Skip to main content

Greves, manifestações e contestação social

Consulte aqui informação sobre as greves, manifestações e outras ações de contestação social previstas e ocorridas 2014 assim como as do final de 2013. Poderá enviar informação adicional para Pergunte-nos.

Código do Trabalho - Artigo 530.º - Direito à greve

Outubro 2014

22 de agosto a 31 de outubro - Greve ao Trabalho Extraordinário na Carris

Os trabalhadores da Carris iniciam a 22 de agosto mais um período de greve ao trabalho extraordinário em protesto contra a redução do pagamento às horas suplementares, disse fonte sindical.

Trabalhadores da Carris iniciam sexta-feira greve às horas extraordinárias

Trabalhadores da transportadora Carris iniciam na quarta-feira mais um período de greve às horas extraordinárias, contra os cortes salariais e a concessão da empresa a privados, disse hoje à Lusa fonte sindical.

Trabalhadores da Carris prolongam greve às horas extra

23 de setembro a 5 de outubro - Quinzena de Acções de Informação, Reivindicação e Lutas

Reunido para analisar a situação política, económica e social do país, o Conselho Nacional da CGTP-IN definiu as linhas da Política Reivindicativa da central para 2015, convocou um Plenário Nacional de Sindicatos para 11 de Setembro e marcou uma Quinzena de Acções de Informação, Reivindicação e Lutas, de 23 de Setembro a 5 de Outubro, entre outras iniciativas.

Conselho Nacional aprova Política e Acção Reivindicativa da CGTP-IN

1 a 31 de outubro - Um dia de Greve por Comarca dos Funcionários dos Tribunais

Logo Greve

O Sindicato dos Funcionários Judiciais anunciou esta uma paralisação nacional para 26 de Setembro, seguida de um dia de greve em cada uma das novas comarcas durante todo o mês de Outubro.

Funcionários dos tribunais avançam com paralisação nacional seguida de um mês de greves

10 a 31 de outubro - Campanha de Esclarecimento com os Utentes do Serviços Públicos de Transportes

O Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector Ferroviário está a realizar uma campanha de esclarecimento e debate com os utentes dos serviços públicos de transportes e comunicações com a distribuição de um documento. Esta acção coincide com um período de contactos e plenários para uma ampla discussão com os trabalhadores ferroviários sobre as formas de luta a desenvolver e na exigência das reivindicações dos trabalhadores.

Esclarecimento aos utentes dos serviços públicos de transportes

13 a 18 de outubro - Greve ao Trabalho Extraordinário na STCP

Entre a próxima segunda-feira e domingo, cerca de 200 serviços poderão não se realizar, calculam os sindicatos. Empresa assegura que o impacto será menor.

Motoristas da STCP recusam trabalho extraordinário por uma semana

21 de outubro - Greve dos Trabalhadores do Metro de Lisboa

Trabalhadores do Metropolitano de Lisboa realizam no dia 21 uma greve de 24 horas contra a concessão da empresa a privados e a perda das condições de trabalho, disse hoje à Lusa fonte sindical.

Trabalhadores do Metro de Lisboa em greve no dia 21

31 de outubro - Manifestação da Frente Comum

A Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública decidiu realizar uma manifestação nacional dos trabalhadores da Administração Pública, no próximo dia 31 de Outubro de 2014.

Frente Comum marca manifestação para o dia 31 de Outubro

31 de outubro - Greve dos Transportes Coletivos do Barreiro

Sindicato Nacional dos Motoristas agendou paralisação para 31 de outubro e promete uma greve de 24 horas no último dia útil de cada mês. "Não toleramos trabalho de borla", dizem. Decisão surpreendeu a administração do serviço municipalizado da Câmara.

Motoristas dos Transportes Coletivos do Barreiro avançam para greve

Novembro de 2014

3 e 4 de novembro - Transportes Urbanos de Guimarães em greve

Os Transportes Urbanos de Guimarães (TUG) e algumas empresas de transportes públicos estão em greve.

A paralisação aconteceu entre as 3:00 e as 10:00 horas de ontem e repetiur-se amanhã. O mesmo cenário poderá acontecer nos dias 3 e 4 de Novembro e também no mês de Dezembro.

De acordo com a Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações (FECTRANS), os trabalhadores dos Transportes Urbanos de Guimarães (TUG), ARRIVA e Transdev não aceitam a aplicação unilateral do conceito de tempo e disponibilidade, que substituiu o pagamento do trabalho extraordinário.

Transportes Urbanos de Guimarães em greve

13 de Novembro - Dia Nacional de Indignação, Acção e Luta

A CGTP-IN anunciou hoje (7 Out.) um "Dia Nacional de Indignação, Acção e Luta" para 13 de Novembro, em defesa do aumento dos salários, estabilidade do emprego, reposição dos direitos laborais e contra as políticas do Governo. O protesto incluirá plenários, manifestações e greves em diversos pontos do país.

Dia Nacional de Indignação, Acção e Luta para 13 de Novembro

 

Outubro 2013

31 de outubro - Metro de Lisboa marca greve

Os trabalhadores do Metropolitano de Lisboa decidiram realizar uma greve de 24 horas no dia 31 de outubro. Comunicado do Metro de Lisboa: "Por motivo de greve convocada por várias organizações sindicais representativas dos trabalhadores do Metropolitano de Lisboa, E.P.E., para o próximo dia 31 de outubro (5.ª feira), prevê-se a paralisação do serviço de transporte do METRO, a partir das 23h20, do dia 30 de outubro (4.ª feira) e durante todo o dia 31, estando prevista a normalização do serviço da empresa a partir das 6h30 do dia 01 de novembro (6.ª feira)."

25 de outubro a 9 de novembro - Uma quinzena de greves nos transportes

Os sindicatos dos transportes decidiram avançar com uma manifestação nacional, no dia 9 de Novembro, e marcam uma quinzena de greves em protesto contra a proposta de Orçamento do Estado para 2014. De 25 de Outubro a 8 de Novembro os transportes e os correios vão estar em greve. Em declarações à Lusa, os trabalhadores do Metropolitano de Lisboa decidiram realizar uma greve de 24 horas no dia 31 de Outubro. Além da greve do Metro, já estão também agendadas as paralisações Transtejo (desconvocada) e Soflusa, de 2 a 9 de Novembro, três horas por turno. A Carris vai parar dia 7 de Novembro, tendo plenário das 9h15 às 15h30. No dia seguinte, serão os transportes municipais afectados.

26 de outubro - Que se lixe a troika! organiza manifestação

O movimento Que Se Lixe a Troika, que no ano passado convocou a manifestação que fez o Governo recuar na TSU, convocou uma manifestação para 26 de Outubro que foi do Rossio a São Bento. Catorze cidades portuguesas aderiram à manifestação para protestarem contra as políticas de austeridade do Governo. Com o lema "Que se lixe a troika! Não há becos sem saída!", o protesto coincidiu com a discussão da proposta do Orçamento do Estado para 2014.Milhares de pessoas arrancaram pouco depois das 15h em marchas contra a troika para pedir "a demissão do Governo" e "a expulsão da troika" do país.

25 de outubro - Greve dos CTT

Os trabalhadores dos CTT vão estar em greve a 25 de Outubro, todo o dia. O pré-aviso foi emitido por cinco sindicatos e abrange todos os trabalhadores dos CTT independentemente da filiação sindical. A Greve ocorre em contestação à privatização dos CTT e à destruição do Serviço Público Postal, bem como ao roubo dos direitos e garantias dos trabalhadores CTT, incluindo o IOS-CTT.

21 de outubro - Protesto irónico a favor da troika

Um grupo de manifestantes juntou-se em Lisboa "em defesa" da política de austeridade, numa iniciativa irónica, cujo objectivo foi promover o protesto de 26 de outubro contra a 'troika'.

19 de outubro - Manifestação nas Pontes de Lisboa e Porto

"Muitas dezenas de milhar de trabalhadores marcharam em Lisboa, no Porto e nas ilhas da Madeira e dos Açores, por Abril, contra a exploração e o empobrecimento e exigindo a demissão do governo." cgtp.pt

Manifestação nas Pontes de Lisboa e Porto - 19 de Outubro
19 de outubro - Manifestação na Ponte 25 de Abril não autorizada pelo Governo
19 de outubro - Buzinão na Ponte 25 de Abril com a CGTP

15 a 18 de outubro - Greve dos enfermeiros

A paralisação resultou da recusa, por parte do governo PSD/CDS-PP, em “negociar todas as matérias constantes do caderno reivindicativo dos sindicatos”.

15 de outubro - Greve no Metro de Lisboa

A greve convocada pela Fectrans (Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações) e outros sindicatos para 15 de outubro no Metro de Lisboa, por um período de 24 horas (das 23h30 de segunda-feira até às 1h de quarta-feira) teve serviços mínimos garantidos.

Greve a 15 de outubro no Metro de Lisboa - Atualização

11, 12 e 13 de outubro - Greve na DGO

Os trabalhadores da Direcção-Geral do Orçamento (DGO) fizeram greve durante três dias, nas vésperas de apresentação do Orçamento do Estado para 2014.

8 de outubro - Greve no Metro de Lisboa

A greve convocada por várias organizações sindicais representativas dos trabalhadores doMetropolitano de Lisboa, E.P.E. (METRO) para dia 8 de outubro paralisou o serviço de transporte do Metro não tendo o Tribunal Arbitral fixado serviços mínimos para esta greve.

Greve a 8 de Outubro no Metro de Lisboa

Novembro 2013

29 de novembro, 27, 30 e 31 de dezembro - Greve dos CTT

Os CTT (Correios de Portugal) vão entrar em greve tendo o pré-aviso já sido entregue. A paralisação está agendada para os dias 29 de novembro e 27, 30 e 31 de dezembro e foi convocada pelo Sindicato Democrático das Comunicações e dos Media (SINDETELCO) em conjunto com mais quatro sindicatos. Estes cinco sindicatos representam a maioria dos trabalhadores dos CTT.

28 de novembro - Greve do Metro de Lisboa

De acordo com um comunicado divulgado no site da Fectrans, o calendário de "novas lutas" inclui, além de 21 de Novembro, uma greve no dia 28 de Novembro. Ambas são paralisações parciais, "de manhã, até às 9h30".

26 de novembro - Dia nacional de indignação e luta (CGTP)

CGTP 26 de novembro 2013

Manifesto da CGTP: Dia Nacional de Indignacao e Luta - Manifesto

O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, anunciou a realização de uma manifestação para 26 de novembro, em frente à Assembleia da República, dia da votação final global do Orçamento do Estado para 2014. Para a mesma data, a CGTP promove o "dia nacional de indignação, protesto e luta", com greves, paralisações e concentrações em todo o país.

26 de novembro - Greve da Soflusa

Plenário/paralisação das 10h00 às 16h00.

26 de novembro - Greve da STCP

Greve com duração de 24 horas. Serviços mínimos anunciados: 200, 205, 206, 305, 600, 602, 701, 702, 800, 801, 901/906, 903, 905, 1M, 4M, 5M, 7M, 10M.

26 de novembro - Dia Nacional de Indignação, Protesto e Luta

O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, anunciou, a 1 de novembro, a realização de uma manifestação para 26 de Novembro, em frente à Assembleia da República, dia da votação final global do Orçamento do Estado para 2014.

25 de novembro - Greve Transtejo

Greve com duração de 24 horas.

21 de novembro - Manifestação das forças e serviços de segurança

Manifestação das forças e serviços de segurança

A Comissão Coordenadora Permanente (CCP) dos sindicatos e associações dos profissionais das forças e serviços de segurança marcou uma manifestação nacional para o dia 21 de Novembro, em Lisboa, em protesto contra as medidas do Orçamento do Estado para 2014. A manifestação foi decidida pelos sindicatos mais representativos da GNR, da Polícia Marítima, da PSP, da ASAE, dos guardas prisionais e do SEF.

20 de novembro - Greve da SATA Air Açores

Greve às horas extraordinárias, aos fins de semana e feriados. Prolonga-se até 31 de Dezembro.

19 e 21 de novembro - Greve no Metro de Lisboa

A Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações agendou para esta data uma paralisação parcial que vai afectar a circulação pelo menos entre as 5h30 e as 09h30.

