Boletim

Greves, manifestações e contestação social

Greves, manifestações e contestação social 4.8 out of 5 based on 21 votes.
Votos de utilizador:  / 21
FracoBom 

Consulte aqui informação sobre as greves, manifestações e outras ações de contestação social ocorridas e previstas para 2014 assim como as do final de 2013. Poderá enviar informação adicional para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. .

Código do Trabalho - Artigo 530.º - Direito à greve

Agenda: Greves, manifestações e contestação social

Julho 2014

1 de janeiro a 31 de julho - Greve às horas extraordinárias dos trabalhadores da EFTAM

Os trabalhadores da EFTAM reunidos em plenário no passado dia 20 de Fevereiro face á decisão da empresa de não aceitação das suas justas reivindicações decidiram que o caminho será a luta através da greve.

Trabalhadores da EFATM em greve

Greve

17 de julho - Sindicato de Professores da Região Centro aprova Moção e Caderno Reivindicativo

Professores defenderam:

  • A realização de um grande Plenário Nacional de Professores, a realizar no início do próximo ano lectivo, sob o lema “Toca a reunir em defesa do ECD”;
  • A promoção de um processo de auscultação dos docentes, sejam do ensino público, sejam do ensino particular e cooperativo, sobre a acção a desenvolver, face às propostas, quer do governo, quer da AEEP que se destinam a agravar as condições de trabalho nas escolas e a desvalorizar o exercício da profissão de professor;
  • A convergência entre todos os que integram a comunidade educativa, no sentido de promover uma grande iniciativa nacional em Defesa da Escola Pública, do seu carácter inclusivo e universal e do seu desenvolvimento segundo padrões exigentes de qualidade.

Encontro Nacional aprovou Moção e Caderno Reivindicativo imediato

18 a 20 de julho - Tripulantes da White Airways em greve

Os tripulantes de cabine da White Airways fazem greve em protesto contra a falta de pagamento de ajudas de custo. O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) avisa que a paralisação “poderá afectar 25 voos”.

Tripulantes da White Airways em greve pela falta de pagamento de ajudas de custo

20 de julho - Participação da Comissão de Utentes da Via do Infante no desfile de encerramento da concentração internacional de motos de Faro

A Comissão de Utentes da Via do Infante (CUVI) anunciou que vai repetir, este verão, acções de protesto na Festa do Pontal e junto às residências de férias de Passos Coelho, na Manta Rota, e de Cavaco Silva, na Praia da Coelha, Albufeira.

Utentes da Via do Infante voltam a protestar junto às casas de férias de Passos e Cavaco

23 de julho - Setúbal: ACES Almada Seixal - Enfermeiros em Greve

Os enfermeiros do Agrupamento de Centros de Saúde Almada-Seixal vão estar em greve no dia 23 de Julho, das 8 às 20 horas. É objectivo da greve garantir de forma contínua a acessibilidade dos utentes a cuidados de enfermagem, nas Unidades do Agrupamento de Centros de Saúde, através da manutenção/consagração da Jornada Contínua dos Enfermeiros.

Setúbal: ACES Almada Seixal - Enfermeiros em Greve a 23/Julho

25 de julho - Concentração Nacional de dirigentes, delegados e activistas sindicais

"Uma luta que vai continuar de forma convergente no dia 25 de Julho, com uma Concentração Nacional de dirigentes, delegados e activistas sindicais, no Jardim de S. Pedro de Alcântara, seguida de desfile para a Assembleia da República, com vista a rejeitar a proposta de lei sobre a reconfiguração dos cortes salariais que, nesse dia, será votada no Parlamento;"

Intervenção do secretário-geral na Manifestação Nacional de 10 de Julho

28 de julho - Concentração dos Trabalhadores da EMEF no Porto

O Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector Ferroviário, em conjunto com a Comissão de Trabalhadores da EMEF – Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário, vão desenvolver acções em defesa da empresa, contra o encerramento de estabelecimentos e contra a fuga de trabalho para o exterior. Entre as iniciativas programadas está a recolha de informação e a realização de contactos e reuniões com diversas entidades e a realização de um a concentração, em frente à Torre das Antas, no Porto, no próximo dia 28, em moldes ainda a definir.

É PRECISO DEFENDER A EMEF

 


Silvia Ribeiro Community Builder Avatar   12.05.2014 (09:29:09)
quais os meus direitos Sim Não

Bom dia, trabalho num lar de idosos, assinei contrato no dia 1 de Outubro de 2013 e termina no dia 30 de Setembro de 2014, o ordenado base é de 485 euros mensais 121.25 euros de subsidio nocturno, no mês de Janeiro recebi 122.25 euros de subsidio de Natal referente aos meses de Outubro, Novembro e Dezembro, neste momento quero apresentar a carta de demissão .
A minha pergunta é quanto tempo tenho que dar á empresa e quais são os meus direitos a receber, ainda me faltam gozar 6 dias de férias referentes aos últimos 3 meses do ano 2013 e também as férias referentes a este ano, muito obrigada.

 
 
  Silvia Ribeiro