolar não ser efetuada durante o mês de julho, os pagamentos do Abono de Família para Crianças e Jovens e da Bolsa de Estudo serão suspensos a partir do mês de setembro, sendo pagos retroativamente se a Prova Escolar for entretanto feita até 31 de dezembro.

Salienta-se que a realização da Prova Escolar, através da Segurança Social Direta, é obrigatória para todos os jovens que recebem Abono de Família pela Segurança Social, devendo ser indicado o NISS no ato da matrícula.

Para mais informações consultar a página da Prova Escolar.

Para aceder ao serviço Segurança Social Directa, onde é feita a prova escolar, é necessário preencher o formulário de adesão ou autenticar-se através do Cartão de Cidadão.

Consulte:

Segurança Social Direta disponibiliza declaração para escalão de Abono de Família


cristina silva Community Builder Avatar   17.02.2015 (23:13:25)
bolsa de mérito Sim Não

boa noite, a minha filha reúne todas as condições para receber a bolsa de mérito, candidatou-se e foi aceite mas até agora ainda não recebeu nada. A escola informou me que o ministério da educação ainda não disponibilizou as verbas. Não consigo encontrar nenhuma informação acerca do assunto. será que me podem esclarecer? obrigada pele atenção.

 
 
       
 
Beatriz Madeira Community Builder Avatar   20.02.2015 (12:12:18)
Sim Não

Cara Cristina Silva, bom dia.

Uma notícia do Observador, de 7/1/2015, dá nota de que o Ministério da Educação já transferiu as verbas para as universidades pagarem as bolsas de mérito mas que ainda há alunos à espera. Notícia em http://observador.pt/2015/01/07/crato-ja-transferiu-verbas-para-universidades-pagarem-bolsas-de-merito-818-alunos/

 
 
  Beatriz Madeira      
 
cristina silva Community Builder Avatar   23.02.2015 (22:31:07)
bolsas de mérito Sim Não

Cara Beatriz Madeira, também já tinha lido essa notícia mas os pagamentos são para as universidades e a minha filha está no secundário e a escola diz não ter ainda recebido nada. Mas também é preocupante saber que os alunos da universidade que vão receber as bolsas são referentes ao ano lectivo de 2011/2012, alguns até já devem ter terminado os cursos. como é possível?! O dinheiro da bolsa deveria ser para ajudar a pagar os estudos durante o ano lectivo. Só este ano tive conhecimento das bolsas, e a minha filha reuniu sempre as condições necessárias para concorrer, mas infelizmente nem sempre estamos ou somos informados, é pena. Teremos que aguardar e ter esperança que ainda venha este ano. Obrigada pela atenção.

 
 
       
 
CATIA ADREGO Community Builder Avatar   12.09.2014 (10:06:49)
abono Sim Não

bom dia gostava de me informar do seguinte o pai do meu filho ta trabalhar em frança e ta a faser os descontos por la ele qer saber se pode pedir o abono por ele la
? e o qe e preciso saber para o faser?? obrigado

 
 
  CATIA ADREGO      
 
Beatriz Madeira Community Builder Avatar   25.09.2014 (21:09:28)
Sim Não

Cara CATIA ADREGO, boa noite.

À partida, quem recebe o abono de família é o progenitor que tem a criança a seu cargo. Se a criança está consigo, então é cá que deve requerer/receber o abono de família.

Poderá confirmar esta informação junto da Seg. Social, por uma das seguintes vias:

- VIA SEGURANÇA SOCIAL pelo número 808 266 266 ( 351 210 495 280 do estrangeiro) que funciona nos dias úteis das 09h00 às 17h00, com o custo de chamada local a partir de rede fixa em Portugal. Quando telefonar tenha consigo o seu número de beneficiário (NISS).

- CENTRO REGIONAL DA SEGURANÇA SOCIAL cujos contactos pode encontrar a partir da pesquisa na página http://www4.seg-social.pt/servicos-de-atendimento do site da Seg. Social, onde tem a possibilidade de selecionar a localidade ou inserir o código postal.

- Balcão de atendimento numa LOJA DO CIDADÃO (nem todas as Lojas do Cidadão têm atendimento da Seg. Social) cuja localização poderá consultar a partir da página http://www.portaldocidadao.pt/PORTAL/pt/lojacidadao

 
 
  Beatriz Madeira      
 
paulo jorge gonçalves barbosa Community Builder Avatar   08.07.2014 (23:42:01)
Bolsa de mérito Sim Não

Gostaria se pudessem me esclarecessem do seguinte. O estado ainda atribui a bolsa de mérito aos estudantes com uma uma boa média e escalão escolar de nível A. Pergunto pk o ano passado candidatei me porque reunia as condições exigidas e até agora não recebi nada e este ano reuno as mesmas condições e nem sei se devo candidatar-me pois não sei se o estado paga ou não. Obrigado

 
 
       
 
Cidália Dias Community Builder Avatar   23.08.2014 (13:17:25)
Resposta bolsa de méiro paulo jorge gonçalves barbosa Sim Não

Bom dia relativamente à sua questão, sou a informar que o estado continua a pagar bolsas de mérito a alunos subsidiados, integrados no escalão 1 e 2, nomaedamente escalão A e B. No 3º ciclo do ensino básico o aluno terá que ter uma média final de nivel 4 (igual ou superior), no ensino superior uma média final de 14 valores ( igual ou superior).

Cumpts,
Cidália

 
 
       
 
AT do Norte Community Builder Avatar   18.07.2014 (18:36:51)
Bolsa de Mérito Sim Não

Caro Paulo,
Deve candidatar-se sempre. É a minha opinião. A atribuição da bolsa de mérito passa pela soma das avaliações quantitativas (à exceção de moral) a dividir pelo número de disciplinas, se a sua soma for =>4 valores no 9º ou 14val no Secundário), está em condições também agregado ao facto de no ano seguinte vier a ser posicionado com subsídio escolar (escalãoA ou B).
Habitualmente essa verba é enviada ainda dentro do próprio ano letivo em três prestações (40% no primeiro período e 30% em cada um dos restantes períodos) e o seu cálculo passa pela atribuição de duas vezes e meia o IAs (Indexante de apoios sociais) que ainda é 419,22€. Deve pois, saber se ficou englobado do respetivo apoio junto dos serviços de administração escolar. E estar atento. Espero ter ajudado. AT do Norte

 
 
       
 
Paulo Community Builder Avatar   18.07.2014 (21:42:12)
Sim Não

Obrigado pelo esclarecimento AT Norte.

 
 
       
 

Smileys

:confused: :cool: :cry: :laugh: :lol: :normal: :blush: :rolleyes: :sad: :shocked: :sick: :sleeping: :smile: :surprised: :tongue: :unsure: :whistle: :wink: 

Para garantir uma resposta às suas perguntas, utilize preferencialmente o nosso fórum.
Faça login para ver mais rapidamente que o seu comentário foi publicado.
Para sua segurança, não permitimos a inclusão de dados de contacto pessoais nos comentários como endereços de correio eletrónico ou números de telefone. Para contactar outros utilizadores do site, registe-se e estabeleça uma ligação para poderem trocar mensagens.

  4000 caracteres disponíveis

Antispam Actualizar imagem Não é sensível a maiúsculas