12 de novembro - Sargentos protestam à porta do Parlamento

A Associação Nacional de Sargentos convocou uma concentração para dia 12 de Novembro, junto à Assembleia da República, para protestar contra a "desvalorização" da condição militar e contra os cortes orçamentais.

8 de novembro - Greve Nacional da Função Pública

A coordenadora da Frente Comum apelou para "a luta dos trabalhadores" e para a participação na greve agendada para dia 8 de novembro. De acordo com a coordenadora da Frente Comum, pelas 12:00 a adesão à greve da função pública situava-se entre os 70% e os 100%, sendo de destacar os setores da saúde, da educação, bem como as autarquias locais, com mais elevado nível de adesão. Federação Nacional da Educação: Pré-aviso de Greve - 8 novembro 2013

Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado e de Entidades com Fins Públicos

Greve Nacional da Função Pública - 8 de novembro de 2013

7 de novembro - Metro do Porto sem ligações a Matosinhos, Póvoa, Maia, Aeroporto e Gondomar

O Metro do Porto funciona em horário reduzido, das 7 às 21 horas), na quinta-feira, devido à greve geral e não terá ligações a Matosinhos, Póvoa, Maia, Aeroporto e Gondomar, revela a empresa na sua página de internet.

7 de novembro - Transportes Colectivos do Porto fazem greve

Os trabalhadores dos transportes colectivos do Porto (STCP) vão estar em greve das 8:00h às 16:00h do dia 7 de Novembro, realizando nesse período um plenário geral.

Esta acção está inserida na quinzena de luta e greves dos trabalhadores das empresas públicas de transportes e comunicações que decorre de 25 de Outubro a 9 de Novembro, decidida numa reunião que juntou trinta e seis organizações de trabalhadores.

7 de novembro - Greve para a CP e CP-Carga

No âmbito da luta do sector dos transportes e comunicações, na forma de quinzena de greves entre 25 de Outubro e 9 de Novembro, foram entregues, hoje, pré-avisos de greve para a CP e CP-Carga, com duração de 24 horas, para o dia 7 de Novembro.

7 de novembro - Greve da Carris

Das 9h30 às 15h30, com realização de plenário.

6 de novembro - Greve da REFER, REFER-Telecom, REFER-Património e REFER - Engineering

Durante 24 horas. "O ponto de situação às seis da manhã é que foram apenas realizados os serviços mínimos decretados, o que em números traduz que circularam 28 comboios", revelou à agência Lusa Ana Portela, acrescentando que, num dia regular, haveria 63.

5 de novembro - Trabalhadores da EMEF

Os trabalhadores da EMEF estarão em luta no dia 5 de Novembro, em moldes ainda definir.

3 a 9 de novembro - Greve da Transtejo e da Soflusa

Greve de 3 horas por turno. A primeira manhã de greve na Soflusa, responsável pelas ligações fluviais Barreiro/Lisboa, registou uma adesão de 100%, sem que nenhuma carreira tivesse sido efectuada, segundo o Sindicato dos Transportes Fluviais.

1 de novembro - "Chumbo do Orçamento do Estado para 2014" pela CGTP-IN

cgtp.pt: "Milhares de trabalhadores, desempregados, reformados e outras camadas da população concentraram-se hoje (1 Nov.) na Assembleia da República em protesto contra o Orçamento do Estado para 2014. A concentração decorreu sob o lema "Não ao Orçamento da Exploração e do Empobrecimento. Acabar com o roubo dos salários e dos feriados. Demitir este Governo, Eleições Antecipadas!" e foi antecedida por três pré-concentrações."

1 a 30 de novembro - Greve nos turnos e disponibilidade da EDP-Distribuição

"Os trabalhadores da EDP-Distribuição em regimes especiais de trabalho (turnos e disponibilidade) vão entrar em novo período de greve ao trabalho extraordinário, entre 1 e 30 de Novembro. O pré-aviso de greve, à semelhança dos anteriores, abrange os trabalhadores nos regimes de turnos, com ou sem disponibilidade, e os trabalhadores em horário normal ou folgas rotativas que tenham o regime de disponibilidade."

Greve nos turnos e disponibilidade da EDP-Distribuição

Dezembro 2013

1 a 7 de dezembro - Greve da Carris

Greves de duas horas no início e no final de cada serviço.

1 a 31 de dezembro - Greve da Carris

Greve ao trabalho extraordinário. Deverá prolongar-se até 31 de janeiro de 2014.

Até 31 de dezembro - Greve da SATA Air Açores

Greve às horas extraordinárias, aos fins de semana e feriados. Os trabalhadores da transportadora aéra dos Açores afetos ao SINTAC anunciaram uma greve ao trabalho suplementar e dias feriados entre 01 de Setembro e 31 de Dezembro, reivindicando a aplicação na SATA do acordo que está em vigor na TAP.

3 de dezembro de 2013 a 2 de janeiro de 2014 - Greve da CP, Refer, CP-Carga e EMEF

Greve ao trabalho extraordinário, ao trabalho em dia de descanso semanal e em dia de feriado. Fortes constrangimentos nos feriados de dia 8, Natal e Ano Novo.

2 a 7 de dezembro - Greve da STCP

Greves parciais de 2 horas no final do turno de serviço.

13 de dezembro - Greve da Easyjet

Greve 24h. Serviço mínimo: uma ligação à Madeira.

16 a 20 de dezembro - Semana de Indignação e Luta da CGTP

cgtp: manifesto

Manifesto da CGTP: Que triste Natal é este? - Manifesto

Organizada pela CGTP "contra o aumento da idade de reforma e a redução do valor das pensões, contra a subversão do regime democrático, pela defesa das funções sociais do estado e pela defesa das conquistas de abril".

16 a 20 de dezembro - Semana de luta dos enfermeiros

O sindicato dos enfermeiros portugueses (SEP) convocou uma semana de luta de 16 a 20 de dezembro. Na ARS de Lisboa e Vale do Tejo, os profissionais dos centros de saúde fazem greve entre as 12h e as 24h no dia 19. A semana de luta terá outras ações, nomeadamente: “almoço de protesto” em Lisboa junto à ARS às 13h de dia 19 e “Queima do Governo” na praça dos Leões no Porto às 19h de 18 de dezembro.

18 de dezembro - Trabalhadores dos ENVC manifestam-se em Lisboa

Os trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo deslocam-se a Lisboa para demonstrar a sua posição e da população de Viana do Castelo contra a privatização e venda dos estaleiros, em defesa dos postos de trabalho e da indústria naval portuguesa.

CGTP-IN: Trabalhadores dos ENVC manifestam-se em Lisboa

19 de dezembro - Greve dos Enfermeiros

Greve dos enfermeiros dos centros de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo desde as 12 horas e “almoço de protesto”, em frente à ARS de Lisboa e Vale do Tejo, às 13 horas.

19 de dezembro - Greve do Metro de Lisboa

Das 05:30 às 09:30. O serviços deverá estar a funcionar com normalidade pelas 10:00. O protesto, como os anteriores, é contra as medidas previstas no Orçamento do Estado.

19 de dezembro - Greve dos Trabalhadores da INCM

Os trabalhadores da Imprensa Nacional da Casa da Moeda em greve das 14 às 20 horas e concentração junto à administração da empresa, a partir das 14 horas.

24 de dezembro - Greve da Groundforce

200 trabalhadores sindicalizados no SITAVA aprovaram por unanimidade uma paralisação na Groundforce para os dias 24 e 31 de Dezembro. O sindicato irá ao Conselho Económico e Social (CES) para definir os serviços mínimos a aplicar nestas datas.

24 e 25 de dezembro - Greve da Carris

Greve a partir das 18:00 de 24 de dezembro e durante todo o dia 25. Em causa está a proposta de Orçamento do Estado para 2014, que prevê reduções salariais, concessão das empresas públicas de transporte a privados e a redução das indemnizações compensatórias, entre outras medidas.

24 de dezembro - Greve da Easyjet

Greve 24h. Serviço mínimo: uma ligação à Madeira.

24 e 25 de dezembro - Greve dos Transportes Sul do Tejo

Greve dos motoristas a partir das 18:00 de 24 de dezembro e durante todo o dia 25. Greve foi convocada para protestar contra "as condições de trabalho que são cada vez piores”.

24 a 27 de dezembro - Greve dos Trabalhadores da Câmara Municipal de Lisboa

Após consulta aos trabalhadores, o STML emitiu um pré-aviso de greve para a semana de 23 a 27 de Dezembro. "A nossa luta é em defesa dos nossos direitos e em defesa dos seus direitos enquanto morador ou cidadão que usufrui da cidade de Lisboa" afirma o Sindicato Trabalhadores da do Município de Lisboa.

25, 26 de dezembro e 1 de janeiro - Greve na hotelaria, turismo e restauração da Madeira

"O sindicato mandou um pré-aviso de greve para os dias 25, 26 de dezembro [feriado regional] e 01 de janeiro [para cumprir] caso as entidades patronais não paguem os respetivos feriados e o trabalho extraordinário do dia 31 de dezembro", disse o presidente do sindicato, Adolfo Freitas.

26 de dezembro - Greve da Easyjet

Greve 24h. Serviço mínimo: uma ligação à Madeira.

31 de dezembro - Greve da Groundforce

200 trabalhadores sindicalizados no SITAVA aprovaram por unanimidade uma paralisação na Groundforce para os dias 24 e 31 de Dezembro. O sindicato irá ao Conselho Económico e Social (CES) para definir os serviços mínimos a aplicar nestas datas.

31 de dezembro e 1 de janeiro - Greve da Carris

Greve a partir das 18:00 de 31 de dezembro e durante todo o dia 1 de janeiro. Em causa está a proposta de Orçamento do Estado para 2014, que prevê reduções salariais, concessão das empresas públicas de transporte a privados e a redução das indemnizações compensatórias, entre outras medidas.

31 de dezembro e 1 de janeiro - Greve da Easyjet

Greve de 48h. Serviço mínimo: uma ligação à Madeira.

31 de dezembro e 1 de janeiro - Greve dos Transportes Sul do Tejo

Greve dos motoristas a partir das 18:00 de 31 de dezembro e durante todo o dia 1 de janeiro. Greve foi convocada para protestar contra "as condições de trabalho que são cada vez piores”.

Janeiro de 2014

1 de dezembro de 2013 a 31 de janeiro de 2014 - Greve da Carris

Greve ao trabalho extraordinário. Deverá prolongar-se até 31 de janeiro de 2014.

Trabalhadores da Carris fazem greve parcial de 1 a 7 de dezembro

3 de dezembro de 2013 a 2 de janeiro de 2014 - Greve da CP, Refer, CP-Carga e EMEF

Greve ao trabalho extraordinário, ao trabalho em dia de descanso semanal e em dia de feriado. Fortes constrangimentos nos feriados de dia 8, Natal e Ano Novo.

Greve a trabalho extraordinário volta 6.ª à CP e CP-Carga

19 de dezembro de 2013 a 6 de janeiro de 2014 - Greve dos trabalhadores da SATA

O Sintac convocou greve à primeira e à última hora dos turnos de trabalho entre 19 de Dezembro e 06 de Janeiro.

24 de dezembro de 2013 a 5 de janeiro de 2014 - Greve dos trabalhadores de recolha do lixo de Lisboa

A paralisação foi convocada por dois sindicatos, que exigem "informação e transparência" no processo de transferência de pessoal para as juntas de freguesia.

31 de dezembro de 2013 e 1 de janeiro de 2014 - Greve da Carris

Greve a partir das 18:00 de 31 de dezembro e durante todo o dia 1 de janeiro. Em causa está a proposta de Orçamento do Estado para 2014, que prevê reduções salariais, concessão das empresas públicas de transporte a privados e a redução das indemnizações compensatórias, entre outras medidas.

31 de dezembro de 2013 e 1 de janeiro de 2014 - Greve da Easyjet

Greve de 48h. Serviço mínimo: uma ligação à Madeira.

