Skip to main content

Prova Escolar - Ano Letivo 2014/15 - Segurança Social

De forma a assegurar o pagamento das prestações do Abono de Família para Crianças e Jovens e da Bolsa de Estudo desde o início do ano letivo, decorre até 31 de julho o prazo para a realização da Prova Escolar.

Segurança Social Direta disponibiliza declaração para escalão de Abono de Família

Até 31 de julho, na Segurança Social Direta

À semelhança dos anos anteriores, a Prova Escolar deve ser efetuada até 31 de julho, através da Segurança Social Direta, para que o pagamento das prestações seja assegurado ao início do ano letivo a quem tem direito a beneficiar das mesmas.

A realização da Prova Escolar garante a continuidade do pagamento de:

  • Abono de Família aos jovens com mais de 16 anos (24 em caso de deficiência), ou que completem essa idade no decorrer do ano escolar, e que estejam matriculados no ensino básico, secundário, superior ou equivalente (curso de formação profissional que dê equivalência);

  • Bolsa de Estudo aos jovens com idade inferior a 18 anos no início do ano letivo 2014/2015 que estejam matriculados no 10º, 11º ou 12º ano de escolaridade e recebam Abono de Família pelo 1º ou 2º escalão.

prova escolarOs alunos que efetuem as matrículas após 31 de julho, por exemplo os do ensino superior, podem fazer a prova escolar até 31 de dezembro.

No caso da Prova Escolar não ser efetuada durante o mês de julho, os pagamentos do Abono de Família para Crianças e Jovens e da Bolsa de Estudo serão suspensos a partir do mês de setembro, sendo pagos retroativamente se a Prova Escolar for entretanto feita até 31 de dezembro.

Salienta-se que a realização da Prova Escolar, através da Segurança Social Direta, é obrigatória para todos os jovens que recebem Abono de Família pela Segurança Social, devendo ser indicado o NISS no ato da matrícula.

Para mais informações consultar a página da Prova Escolar.

Para aceder ao serviço Segurança Social Directa, onde é feita a prova escolar, é necessário preencher o formulário de adesão ou autenticar-se através do Cartão de Cidadão.

Consulte:

Segurança Social Direta disponibiliza declaração para escalão de Abono de Família

Prova Escolar

  • Criado em .
  • Última atualização em .
cristina silva
bolsa de mérito
boa noite, a minha filha reúne todas as condições para receber a bolsa de mérito, candidatou-se e foi aceite mas até agora ainda não recebeu nada. A escola informou me que o ministério da educação ainda não disponibilizou as verbas. Não consigo encontrar nenhuma informação acerca do assunto. será que me podem esclarecer? obrigada pele atenção.
CATIA ADREGO
abono
bom dia gostava de me informar do seguinte o pai do meu filho ta trabalhar em frança e ta a faser os descontos por la ele qer saber se pode pedir o abono por ele la
? e o qe e preciso saber para o faser?? obrigado

paulo jorge gonçalves barbosa
Bolsa de mérito
Gostaria se pudessem me esclarecessem do seguinte.
O estado ainda atribui a bolsa de mérito aos estudantes com uma uma boa média e escalão escolar de nível A.
Pergunto pk o ano passado candidatei me porque reunia as condições exigidas e até agora não recebi nada e este ano reuno as mesmas condições e nem sei se devo candidatar-me pois não sei se o estado paga ou não.
Obrigado