31 de dezembro de 2013 e 1 de janeiro de 2014 - Greve dos Transportes Sul do Tejo

Greve dos motoristas a partir das 18:00 de 31 de dezembro e durante todo o dia 1 de janeiro. Greve foi convocada para protestar contra "as condições de trabalho que são cada vez piores”.

31 de dezembro de 2013 e 1 de janeiro de 2014 - Greve dos Transportes Sul do Tejo

Greve dos motoristas a partir das 18:00 de 31 de dezembro e durante todo o dia 1 de janeiro. Greve foi convocada para protestar contra "as condições de trabalho que são cada vez piores”.

4 de janeiro - Greve dos trabalhadores da Linha Saúde 24

Funcionários estão contra a redução salarial e os despedimentos, que consideram ser uma "retaliação".

Comissão de trabalhadores da Linha Saúde 24 faz balanço positivo da greve

7 de janeiro - Greve dos Trabalhadores da Rodoviária do Tejo

Confiança na Luta na Rodoviária do Tejo

Greve dos trabalhadores da Rodoviária do Tejo

2, 9 de janeiro - Greves semanais do Metro de Lisboa

Os trabalhadores do Metropolitano de Lisboa decidiram realizar, a partir de Janeiro, uma greve parcial por semana entre às 5h30 e as 10h00.

Greve Parcial | Dias 6 e 16 de janeiro

Trabalhadores do Metro de Lisboa com novas greves parciais a 16 e 23 de Janeiro

9 de janeiro - Cálculo das Pensões: Frente Comum promove reclamação

Em 9 de Janeiro deste ano, a Frente Comum dos Sindicatos da Administração Pública, acompanhada por uma delegação de trabalhadores aposentados, entregou na Caixa Geral de Aposentações (CGA) uma reclamação dirigida ao Director Central, solicitando o recálculo de todas as pensões de aposentação cujo pedido tenha entrado depois de 31 de Dezembro de 2010.

Cálculo das Pensões: Frente Comum promove reclamação

14 de janeiro - Comboios: linha do norte cortada

"Fonte da CP - Comboios de Portugal confirmou a presença de pessoas na linha a impedir a circulação dos comboios a partir das 15:00, situação que a empresa conseguiu resolver meia hora depois."

Comboios: linha do norte cortada

16 de janeiro - Greves semanais do Metro de Lisboa

Os trabalhadores do Metropolitano de Lisboa decidiram realizar, a partir de Janeiro, uma greve parcial por semana entre às 5h30 e as 10h00.

Greve dos trabalhadores dos hotéis VIP's em Sta. Iria e VIP Art's - Oriente a 15 de Janeiro, a partir das 07:30, pelo período de 24 horas.

Greve pelos salários nos hotéis VIP

17 de janeiro - Concentração em Setúbal

A União dos Sindicatos de Setúbal/CGTP-IN e o Movimento dos Trabalhadores Desempregados irão efectuar uma concentração junto ao Centro de Formação Profissional em Setúbal, a 17 de Janeiro, pelas 12:30 horas. O protesto ocorre por causa das bolsas de formação que foram retiradas aos trabalhadores desempregados, que recebem subsidio de desemprego ou RSI.

Não ao corte nas bolsas de formação dos desempregados

19 de Janeiro - Greve dos Transportes Coletivos de Coimbra

Plenário de trabalhadores pelas 15h. Carreiras poderão eventualmente sofrer perturbações.

Aviso - Plenário de Trabalhadores - Alterações nos Transportes Urbanos

20 de janeiro - Greve dos trabalhadores de limpeza do Hospital da Figueira da Foz

Os trabalhadores de limpeza do Hospital Distrital da Figueira da Foz ao serviço da Conforlimpa vão estar em greve, na próxima segunda-feira, 20 Janeiro, pelo pagamento do subsídio de Natal de 2013.

pdfComunicado da STAD

21 de janeiro - Plenário de trabalhadores da CML

Os trabalhadores da Câmara Municipal de Lisboa realizam um Plenário no dia 21 de janeiro, às 14 horas, frente à Assembleia Municipal.

Contra a transferência coerciva para as Juntas de Freguesia

"Os protestos começaram antes mesmo de a reunião da assembleia municipal ter tido início. Ainda à porta do Fórum Lisboa, e debaixo de uma forte chuva que não deu tréguas, o Sindicato dos Trabalhadores do Município de Lisboa (STML) e o Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local realizaram um plenário “em defesa dos postos de trabalho e do serviço público”."

Galerias evacuadas e um manifestante retirado à força na reunião da Assembleia Municipal de Lisboa

22 de janeiro - Trabalhadores da Casa da Moeda em protesto

Os trabalhadores da Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM) vão concentrar-se ao início da tarde de hoje junto ao Ministério das Finanças em protesto contra a retirada de benefícios assegurados pelos respetivos serviços sociais. Durante o protesto, que contará com a participação do secretário-geral da CGTP, os trabalhadores vão reunir-se em plenário para decidir o que fazer de seguida em apoio das suas reivindicações, disse à agência Lusa Altamiro Dias, da comissão de trabalhadores da INCM.

Trabalhadores da Casa da Moeda em protesto

23 de janeiro - Greves semanais do Metro de Lisboa

Os trabalhadores do Metropolitano de Lisboa decidiram realizar, a partir de Janeiro, uma greve parcial por semana entre às 5h30 e as 10h00.

Greve Parcial | Dias 6 e 16 de janeiro

Trabalhadores do Metro de Lisboa com novas greves parciais a 16 e 23 de Janeiro

Greve Parcial | Dia 23 de janeiro

23 de janeiro - Ucranianos em Portugal vão fazer "ultimato" à embaixada

"O presidente da Associação de Ucranianos em Portugal anunciou que a comunidade vai reunir-se na quinta-feira em frente da embaixada da Ucrânia para exigir aos diplomatas “que defendam o povo” e quer ajuda das autoridades portuguesas."

Ucranianos em Portugal vão fazer "ultimato" à embaixada na quinta-feira

24 de janeiro - Greve de 24h e Plenário dos Trabalhadores dos TST

Trabalhadores dos Transportes Sul do Tejo (TST) vão realizar uma greve de 24 horas na sexta-feira e um plenário geral, com o objectivo de analisarem em conjunto a situação da empresa.

Aos Trabalhadores dos TST

Trabalhadores dos Transportes Sul do Tejo em greve de 24 horas na sexta-feira

24 de janeiro - Distribuidores de pizza do Porto em greve

Cerca de 80 distribuidores de pizzas da região do Porto cumprem esta sexta-feira um dia de greve. Em causa está a proposta da Ibersol, dona da Pizza Hut, que reduziu o pagamento por cada entrega.

Distribuidores de pizza do Porto em greve

Distribuidores da Pizza Hut conquistam grande vitória

24 de janeiro - O PCP inciou acção nacional de propaganda

"O PCP iniciou, por todo o país, uma campanha de esclarecimento para afirmar a necessidade de travar o caminho de exploração, empobrecimento que tem sido seguido."

Acção nacional de propaganda do PCP «Derrotar o Governo - Recuperar salários e direitos roubados»

27 a 31 de janeiro - Semana de Esclarecimento no INATEL

Semana de Esclarecimento, Informação e de Luta - Para discutir a atual situação exploradora no seio da Fundação INATEL, a FESAHT/Sindicatos decidiram marcar uma semana de Esclarecimento, Informação e Luta, que se desenvolverá na semana de 27 a 31 de Janeiro, com marcação de reuniões, plenários e outras iniciativas.

Aos Trabalhadores da Fundação INATEL

29 e 30 de janeiro - Greve parcial dos controladores aéreos

Em comunicado, a Comissão de Trabalhadores da NAV explica que as greves que se vão somar um pouco por toda a Europa, "resultam da quebra de compromissos assumidos em outubro pela Comissão Europeia" que apontavam no sentido de integrar nas suas propostas as posições das organizações sindicais em relação à iniciativa do Céu Único Europeu 2+, que pretende reduzir o congestionamento do espaço aéreo na Europa.

Controladores aéreos em greve parcial a 29 e 30 de janeiro

Greve dos controladores aéreos vai afectar voos na quarta-feira

29 de janeiro - Apresentação do “Manifesto contra a Crise", pela ciência, a cultura e as artes"

O “Manifesto contra a Crise – Compromisso com a Ciência, a Cultura e as Artes”, assinado por mais de cem intelectuais e cientistas portugueses é apresentado na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

“Manifesto contra a Crise", pela ciência, a cultura e as artes", apresentado em Lisboa

29 de janeiro - Activistas do STAL na Secretaria de Estado da A. P.

Três dezenas de activistas sindicais do STAL estão concentrados na Secretaria de Estado da Administração Pública, não abandonam o local enquanto não forem recebidos ou agendada uma reunião com o Secretário de Estado.

Activistas do STAL na Secretaria de Estado da A. P. não abandonam o local até ser marcada reunião

30 de janeiro - Concentração de Professores Aposentados

Junto à Residência Oficial do 1º Ministro com entrega de Resolução aprovada na 1.ª Conferência Nacional de Professores e Educadores Aposentados

Concentração de Professores Aposentados

30 de janeiro - Greve dos trabalhadores das áreas operacionais da NAV

Trabalhadores das áreas operacionais e administrativas da NAV cumprem paralisação, depois da greve dos controladores aéreos.

Greve de duas horas não deverá afectar voos

30 de janeiro - Plenário dos trabalhadores da Soflusa

Um plenário de trabalhadores da Soflusa provocará interrupções nas carreiras fluviais entre o Barreiro e o Terreiro do Paço, em Lisboa.

Plenário dos trabalhadores da Soflusa provoca interrupções nas ligações entre Barreiro e Lisboa

Fevereiro de 2014

1 de janeiro a 31 de julho - Greve às horas extraordinárias dos trabalhadores da EFTAM

Os trabalhadores da EFTAM reunidos em plenário no passado dia 20 de Fevereiro face á decisão da empresa de não aceitação das suas justas reivindicações decidiram que o caminho será a luta através da greve.

Trabalhadores da EFATM em greve

27 de janeiro a 10 de fevereiro - Greve dos Estivadores do Porto de Lisboa

Greve só afecta os serviços que recorrerem a novos trabalhadores. Em plenário, trabalhadores discutem os termos da greve.

Estivadores do Porto de Lisboa em greve até 10 de Fevereiro

1 de fevereiro - Dia nacional de luta (CGTP-IN)

Logo CGTP-IN Jornada de LutaO Conselho Nacional da CGTP-IN reunido, a 7 de Janeiro de 2014, marcou para o dia 1 de Fevereiro, um Dia Nacional de Luta que incluirá manifestações e concentrações em todos os distritos do país.

1 Fevereiro de 2014 - Dia Nacional de Luta

Jerónimo de Sousa: Protesto mostra que Governo mente quando anuncia que tudo vai bem

Arménio Carlos pede "cartão vermelho" ao Governo nas europeias e anuncia novas lutas

Por todo o país, o povo saiu à rua contra a exploração e o empobrecimento

3 a 10 de fevereiro - Greve dos Estivadores

"Segundo o presidente do Sindicato dos Estivadores, Trabalhadores do Tráfego e Conferentes Marítimos do Centro e Sul de Portugal, António Mariano, os estivadores vão parar totalmente "no primeiro turno das 8:00 às 17:00 [entre 3 e 10 Fevereiro] e no dia 4 Fevereiro param também duas horas em Setúbal e duas horas na Figueira da Foz, no âmbito de um protesto europeu"."

Estivadores marcam nova greve e estendem paralisação até 10 de Fevereiro

4 de fevereiro - Dia de protesto dos trabalhadores ferroviários

"Os trabalhadores do sector ferroviário decidiram agendar para 4 de Fevereiro um “dia de protesto” para contestar os cortes salariais e as medidas de austeridade previstas no Orçamento do Estado (OE) para 2014."

Trabalhadores ferroviários marcam “dia de protesto” para 4 de Fevereiro

Dia de Protesto Ferroviário

4 de fevereiro - Greve dos Estivadores Europeus

Estivadores dos portos dinamarqueses, suecos, espanhóis e franceses paralisaram nesta terça-feira durante duas horas em solidariedade com os seus camaradas portugueses, disse fonte sindical à Lusa, com base em confirmações obtidas até às 18h30.

Estivadores europeus pararam em solidariedade com os portugueses

7 de fevereiro - Concentração dos Trabalhadores da Fundação INATEL

Os trabalhadores da Fundação INATEL realizam uma concentração frente à sede da instituição, em Lisboa, no dia 7 de Fevereiro, pelas 11 horas.

Trabalhadores da Fundação INATEL em luta

7 de fevereiro - Plenário dos Trabalhadores e reformados do Metro e da Carris

Trabalhadores e reformados do Metro e da Carris reunem-se em plenário amanhã, 7 de Fevereiro, no Largo Camões, pelas 14:30 horas, em luta pelo cumprimento dos direitos consagrados no Acordo de Empresa e contra o corte dos complementos de reforma. O secretário-geral da CGTP-IN, Arménio Carlos, participa nesta iniciativa.

Carris e Metro em protesto

13 de fevereiro - Fenprof manifesta-se junto ao Ministério da Educação

Escolas com amianto, financiamento dos colégios privados e funcionamento das escolas são alguns dos assuntos que querem discutir com Nuno Crato. No local, onde estão concentrados cerca de três centenas de elementos da Fenprof, está um dispositivo policial.

Fenprof manifesta-se junto ao Ministério da Educação e exige ser recebida por Crato

13 de fevereiro - Concentração de militares no Largo Camões

As associações profissionais de militares acordaram esta quinta-feira a realização de uma grande acção nacional de protesto para Março, no seguimento de uma concentração em Lisboa contra as políticas do Governo para o sector.

Militares convocam grande acção nacional de protesto para março

14 de fevereiro - Greve em Évora na Kemet

Os trabalhadores da fábrica Kemet, de Évora, vão estar em greve, com deslocação a Lisboa, ao Ministério da Economia.

Greve na Kemet contra tentativa de despedimento colectivo

18 de fevereiro - Encontro de Ferroviários

Ferroviários no activo e reformados vão reunir-se no dia 18 de Fevereiro, pelas 10h, na Casa do Alentejo, em Lisboa.

É MAIS AQUILO QUE NOS UNE

Os representantes de trabalhadores e reformados que participaram no Encontro na Casa do Alentejo, decidiram propor uma jornada de luta para o sector, com um Plenário Nacional de Trabalhadores da EMEF, no dia 11 de Março, no Entroncamento e uma Greve de 24 horas, na CP, REFER e CP-Carga, no dia 13 de Março.

Proposta de luta para os ferroviários

26 de fevereiro - Manifestação em Sines contra fecho do tribunal

Várias dezenas de pessoas, incluindo dirigentes sindicais e autarcas, manifestaram-se em Sines contra o fecho do tribunal local e pela manutenção do serviço de Finanças, tendo sido prometidas novas acções de protesto.

Dezenas de pessoas manifestam-se em Sines contra fecho do tribunal

26 de fevereiro - Plenários de professores contradados e desempregados da Região Centro

Realizam-se plenários de docentes contratados e desempregados (região centro), na próxima quarta-feira, 26 de Fevereiro, às 17h30

Para discutir:

  • A consagração de normas de vinculação dos professores contratados a termo;

  • A realização de concurso(s) para entrada em quadros;

  • A alteração da legislação dos concursos e colocação de professores;

  • Formas de intervenção e luta dos docentes contratados e desempregados neste processo.

Plenários de Contratados e Desempregados para a semana (26 de Fevereiro)

de 21 de fevereiro a 31 de março - Greve às horas extraordinárias dos trabalhadores da Carris

Os trabalhadores da transportadora Carris vão fazer greve às horas extraordinárias de 21 de fevereiro até 31 de Março, de acordo com um pré-aviso entregue no início de fevereiro.

Trabalhadores da Carris iniciam na sexta-feira greve às horas extraordinárias

24 a 28 de fevereiro - Concentração do STAL à porta do Ministério das Finanças e da Administração Local

Nesta semana, de 24 a 28 de Fevereiro, entre as 10:00 e as 13:00 horas, dirigentes, delegados e activistas sindicais do STAL, irão concentrar-se à porta do Ministério das Finanças e da Administração Local, a exigir o fim das manobras dilatórias em torno dos acordos de entidade empregadora (ACEEP), que consagram o horário das 35 horas nas autarquias.

Pela publicação dos acordos de 35 horas semanais

27 de fevereiro - Marcha S. Bento

"Governo e Troike violam Direitos Humanos"

A CGTP promove hoje, 27 de Fevereiro, Marchas em defesa do Emprego, dos Salários e das Funções Sociais do Estado (Saúde, Educação e Protecção Social). Os professores da região centro estarão a partir das 18H30 em Lisboa (várias concentrações, reunindo-se os professores junto ao Ministério da Educação, na Avenida 5 de Outubro).

Governo e Troika violam direitos humanos. 27 de Fevereiro: Marcha sobre S. Bento

Manifesto - 27 de Fevereiro

27 de Fevereiro: Professores na rua, em defesa da Escola Pública e das funções sociais do Estado

28 de fevereiro - Greve na INCM

Os trabalhadores da Imprensa Nacional Casa da Moeda em greve, no dia 28, sexta-feira, e concentração às 14 horas, em frente ao edifício da administração.

Nova greve dia 28 na INCM

28 de fevereiro - Greve na Kemet

Os trabalhadores da fábrica Kemet, de Évora, em greve no dia 28 de Fevereiro. Durante a manhã, os trabalhadores realizam uma concentração à porta da empresa, na qual participa Arménio Carlos, secretário-geral da CGTP-IN, enquanto nas instalações da fábrica decorre uma reunião no âmbito do despedimento colectivo intentado por esta multinacional. Na reunião participam representantes dos trabalhadores, do Ministério do Emprego e da administração da empresa.

Trabalhadores da fábrica de Évora da Kemet em luta

Março de 2014

3 de março - Greve dos trabalhadores da INCM

Os trabalhadores da Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM), cumprem o segundo dia de greve para contestar a retirada de benefícios assegurados pelos respectivos serviços sociais.

Trabalhadores da Imprensa Nacional cumprem segundo dia de greve

4 de março - Greve às horas extraordinárias dos trabalhadores da INCM

Após segundo dia de greve para contestar a retirada de benefícios assegurados pelos respectivos serviços sociais, os trabalhadores da Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM) cumprem uma paralização ao trabalho extraordinário.

Trabalhadores da Imprensa Nacional cumprem segundo dia de greve

5 de março - Professores contratados vão a Bruxelas

O dirigente da Associação Nacional dos Professores Contratados (ANVPC), César Israel Paulo, anunciou a deslocação a Bruxelas de vários representantes da organização para denunciar “a precariedade laboral” a que, insiste, “milhares de docentes portugueses estão sujeitos”.

Professores contratados vão quarta-feira a Bruxelas para denunciar "precariedade laboral"

6 de março - Manifestação dos Profissionais da Polícia

A Comissão Coordenadora Permanente (CCP) dos Sindicatos e Associações dos Profissionais das Forças e Serviços de Segurança marcou uma manifestação nacional para 06 de março, a realizar em Lisboa.

ASPP/PSP considera "ofensivo" 25 euros para fardas e insiste na manifestação

Esperam-se mais de dez mil profissionais no protesto desta quinta-feira, um número de ultrapassa a manifestação de Novembro, marcada pela invasão da escadaria do Parlamento.

Sindicatos das forças de segurança temem infiltrados na manifestação

8 de março - Greve na Moviflor

Em luta pelo pagamento dos salários dos meses de Janeiro e Fevereiro deste ano, os trabalhadores da Moviflor estão em greve no dia 8 de Março.

Trabalhadores da Moviflor em greve no dia 8 de Março pelo pagamento dos salários de Janeiro e Fevereiro em atraso

8 a 15 de março - Semana Nacional de Protesto e Luta - 8 a 15 de Março de 2014

Semana Nacional de Protesto e Luta - 8 a 15 de Março de 2014

6 de março

- SOLNAVE (refeitórios) / Greve (Presidência C. M.) - Pelo pagamento de salários em atraso

- Centro Hospitalr e Universitário de Coimbra / Greve dos assistentes operacionais - Contra os novos horário

- Manifestação Nacional dos Profissionais das Forças de Segurança - Mq. Pombal para A.R.ver acção e luta de 7 a 15 de Março

7 de março

- Centro Hospitalr e Universitário de Coimbra / Greve dos assistentes operacionais - Contra os novos horário

- SOLNAVE (refeitórios) / Greve (Instituto Superior Técnico) - Pelo pagamento de salários em atraso

8 de março

- Dia Internacional da Mulher - desfiles e outras iniciativas de rua em Lisboa, Porto, Braga, Évora, Leiria e Setúbal

- MOVIFLOR - Greve de trabalhadores - contra a falta de pagamento de salários e não cumprimento do PER.

10 de março - Greve dos trabalhadores das minas da Panasqueira

Contra a alteração dos horários de trabalho e por melhores salários, os trabalhadores das minas da Panasqueira decidiram fazer greve no dia 10 de Março.

Luta avança na Panasqueira

10 de março

- Concentração de trabalhadores, dirigentes, delegados e activistas sindicais, no Porto, às 11h00, junto à sede da APHORT - Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo

- Concentração de trabalhadores, dirigentes, delegados e activistas sindicais, em Lisboa, junto à sede da CTP - Confederação do Turismo Português

- Concentração de trabalhadores, dirigentes, delegados e activistas sindicais, no Porto, às 15h00, junto à sede do Grupo Trivalor

- Minas da Panasqueira - Greve Contra a alteração dos horários de trabalho e por melhores salários

- Saint Gobain Sekurit Portugal - Greve de duas horas de 10 a 17 de Março

- CARRIS BUS - Greve de duas horas de 10 a 14 de Março

- Inter-reformados - Concentração junto à sede do Centro Nacional de Pensões - Contra o corte nas pensões e defesa da Segurança Social Pública e Univeral

- Cerâmica Torreense - Plenário seguido de Acção de rua (deslocação à Administração) - Pelo pagamento atempado dos salários

10 e 14 de março - Greve parcial dos trabalhadores da CarrisBus

Os trabalhadores da Carris-Bus (empresa constituída a partir das oficinas da Carris), reunidos hoje em plenário, na estação da Pontinha, aprovaram a proposta de Acordo de Empresa a entregar à administração e decidiram a luta para os dias 10 a 14 de Março, na forma de 2 horas por período de trabalho.

CarrisBus - Trabalhadores aprovam proposta de AE e decidem luta

11 de março - Plenário de Trabalhadores da EMEF no Entroncamento

Os representantes de trabalhadores e reformados que participaram no Encontro na Casa do Alentejo, a 18 de fevereiro, decidiram propor uma jornada de luta para o sector, com um Plenário Nacional de Trabalhadores da EMEF, no dia 11 de Março, no Entroncamento e uma Greve de 24 horas, na CP, REFER e CP-Carga, no dia 13 de Março.

Proposta de luta para os ferroviários

11 de março - Manifestação do Sector Ferroviário no Entroncamento

Centenas de trabalhadores e reformados do sector ferroviário juntaram-se no Entroncamento.

Manifestação do Sector Ferroviário no Entroncamento

11 de março

- NOBRECER (hotelaria) - Greve pela defesa de Direitos

- Centro de Convalescença de Viana de Castelo - Greve pela defesa de Direitos

- Bombeiros do Porto e serviços da C.M.P. - Greve pela defesa de Direitos

- Concentração de trabalhadores reformados dos Casinos, junto do Ministério da Segurança Social

- Concentração/Plenário de trabalhaodres da EMEF, no Entroncamento, às 10h30, com a presença do Secretário-geral da CGTP-IN

- Inter-reformados - Concentrações junto aos Centros da Segurança Social, em Setúbal, Barreiro, Baixa da Banheira, Almada e Seixal

12 de março

- Concentração de trabalhadores da IBERSOL, junto à sede da empresa, Pelo aumento dos salários e defesa dos direitos

- Acção de Rua de aposentados da FENPROF contra o corte nas pensões

- Região de Turismo do Algarve - trabalhadores concentram-se na Rua de Santo António - pelo aumento dos salários e pela demissão do Governo e eleições antecipadas

- FENPROF - Professores aposentados realizam uma concentração na Assembleia da República entrega de Petição - em defesa da CGA

- CNP - Função Pública - Plenário de Rua - pelas 35 horas/semanais, defesa dos direitos e condições de trabalho

- FIMA - FIEQUIMETAL - greve

- SOPLACAS - FEVICCOM - Plenário seguido de Acção de Rua (deslocação à Administração) - Pelo pagamento se salários e subsídios em atraso

- Câmara Municipal de Barcelos - Plenário de Trabalhadores 8h00, seguido de deslocação/manifestação à CMB - Pela defesa das 35 horas, contra os cortes salariais e o trabalho gratuito

13 de março - Greve de 24 horas, na CP, REFER e CP-Carga

Os representantes de trabalhadores e reformados que participaram no Encontro na Casa do Alentejo, a 18 de fevereiro, decidiram propor uma jornada de luta para o sector, com um Plenário Nacional de Trabalhadores da EMEF, no dia 11 de Março, no Entroncamento e uma Greve de 24 horas, na CP, REFER e CP-Carga, no dia 13 de Março.

Proposta de luta para os ferroviários

CP e Refer vão estar em greve a 13 de Março

13 de março

- Cantinas do Grupo Trivalor - Greve (nas cantinas dos hospitais de Vila Real, Chaves, Fafe, Famalicão, Braga, Guimarães, Santo Tirso, Santo António, Pedro Hispano, Prelada e Póvoa de Varzim)

- CP, CP Carga, REFER - Greve de 24 horas

- MAFIL (transportes) - Concentração frente à Empresa (12h)

- HERDEMAR (transportes) - Concentração frente à Empresa (14h)

- Liga de Futebol - Hotelaria - Concentração junto à Sede da liga de futebol - pelo aumento dos salários e negociações do CCT

- Trabalhadores da região Autónoma da Madeira - Tribuna Pública junto à Assembleia Regional

- Rauschert - FEVICCOM - Plenário seguido de Acção de rua (deslocação à Administração) - em defesa do Caderno Reivindicativo

- Cobert Tekhas - FEVICCOM - Plenário de Acção de rua (deslocação à Administração) - Em defesa do Caderno Reivindicativo

14 de março

- AHRESP - Concentração de trabalhadores, junto à Sede da AHRESP, Lisboa (15H)

- GOODREST (Bares da CP) - Greve - pelo aumento dos salários e negociações do AE

- STAL - Trabalhadores da Administração Local junto ao Min. Finanças (depois integra-se na Manifestação da Adminidtração Pública)

- Frente Comum - Manifestação dos trabalhadores da Administração Pública, em Lisboa, do Príncipe Real até à Assembleia da República

- SICASAL - acção à porta da empresa 13h00 - Pela aplicação do CCT

14 de março - Manifestação dos trabalhadores da Efacec

Trabalhadores da Efacec e representantes do seu sindicato, o Site-Norte, efectuarão uma Concentração no próximo dia 14 de Março (sexta-feira), às 15,00 horas, junto da empresa, na Arroteia em São Mamede de Infesta.

Trabalhadores da Efacec em luta

15 de março - Manifestação de Militares

Milhares de militares das Forças Armadas manifestam-se em protesto contra o corte de rendimentos e pensões, numa marcha lenta e quase silenciosa onde se canta a música Grândola Vila Morena.

Milhares de militares manifestam-se contra corte de rendimentos

15 de março

- Pousada do Freixo - Concentração de trabalhadores junto à sede da empresa

- Trabalhadores do distrito de Setúbal - Concentração - Pelo aumento dos salários, defesa do emprego e das funções sociais do Estado

- Trabalhadores do sector das pescas / marisqueio OLHAO - Concentração/Manifestação Olhão - Praça Agadir 10h30 - em defesa das pescas e do marisqueio - pela produção nacional, regional e local

17 a 20 de março - Greve da Valorsul

A greve, decretada pelo Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Atividades do Ambiente do Centro, Sul e Regiões Autónomas (SITE) e pelo Sindicato dos Trabalhadores do Município de Lisboa, vai decorrer entre a meia-noite de dia 17 de Março e a meia-noite de dia 20. Alenquer, Alcobaça, Amadora, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lisboa, Loures, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Odivelas, Peniche, Rio Maior, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira são os concelhos servidos pela Valorsul, que emprega cerca de 400 pessoas.

Greve da Valorsul pode deixar 19 concelhos sem recolha de lixo entre segunda e quinta-feira

18 de março - Manifestação "Agradecer Cara a Cara"

Associação de Pais e Amigos de Crianças e Jovens com Necessidades de Apoio Especializado pretende defender e promover os legítimos direitos das crianças e jovens com real necessidade de apoio especializado, para promoção da sua integração escolar e/ou social. Estamos preocupados com o abondono que o estado está a levar a cabo deixando milhares de crianças sem o apoio terapêutico que tanto necessitam, daí estamos desenvolver uma acção de rua.

Agradecer Cara a Cara

25 de março - STAL realiza ações de esclarecimento e mobilização

O STAL realiza na próxima terça-feira, dia 25, acções de esclarecimento e mobilização da população por todo o País, em defesa dos serviços públicos de resíduos, contra a intenção do Governo PSD/CDS-PP de privatizar a EGF, empresa do grupo Águas de Portugal para o sector dos resíduos.

STAL realiza ações de esclarecimento e mobilização

28 de Março - Manifestação no Dia Nacional da Juventude

A Interjovem assinala o Dia Nacional da Juventude com uma manifestação em Lisboa, sob o lema "Queremos Abril e Maio de Novo - com a Força da Juventude". A concentração está marcada para as 15 horas, no Largo do Carmo.

pdfManifesto - 28 Março

de 21 de fevereiro a 31 de março - Greve às horas extraordinárias dos trabalhadores da Carris

Os trabalhadores da transportadora Carris vão fazer greve às horas extraordinárias de 21 de fevereiro até 31 de Março, de acordo com um pré-aviso entregue no início de fevereiro.

Trabalhadores da Carris iniciam na sexta-feira greve às horas extraordinárias

Abril de 2014

1 de abril - Trabalhadores da SOPORCEL manifestam-se em Lisboa

Os trabalhadores da SOPORCEL, em luta pela defesa do seu fundo pensões de benefício definido e do Caderno Reivindicativo para 2014, deslocam-se a Lisboa no dia 1 de Abril, terça-feira, para realizar duas concentrações :

  • 11 horas, junto às instalações da Administração do Grupo Portucel/Soporcel - Av. Fontes Pereira de Melo, 14, Lisboa.
  • 12 horas, junto do ISP Instituto de Seguros de Portugal - Av. da República, 76, Lisboa.

Esta concentração é organizadas pelo SITE-CN – Sindicato Indústrias Transformadoras e pela Comissão Sindical da empresa. Os trabalhadores partem às 7:45 horas da Figueira da Foz, junto ao hipermercado Leclerc.
O secretário-geral da CGTP-IN, Arménio Carlos, participará nestas iniciativas.

Trabalhadores da SOPORCEL manifestam-se em Lisboa

2 de abril - Greve nos Transportes Sul do Tejo

Trabalhadores da Transportes Sul do Tejo realizam uma greve de 24 horas, no dia 2 de Abril, e efectuam uma concentração, de manhã, junto à Autoridade para as Condições do Trabalho de Almada. Os trabalhadores decidiram também que entre 29 de Março e 4 de Abril não fazer mais de 8 horas diárias de trabalho.

Trabalhadores disseram não ao trabalho de borla. Nova greve na TST dia 2 de Abril

3 de abril - Trabalhadores da EMEF em protesto

Trabalhadores da EMEF (Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário) protestam contra os ataques à empresa que visam a sua destruição e privatização, bem como a deslocalização de funcionários.
Os trabalhadores e reformados da EMEF desfilaram, em protesto, neste dia 3 de Abril de 2014, da estação de Santa Apolónia para o Ministério da Economia onde entregaram uma resolução ao Secretário de estado dos Transportes.

No plenário de trabalhadores que antecedeu o protesto, decidiu-se marcar uma nova jornada de luta para dia 16 de abril e propor a todos os trabalhadores do sector “uma jornada nacional de revolta e luta que una todo o sector”.

Trabalhadores da EMEF em protesto

28 de março a 4 de abril - Greve ao trabalho extraordinário nos Transportes Sul do Tejo

Trabalhadores da Transportes Sul do Tejo realizam uma greve de 24 horas, no dia 2 de Abril, e efectuam uma concentração, de manhã, junto à Autoridade para as Condições do Trabalho de Almada. Os trabalhadores decidiram também que entre 29 de Março e 4 de Abril não fazer mais de 8 horas diárias de trabalho.

Trabalhadores disseram não ao trabalho de borla. Nova greve na TST dia 2 de Abril

3 e 4 de abril - Greve nas Minas da Panasqueira

A greve, decidida em plenário no dia 18 de Março, insere-se na luta dos trabalhadores contra a alteração dos horários de trabalho e por melhores salários.

Forte greve na Beralt - Minas da Panasqueira

8 de abril - Ação Nacional de Ativistas

CGTP-IN Ação Nacional de AtivistasA CGTP-IN realiza uma concentração de dirigentes, delegados e activistas sindicais, às 15 horas, na Praça do Saldanha, sob o lema "Mais Salários, Mais Contratação Colectiva, 35 Horas de Trabalho”.

Concentração de dirigentes, delegados sindicais e activistas

8 a 11 de abril - Greve na Recolha de resíduos em Sintra

A paralisação pretende defender remunerações, direitos e postos de trabalho no processo de extinção da HPEM, empresa municipal da recolha de resíduos e limpeza urbana em Sintra.

Sindicato diz que greve paralisa empresa de recolha de lixo em Sintra

9 de abril - Início da Greve às Horas Extraordinários dos Trabalhadores da Parmalat

Os trabalhadores da Parmalat reunidos em plenário nos passados dias 26 e 27 de Março de 2014 decidiram partir para a luta em defesa do Acordo de Empresa e pelo aumento dos salários.

Trabalhadores da Parmalat decidem Greve em defesa do Acordo de Empresa

12 de abril - Manifestação de reformados

A Confederação Nacional de Reformados, Pensionistas e Idosos (MURPI) convocou uma manifestação nacional para 12 de Abril, num protesto aos cortes nas pensões, exigindo um representante no Conselho Económico e Social (CES).

Reformados manifestam-se a 12 de Abril para exigir um representante no CES

14 de abril - Greve ao trabalho extraordinário na Transmaçor

Os trabalhadores da Transmaçor iniciam no dia 14 de Abril uma greve ao trabalho extraordinário, pelo cumprimento integral do Acordo de Empresa e pela valorização salarial.

Transmaçor - Luta pelo cumprimento do AE e defesa do horário de trabalho

15 de abril - Continuação da Greve às Horas Extraordinários dos Trabalhadores da Parmalat

Os trabalhadores da Parmalat decidiram manter a greve ao trabalho suplementar e dia feriado até ao final do ano, com início no dia 11 de Abril de 2014.

Trabalhadores da Parmalat decidem continuação da luta!

14 e 21 de abril - Greves da Carrisbus

Os trabalhadores da CarrisBus decidiram aprovar a realização de duas greves de 24 horas nos dias 14 e 21 de Abril, assim como recusar prestar trabalho extraordinário nos turnos de fim-de-semana e no feriado da Páscoa

Greves na CarrisBus

15 a 18 de abril - Greve de Trabalhadores dos Hóteis

Os trabalhadores dos Hotéis vão estar em luta pela Pascoa em várias unidades,cujos donos são membros da Direção da Associação Patronal.

Trabalhadores dos Hotéis em luta na Páscoa

17 a 30 de abril - Greve no Centro de Processamento de Carnes do Modelo Continente Hipermercados

Os trabalhadores do Centro de Processamento de Carnes, do Grupo SONAE em Santarém vão fazer greve com duração de uma hora, por turno, em dias alternados, iniciando-se no dia 17 de Abril e terminando a 30 de Abril. Também no mesmpo perídodo far-se-á greve a todo o trabalho suplementar. No dia 20 de Abril (Domingo de Páscoa), a greve abrange todo o período de trabalho - 24:00 horas.

Greve no Centro de Processamento de Carnes do Modelo Continente Hipermercados

30 de abril - Greve na Beralt

No plenário que teve lugar a 11 de Abril, os trabalhadores consideraram a proposta salarial patronal manifestamente insuficiente e decidiram: manter a greve a todo o trabalho suplementar, iniciada a 20 de Fevereiro, e mandatar o STIM para convocar greves de 24 horas para 30 de Abril e 2 de Maio. A forte adesão dos trabalhadores à greve provocará a paralisação da laboração durante cinco dias consecutivos.

Começou forte a greve na Beralt

Maio 2014

30 de abril e 2 de maio - Amarsul em Greve

Os trabalhadores da Amarsul/EGF empresa que efectua a valorização e tratamento dos resíduos sólidos urbanos (lixo) da península de Setúbal, estão em greve nos dias 30 de Abri e 2 de Maio, contra a privatização, em defesa do serviço público, dos seus postos de trabalho, salários e acordo de empresa.

Amarsul em Greve

1 de maio - Dia Internacional do Trabalhador

1º de maio - dia trabalhador 2014Neste dia, em 1886, cerca de 500 mil trabalhadores saíram às ruas em Chicago, nos EUA, em protesto contra as más condições de trabalho e exigindo a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias. Dezenas de trabalhadores - maioritariamente operários fabris - foram feridos e mortos pela polícia, que acabou por dispersar a manifestação. O dia marcou o início uma greve geral nos EUA.

1º de Maio - Dia do Trabalhador 2014

2 de maio - Greve na Beralt

No plenário que teve lugar a 11 de Abril, os trabalhadores consideraram a proposta salarial patronal manifestamente insuficiente e decidiram: manter a greve a todo o trabalho suplementar, iniciada a 20 de Fevereiro, e mandatar o STIM para convocar greves de 24 horas para 30 de Abril e 2 de Maio. A forte adesão dos trabalhadores à greve provocará a paralisação da laboração durante cinco dias consecutivos.

Começou forte a greve na Beralt

8 de maio - Greve dos Trabalhadores Ferroviários

Os ferroviários da CP, CP-Carga, REFER e EMEF, vão estar em luta, na forma de greve, no próximo dia 8 de Maio, durante todo o período de trabalho.

Os sindicatos representativos dos trabalhadores ferroviários decidiram avançar com uma greve no dia 8 de Maio para contestar a fusão entre a Refer e a Estradas de Portugal (EP), decidida pelo Governo.

Trabalhadores ferroviários avançam para greve contra a fusão entre a Refer e a EP

8 Maio – Greve Nacional de Ferroviários

Seis comboios suprimidos no Norte e em Lisboa devido à greve

9 de maio - Manifestação Nacional da Administração Local

Os trabalhadores da Administração Local manifestam-se contra o bloqueio da contratação, contra as políticas de redução de salários e pensões, contra o desmantelamento e privatização dos serviços públicos e sectores estratégicos, contra as políticas de empobrecimento e destruição da economia.

Manifestação Nacional da Administração Local dia 9 de Maio

9 de maio - Enfermeiros do Algarve em protesto

Os enfermeiros do Centro Hospitalar do Algarve (CHA) vão concentrar-se à porta do Hospital de Faro, no dia 9 de Maio, pelas 10 horas, para denunciar e protestar contra a proposta do CHA para aumentar o horário de trabalho dos enfermeiros com contrato individual de trabalho, no Hospital de Faro, de 35 horas semanais para um as 40 horas, mas cuja remuneração fica abaixo da primeira posição remuneratória da carreira de enfermagem.

Algarve: Comunicação Social - Passagem às 40h

17 de abril a 15 de maio - Greve na SATA Air Açores

Em comunicado o SINTAC anuncia que está convocada greve 00H00 do dia 17 de Abril de 2014 até às 03H00 do dia 15 de maio de 2014, cada trabalhador fará um período de greve parcial de duas horas no início do seu período de trabalho publicado, iniciando duas horas mais tarde o serviço e duas horas no fim do seu período de trabalho publicado, terminando duas horas mais cedo o serviço.

Trabalhadores da SATA Air Açores em greve parcial de 17 de abril a 15 de maio

13 de maio - Início da greve dos bombeiros de Monção

Os Bombeiros de Monção estão em greve, a partir do meio-dia de hoje, não assegurando "qualquer serviço de socorro" no concelho, por causa de salários em atraso desde março, informou à Lusa o comandante da corporação.

Bombeiros de Monção em greve suspendem socorro por causa de salários em atraso

14 de maio - Concentração dos reformados do sector dos transportes e comunicações

Os reformados do sector dos transportes e comunicações vão estar concentrados, amanhã, 14 de Maio, no largo Camões em Lisboa, entre as 10,30 e as 13horas.

Tribuna Pública dos reformados do sector

15 de maio - Greve dos trabalhadores dos TST

O Sindicato Nacional dos Motoristas anunciou que os trabalhadores da empresa Transportes Sul do Tejo (TST) vão avançar com uma greve de 24 horas, no dia 15 de maio, contra a aplicação dos tempos de disponibilidade.

Trabalhadores dos TST avançam com greve de 24 horas a 15 de Maio

15 de maio - Manifestação dos trabalhadores das OFE

Os trabalhadores das OGFE – Oficinas Gerais de Fardamento e Equipamento - vão manifestar-se junto à Presidência do Conselho de Ministros, na quinta-feira, 15 de Maio, a partir das 9 horas e 30 minutos.

Trabalhadores das OGFE vão manifestar-se no Conselho de Ministros

16 de maio - Concentração dos trabalhadores da KEMET

Os trabalhadores da KEMET vão realizar uma concentração dia 16 Maio pelas 20h30 na Praça do Giraldo em Évora, contra o despedimento colectivo de 127 trabalhadores, em defesa dos postos de trabalho, da produção nacional e do desenvolvimento do distrito.

16 Maio trabalhadores KEMET em luta

23 de maio - Hotelaria em luta no aeroporto de Lisboa

Os trabalhadores dos Hotéis vão estar concentrados no Aeroporto de Lisboa, dia 23 de Maio, pelas 10 horas, com a distribuição de um comunicado aos turistas. Os trabalhadores lutam por melhores salários e pela defesa dos direitos.

Hotelaria em luta no aeroporto de Lisboa

19 a 23 de maio - Luta no Hóteis em Lisboa

Os trabalhadores dos Hotéis em luta por melhores salários e pela defesa do Contrato Colectivo de Trabalho.

Luta nos hotéis em Lisboa

26 de maio - Trabalhadores da Metalsines e Compelmada lutam contra salários em atraso

Os trabalhadores da Metalsines e Compelmada vão realizar uma concentração junto às instalações do Grupo FTM (Francisco Tavares Machado), em Lisboa, na rua Victor Cordon, às 10 horas do dia 26 de Maio, para dar conhecimento público da situação nas empresas.

Trabalhadores da Metalsines e Compelmada lutam contra salários em atraso

29 de maio - Marcha pela demissão do Governo

No comício que encerrou a marcha convocada pelo PCP, Jerónimo de Sousa destacou que os resultados eleitorais do passado domingo representam uma censura popular ao governo e à sua política. Perante esta manifestação de vontade popular só há um caminho: devolver a palavra ao povo, demitindo o governo e dissolvendo a AR e convocando eleições antecipadas.

Marcha pela demissão do Governo

26 a 31 de maio - Semana de Luta da CGTP-IN pelo Aumento do Salário Mínimo Nacional

A CGTP-IN vai realizar uma semana de luta, de 26 a 31 de Maio, centrada nos locais de trabalho com greves, paralisações e manifestações, contra os bloqueios à contratação colectiva; pelo aumento dos salários e do salário mínimo nacional para 515 €, a partir de 1 de Junho, pela defesa e redução dos horários de trabalho.

Semana de luta pelo aumento do Salário Mínimo

Mapa das Iniciativas da Semana de Luta 23 a 31 de Maio

27 de maio - Greve na Soporcel

No dia 27, terça-feira, às 20 horas, os trabalhadores da Soporcel, em Lavos (Figueira da Foz) iniciam uma greve de quatro dias, contra a retirada de direitos que tem caracterizado a actuação da administração.

Greve na Soporcel

27 de maio a 3 de junho - Greve na Printer

Foi convocada greve na Printer Portuguesa, em Rio de Mouro (Sintra), para o período de 27 de Maio a 13 de Junho.

Greve na Printer

29 de maio - Greve por aumentos salariais na Vitrohm

Os trabalhadores da Vitrohm, fábrica de resistências para a indústria electrónica, situada em Trajouce, Cascais, vão estar em greve.

Vitrohm

30 de maio a 2 de junho - Trabalhadores da recolha de lixo de Coimbra em greve

Os trabalhadores dos serviços de recolha de lixo da Câmara de Coimbra iniciam nesta sexta-feira uma greve de quatro dias, para exigirem que lhes seja pago tempo trabalho que fizeram a mais, sem estarem "legalmente obrigados" a isso.

Trabalhadores da recolha de lixo de Coimbra em greve até segunda-feira

 

Junho 2014

1 de janeiro a 31 de julho - Greve às horas extraordinárias dos trabalhadores da EFTAM

Os trabalhadores da EFTAM reunidos em plenário no passado dia 20 de Fevereiro face á decisão da empresa de não aceitação das suas justas reivindicações decidiram que o caminho será a luta através da greve.

Trabalhadores da EFATM em greve

12 de março a 30 de junho - Greve ao trabalho extraordinário na CP e CP-Carga

Greve ao trabalho extraordinário na CP e CP-Carga

4 de junho - Greve na Amtrol Alfa

Os trabalhadores da empresa AMTRO ALFA, em Brito, Guimarães, vão estar em greve por um período de duas horas em cada turno, em luta pelo aumento dos salários, contra as discriminações e pela defesa dos direitos. Amanhã, 4 de Junho, no período compreendido entre as 14,30 horas e as 16,00 horas, em frente às instalações daquela empresa, realiza-se um plenário em que participa o Secretário-Geral da CGTP-IN, Arménio Carlos.

Greve dos trabalhadores da AMTROL ALFA

6 de junho - Greve por aumentos salariais na Vitrohm

Os trabalhadores da Vitrohm, fábrica de resistências para a indústria electrónica, situada em Trajouce, Cascais, vão estar em greve durante hora e meia, entre as 8 e as 9,30 horas do próximo dia 6 de Junho.

Vitrohm

6 de junho - Ação em defesa do Hospital do Barreiro

Várias organizações sindicais e de utentes da Saúde realizam uma acção em Defesa do Hospital do Barreiro, no dia 6 de Junho,às 9:30 horas, junto ao Hospital.

Hospital do Barreiro

6 de junho - Protesto em Lisboa contra privatização da EGF

Centenas de pessoas participam, em Lisboa, numa manifestação contra a privatização da Empresa Geral de Fomento (EGF).

Centenas protestam em Lisboa contra privatização da EGF

6 de junho - Protesto contra fecho de centro de saúde em Sintra

Dezenas de pessoas bloqueam, entre as 11h50 e as 12h45, a Estrada Municipal 544, que liga Dona Maria a Almargem do Bispo, no concelho de Sintra, em protesto contra o encerramento do centro de saúde local.

Protesto contra fecho de centro de saúde corta estrada em Sintra

9 de junho - Greve na empresa de limpeza industrial Fénix

Os trabalhadores da empresa de limpeza industrial Fénix vão realizar uma greve de 24 horas, no dia 9 de Junho.

DIA DE LUTA – 9 DE JUNHO – 2ª. Feira

9 de junho - Greve nas Cantinas

100% Adesão à Greve na cantina do Centro de Formação Profissional do I.E.F.P. Évora. As trabalhadoras da empresa SOLNAVE, que presta serviço na cantina do Centro de Formação Profissional do I.E.F.P. em Évora aderiram a 100% a Greve Nacional.

Greve na SOLNAVE, em Évora

Por um euro por dia no salário de 12.000 trabalhadores muita gente ficou sem almoço nesta segunda-feira. Hospitais, escolas, universidades, centros de formação profissional e outras instituições, incluindo a Presidência do Conselho de Ministros, tiveram as suas cantinas encerradas ou a funcionar a meio-gás devido a uma greve por aumentos salariais e melhores condições de trabalho. Já Ana Jacinto, a secretária-geral da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) minimizou o impacto do protesto: garante que “não foi significativo”.

Greve paralisa cantinas em vários pontos do país

12 de junho - Sapadores Bombeiros de Lisboa fazem greve

Os Sapadores Bombeiros de Lisboa cumprem na quinta-feira uma greve de 24 horas para protestar contra o "constante desinvestimento" naquele regimento, segundo um comunicado do Sindicato dos Trabalhadores do Município de Lisboa (STML).

Sapadores Bombeiros de Lisboa fazem greve durante as festividades de Santo António

Sindicatos desconvocaram greve dos funcionários da limpeza urbana no sábado e ao trabalho extraordinário até 22 de Junho. Os Sapadores Bombeiros também não vão parar.

Greve à recolha do lixo em Lisboa mantém-se, mas só na quinta-feira

12 de junho - Concentração dos trabalhadores do Sector Privado Rodoviário de Passageiros em Lisboa e Porto

Largo Camões - Em frente ao Ministério da Economia e Em frente á sede da ANTROP - Campo Alegre - Porto

FECTRANS - Concentração dos trabalhadores do Sector Privado Rodoviário de Passageiros - Lisboa

FECTRANS - Concentração dos trabalhadores do Sector Privado Rodoviário de Passageiros - Porto

12 de junho - Greve dos Trabalhadores do Sector Rodoviário Privado de Passageiros

FECTRANS - Greve dos Trabalhadores do Sector Rodoviário Privado de Passageiros

12 de junho - Jornalistas protestam em Lisboa

Jornalistas de vários órgãos de comunicação social concentraram-se em Lisboa para protestar contra o despedimento colectivo de mais de 140 trabalhadores do grupo Controlinveste.

Jornalistas protestam em Lisboa contra despedimentos na Controlinveste

12 e 13 de junho - Concentrações de pais contra fecho de escolas

O encerramento de escolas com menos de 21 alunos levou o Sindicato dos Professores da Zona Sul a organizar concentrações em três localidades algarvias, em que deverão participar pais e encarregados de educação.

Concentrações de pais contra fecho de escolas

12 e 13 de junho - Printer retoma a Greve

Os trabalhadores da Printer Portuguesa decidiram retomar hoje a greve iniciada a 27 de Maio e suspensa ao terceiro dia. Afinal, a administração não mereceu o «benefício da dúvida», como se concluiu no plenário realizado ontem.

Printer volta à greve

14 de junho - Manifestação no Porto pela demissão do governo

Manifestação da CGTP-IN reiivindicou nas ruas do Porto, entre a Praça da Batalha e os Aliados a demissão do governo, outra política alternativa justa e adequada, que acabe com o empobrecimento e a austeridade, e eleições antecipadas.

Muitos milhares no Porto pela demissão do governo e por eleições antecipadas

19 de junho - Greve dos trabalhadores do setor da cerâmica

Os trabalhadores das empresas do setor da cerâmica - Abrigada (Alenquer) e CT Cobert Telhas (Torres Vedras ) em greve.

Cerâmicos em greve contra o feriado roubado de 19 de Junho

10 a 22 de junho - Trabalhadores da Câmara de Lisboa em Greve

A acção de luta para o dia em que se realizam os Casamentos de Santo António e o desfile das marchas populares, na véspera do feriado municipal, foi decidida num plenário organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores do Município de Lisboa e pelo Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local.

Trabalhadores da Câmara de Lisboa em greve na véspera do dia de Santo António

Os trabalhadores da Câmara Municipal de Lisboa vão estar em greve dia 12 de junho (todos os trabalhadores), dia 14 de junho das 00h00 às 05h00 (trabalhadores da limpeza urbana) e de 13 a 22 de junho a todo o trabalho extraordinário. Em causa está a situação insustentável das condições de trabalho que atualmente vivem nesta autarquia e o definhamento dos serviços públicos municipais, resultante das políticas seguidas pelos sucessivos executivos da autarquia.

Trabalhadores da Câmara de Lisboa em greve nos santos populares

Plenários Gerais de Trabalhadores da CML

O Sindicato dos Trabalhadores do Município de Lisboa (STML) decidiu manter o pré-aviso de greve para dia 12 de Junho, em plenas Festas de Lisboa, apesar das conversações com a Câmara Municipal.

Sindicatos mantêm aviso de greve do lixo durante as Festas de Lisboa

Um feriado e três greves, entre 10 e 22 de Junho, vão perturbar a recolha do lixo em Lisboa. Até por uma das paralisações coincidir com as festas da cidade, antevêem-se duas semanas em que a sujidade deverá incomodar quem vive em Lisboa ou está de visita . O vice-presidente da câmara, Fernando Medina, assegura que “tomará as medidas necessárias” para “minorar os impactos da greve sobre a população” e os festejos.

Lisboa vai ter duas semanas com “perturbações” na recolha do lixo

António Costa deverá tentar demover os trabalhadores de fazerem greve à recolha do lixo durante as festas da cidade.

Câmara de Lisboa reúne com sindicatos para falar sobre greves

Sindicatos desconvocaram greve dos funcionários da limpeza urbana no sábado e ao trabalho extraordinário até 22 de Junho. Os Sapadores Bombeiros também não vão parar.

Greve à recolha do lixo em Lisboa mantém-se, mas só na quinta-feira

18 a 28 de junho - Greve na SATA Air Açores

O Sindicato da Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Aviação Civil (SINTAC) anunciou hoje que perante a incapacidade negocial com representantes da SATA e Governo Regional, volta a não ter alternativa à greve, agora a tempo inteiro.

Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Aviação Civil anuncia nova greve na SATA Air Açores

A adesão à greve na SATA convocada pelo Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Aviação Civil (SINTAC), que arrancou à meia-noite desta quarta-feira, ronda os 100%, tendo até agora provocado atrasos em voos no arquipélago dos Açores, disse fonte sindical.

Sindicato diz que greve na SATA tem adesão de 100% e está a atrasar voos

19 a 25 de junho - Greve STCP (Porto)

A STCP informa os seus clientes da possibilidade de ocorrência de perturbações no seu serviço entre as 00:00 horas do dia 19 e as 02:00 do dia seguinte e das 00h00 do dia 24 de Junho, às 02h00 do dia 25, em resultado de um pré-aviso de greve apresentado pelas diversas organizações sindicais.

Serviços mínimos: 200, 201, 204, 205, 208, 305, 500, 600, 602, 701, 702, 704, 800, 801, 901, 903, 906 e 907.

Greve - AVISO AO PÚBLICO

21 de junho - Manifestação em Defesa da Escola Pública

No próximo Sábado, 21 de Junho, pelas 15H00, realiza-se em Viseu uma concentração de professores, pais e encarregados de educação, alunos e pessoal não docente, em defesa da Escola Pública e contra o encerramento de escolas do 1.º CEB e Jardins de Infância.

Manifestação em Defesa da Escola Pública

20 de junho - USAM pede a Cavaco que demita o Governo

Cerca de duas centenas de trabalhadores manifestaram-se, ontem, pelas ruas do Funchal, em protesto contras as políticas do actual Governo da República, em especial, no que diz respeito à legislação do trabalho.

USAM pede a Cavaco que demita o Governo

21 de Junho - Manifestação da CGTP-IN

Presente na manifestação convocada pela CGTP-IN, Jerónimo de Sousa manifestou a solidariedade do PCP com este protesto de "força e de grande importância, tendo em conta que estes trabalhadores estão aqui a defender direitos fundamentais, como o direito à contratação colectiva e ao justo pagamento do trabalho suplementar e contra o objectivo do governo de continuar a aumentar a exploração e o empobrecimento das classes trabalhadoras".

Milhares de trabalhadores a exigir a demissão do governo

A manifestação promovida, hoje, 21 de Junho, pela CGTP-IN com lema “Acabar com esta política de direita – Governo Rua! - Por uma política alternativa, de Esquerda e Soberana”, reuniu milhares de trabalhadores, reformados, desempregados e jovens, na baixa de Lisboa.

Milhares de pessoas desfilaram pela baixa lisboeta para exigir a demissão do Governo

23 de junho - Escola Pública: mais duas petições (Leiria e Castelo Branco) serão entregues na Assembleia da República

A FENPROF, através dos seus Sindicatos e com o envolvimento de outras forças sociais da comunidade educativa (encarregados de educação, associações de estudantes, direcções de escolas e sindicatos de funcionários não docentes), encontra-se a promover um conjunto de petições distritais (20, correspondentes a 18 distritos e 2 regiões autónomas) em defesa da Escola Pública.

Escola Pública: mais duas petições (Leiria e Castelo Branco) serão entregues na Assembleia da República

24 de junho - Enfermeiros criticam ministro da Saúde

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) aproveitou a presença do Ministro da Saúde, Paulo Macedo, na inauguração das novas instalações do Hospital da Guarda para lhe entregar uma carta aberta defendendo a necessidade de um caminho de investimento no interior.

Enfermeiros criticam ministro da Saúde

25 de junho - Marcha de protesto para defender a contratação coletiva

O Plenário Nacional de Sindicatos da CGTP-IN reuniu-se, dia 25 de Junho, na Voz do Operário, em Lisboa, para discutir as alterações da legislação laboral relativas à contratação coletiva e decidir acções de luta para lhes dar resposta. Delegados e ativistas sindicais que participaram no Plenário aprovaram a realização de uma marcha de protesto que iniciou, pelas 16h00, rumo à Assembleia da República.

Marcha de protesto para defender a contratação coletiva

25 e 26 de junho - Trabalhadores da Groundforce em Greve

Os trabalhadores da empresa de gestão de bagagens e passageiros nos aeroportos portugueses, Groundforce, voltaram ao braço de ferro com a administração e os accionistas, TAP e Urbanos.

Trabalhadores da Groundforce avançam para greve parcial a 25 e 26 de Junho

25 de junho - Marcha contra as alterações laborais

O secretário-geral da CGTP liderou nesta quarta-feira uma marcha de quase uma hora e meia, entre a Voz do Operário e a Assembleia da República, em Lisboa, em sinal de protesto contra as alterações propostas pelo Governo ao Código do Trabalho.

Arménio Carlos liderou hoje marcha em Lisboa contra alterações laborais

25 de junho - Greve SPDH - Porto

Greve SPDH - Porto

25 de junho - Greve SPDH - Lisboa

Grerve SPDH - Lisboa e Funchal

25 de junho - Greve SPDH - Funchal

Grerve SPDH - Lisboa e Funchal

27 de junho - CGTP-IN entrega 2033 Pareceres na Assembleia da República

Uma delegação da direcção da CGTP-IN, dirigida pelo Secretário Geral, entregou 2033 Pareceres ao Presidente da Comissão Parlamentar de Trabalho da Assembleia da República, contra as propostas de lei do Governo PSD/CDS, que visam destruir os direitos e fazer caducar a Contratação Colectiva de Trabalho, e prolongar até ao final do ano o corte do valor do trabalho extraordinário e em feriado.

CGTP-IN entrega 2033 Pareceres na Assembleia da República

Julho 2014

9, 16, 17, 23, 24 e 30 de Junho e 1 de Julho - Greve parcial na Tempo Team

O pessoal da Tempo Team Serviços, Lda., adstrito aos contratos com a EDP, das instalações da Quinta do Lambert e do Edifício Explorer/Parque das Nações, em Lisboa, vai estar em greve duas horas em cada turno.

Tempo Team

1 de julho - População do Tojeiro contra encerramento de escola

População, professores, autarcas manifestam-se contra mais um encerramento que mais n\ão visa do que que poupar á custa de um bem fundamental — a Educação.

População do Tojeiro contra encerramento de escola

1 de julho - Estudantes de Coimbra exigem congelamento do valor da propina

A Associação Académica de Coimbra (AAC) exigiu o congelamento do valor da propina na Universidade de Coimbra, que será discutido em Conselho Geral a 7 de Julho.

Estudantes de Coimbra exigem congelamento do valor da propina

2 de julho - Concentração em defesa do ensino automóvel

Dia 2 de julho, pelas 09H00 na Rua Sousa Lopes (junto do centro comercial Gemini) em Lisboa.

Concentração em defesa do ensino automóvel

Realizou-se hoje, uma manifestação de trabalhadores e pequenos e médios proprietários de escolas de condução, numa acção que decorreu em Lisboa e que teve a FECTRANS como um dos organizadores deste protesto.

Em defesa das escolas de condução e dos postos de trabalho

3 de julho - Informação sobre a “ruptura” no Serviço de Urgência Básica de Albufeira

Uma espátula, que custa dois cêntimos, foi oferecida aos veraneantes acompanhada da mensagem: “Leve, porque corre o risco de não encontrar nas Urgências”.

Enfermeiros levam à praia informação sobre a “ruptura” no Serviço de Urgência Básica de Albufeira

3 de julho - Quercus instala "estendal" de sacos de plástico em frente ao Parlamento

Os ambientalistas da Quercus vão instalar um "estendal" em frente à Assembleia da República, alertando os deputados para o problema ambiental e económico da utilização de sacos de plástico, e propõem a suspensão gradual da sua oferta nas lojas.

Quercus instala "estendal" de sacos de plástico em frente ao Parlamento

4 de julho - Primeiro-ministro vaiado por sindicalistas em Castelo de Paiva

Dezenas de sindicalistas da CGTP vaiaram esta tarde, em Castelo de Paiva, o primeiro-ministro, gritando "demissão, demissão".

Primeiro-ministro vaiado por sindicalistas em Castelo de Paiva

7 de julho - Reuniões do SPRC em Águeda contra a municipalização

O Sindicato dos Professores da Região Centro (SPRC/FENPROF) promoveu um Plenário de Professores e Educadores do concelho de Águeda no dia 7 de Julho, na Escola Secundária Marques Castilho, para discutir e aprovar medidas a adoptar no ãmbito do processo de municipalização, confirmado pelo Ministro da Educação.

Reuniões do SPRC em Águeda contra a municipalização

8 de julho - Concentração contra o Encerramento de Escolas em Estarreja

Também em Estarreja, tal como por todo o país, a população saíu à rua e o SPRC esteve mais uma vez presente. Uma luta justa e necessária, tendo em conta que esta é mais uma forma de pôr em causa o direito das populações aos serviços públicos e a uma escola pública que se quer de proximidade e de qualidade.

Não ao encerramento de escolas em Estarreja

8 e 9 de julho - Greve dos médicos

A presidente da Federação Nacional dos Médicos (FNAM) revelou à Lusa ter comunicado ao ministro da Saúde a convocação de uma greve para 08 e 09 de julho, juntamente com o Sindicato Independente dos Médicos (SIM).

Sindicatos dos médicos convocam greve para 8 e 9 de julho

O Ministério da Saúde reagiu à greve marcada pela Federação Nacional dos Médicos (Fnam) para 8 e 9 de Julho, dizendo que, a ir por diante, a paralisação violará um acordo assinado entre os sindicatos e a tutela em 2012.

Greve de médicos viola acordo, acusa ministro da Saúde

Três dias depois do encontro entre as estruturas representativas dos médicos e Paulo Macedo, Fnam justifica as razões por que convocou a greve de dois dias para Julho e avisa que “o tempo esgotou-se".

Federação Nacional dos Médicos diz que a suspensão da greve “está nas mãos do ministério”

A Ordem dos Médicos anunciou o seu apoio à greve marcada pela Federação Nacional dos Médicos para 8 e 9 de Julho. Pede aos utentes do Serviço Nacional de Saúde que na tarde do primeiro dia de paralisação acorram ao Ministério e aí se concentrem e que não se desloquem aos centros de saúde e hospitais para exames ou consultas durante os dois dias da greve.

Ordem apoia greve dos médicos

O vice-presidente da Federação Nacional dos Médicos (FNAM) considera que o Ministério da Saúde tem feito um “boicote claro” às negociações, pelo que entende que não havia outra alternativa à greve. Mário Jorge Neves acredita que a adesão poderá ser semelhante à de 2012, já que tanto médicos como utentes estão mais “radicalizados”.

Três perguntas a Mário Jorge Neves: “A radicalização das pessoas e o apoio à greve é muito grande”

Em entrevista ao Diário Económico, o ministro da Saúde diz que o protesto desta terça e quarta-feira, convocado pela Federação Nacional dos Médicos (Fnam), se insere num "conjunto de acções concertadas com a luta partidária".

Para Paulo Macedo, "a greve dos médicos foi concertada com a CGTP"

Concentração de várias dezenas de médicos frente ao Ministério da Saúde, em protesto contra as políticas de saúde, que levaram a Federação Nacional de Médicos (FNAM) a convocar uma greve de dois dias.

Várias dezenas de médicos concentrados frente ao Ministério da Saúde

10 de julho - Manisfestação da CGTP-IN

Contra o Roubo dos Direitos, Salários e Pensões.

Manifesto Manifestação 10 Julho

O protesto organizado pela central sindical visa contestar as políticas do Governo, desta vez em especial as alterações à contratação colectiva, que o Executivo quer simplificar e que abrem a porta à perda de direitos, acusam os sindicatos.

Manifestantes desfilam no Marquês e no Cais do Sodré

Trabalhadores do sector privado e do sector público iniciaram esta quinta-feira (10 de Julho de 2014), pelas 15:00, uma marcha de protesto promovida pela CGTP-IN rumo à Assembleia da República para pedir a demissão do executivo de Passos Coelho e Paulo Portas e reafirmar o repúdio dos trabalhadores pelas políticas sociais e económicas do Governo PSD/CDS.

Milhares de trabalhadores pedem a demissão do Governo

10 de julho - Concentração junto ao Ministério das Finanças

A FECTRANS apela, a todos os trabalhadores do sector dos transportes e comunicações para se juntarem no local e posteriormente à Manifestação da CGTP-IN.

10 de Julho, é dia da tua luta

10 de julho - Enfermeiros de centro de saúde de Leiria em greve

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) anunciou hoje que os enfermeiros do centro de saúde Arnaldo Sampaio, em Leiria, vão estar em greve na quinta e na sexta-feira por "falta de condições de trabalho e exaustão".

Enfermeiros de centro de saúde de Leiria em greve por falta de condições de trabalho

11 de julho - Greve dos Trabalhadores da ControlInveste

Os trabalhadores da Controlinveste estarão em greve no dia 11 de Julho, como forma de luta contra o despedimento colectivo de 140 trabalhadores no grupo de comunicação social, anunciou hoje o Sindicato dos Jornalistas.

Trabalhadores da Controlinveste em greve a 11 de Julho

11 de julho - Manifestação da Comissão de Utentes de Santiago do Cacém

A Comissão de Utentes de Santiago do Cacém manifestou-se nesta sexta-feira preocupada quanto à possível “ruptura de vários serviços” do Hospital do Litoral Alentejano, “incluindo a Urgência”, devido à alegada falta de médicos e enfermeiros na unidade.

Utentes preocupados com eventual ruptura de serviços no Hospital do Litoral Alentejano

12 de julho - Marcha Lenta pela Estrada Nacional 125

A Comissão de Utentes da Via do Infante (CUVI) anunciou que vai repetir, este verão, acções de protesto na Festa do Pontal e junto às residências de férias de Passos Coelho, na Manta Rota, e de Cavaco Silva, na Praia da Coelha, Albufeira.

Utentes da Via do Infante voltam a protestar junto às casas de férias de Passos e Cavaco

14 de julho - Tribunal condena Barraqueiro a reembolsar trabalhadores

A Barraqueiro, empresa privada portuguesa/alemã, foi condenada pelo tribunal a pagar aos trabalhadores os dias de descanso compensatório não concedidos, assim como a incluir nas férias, subsídios de férias e subsídios de Natal, os abonos variáveis pagos com carácter de regularidade.

Tribunal condena Barraqueiro a reembolsar trabalhadores

14 de julho - Enfermeiros exaustos à beira da revolta

Os enfermeiros do Hospital de Santarém, afirmam-se “exaustos, cansados física e psicologicamente”. Numa Nota à Comunicação Social reclamam porque são obrigados a fazer entre 60 a 70 horas de trabalho extraordinário. Em pleno Verão, o problema agravou-se. Os serviços estão para além dos limites e os enfermeiros profundamente exaustos.

Santarém: Comunicação Social - Enfermeiros exaustos à beira da revolta

15 de julho - Coimbra e Faro entregam Petição em Defesa da Escola Pública

O SPRC e o SPZS, representados por Mário Nogueira, Secretário Geral da FENPROF, e por membros das direcções dos dois sindicatos, entregam, na Assembleia da República, mais de 4700 assinaturas nas duas Petições recolhidas sobre a a situação nos distritos de Coimbra e Faro, juntando-se, assim, às já entregues de Viseu, Leiria e Castelo Branco (também superando as necessárias 4000, em cada uma, para que subam à discussão em plenário). Essa entrega, realiza-se no dia 15 de Julho, às 17H00.

Coimbra e Faro entregaram Petição em Defesa da Escola Pública

15 de julho - Sindicatos da função pública reiteram que cortes salarias são inconstitucionais

Os sindicatos da função pública reiteraram nesta terça-feira a rejeição da proposta de lei que determina a aplicação, com carácter transitório, de reduções salariais e estabelece a respectiva reversão dos cortes até 2019 e vão solicitar a inconstitucionalidade da mesma.

Sindicatos da função pública reiteram que cortes salarias são inconstitucionais

15 de julho - Protesto Nacional Contra o Novo Mapa Judiciário

Os advogados devem envergar a toga num acto simbólico de defesa, na rua, dos direitos de cidadão e de manifestação da força da Advocacia portuguesa!

Protesto Nacional Contra o Novo Mapa Judiciário

Nem a Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) nem o Sindicato dos Magistrados do Ministério Público (SMMP) marcaram presença na manifestação organizada pela Ordem dos Advogados (OA).

Magistrados ficaram fora da manifestação dos advogados

No protesto contra o novo mapa judiciário, a bastonária lembrou que "só nas ditaduras não se recua nas medidas". Elina Fraga foi impedida de discursar na escadaria do parlamento.

Milhares de advogados de toga em frente à AR em "defesa do direito à justiça pública"

15 de julho - Greve dos funcionários de limpeza da Cofely

Estão em greve cerca de três dezenas de funcionários da Cofely, uma empresa de limpeza industrial. Os trabalhadores, atualmente, a exercer funções na fábrica de pneus Mabor Continental, em Famalicão, concentraram-se à porta da empresa.

Greve dos funcionários de limpeza da Cofely

15 de julho - Campanha Nacional Contra o Trabalho Não Declarado

UGT presente na sessão de apresentação da campanha

pdfCartaz

pdfFolheto

pdfPrograma

16 de julho - Delegação do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Mineira na Assembleia da República

Uma delegação do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Mineira estará na Assembleia da República e no Ministério do Emprego, para exigir a rápida e eficaz reposição da legalidade no acesso à pensão de velhice.

Mineiros exigem legalidade

16 de julho - Encontro Nacional "Pelo Direito a ser Professor!"

Fórum Lisboa, na Avenida de Roma, com deslocação no final para o MEC

16 DE JULHO – ENCONTRO NACIONAL “PELO DIREITO A SER PROFESSOR!”

Os professores reunidos nesta quarta-feira em Encontro Nacional decidiram manter a luta contra o actual Governo e por uma política "que defenda a escola pública" e rejeitaram a municipalização da educação.

Professores mantêm luta contra Governo e rejeitam municipalização do ensino

16 de julho - Acordo com a CP-Carga

O SNTSF/FETRANS chegou a um entendimento de princípio, com a administração da CP-Carga, relativamente, ao trabalho extraordinário em dia normal de trabalho.

Acordo com a CP-Carga

1 de janeiro a 31 de julho - Greve às horas extraordinárias dos trabalhadores da EFTAM

Os trabalhadores da EFTAM reunidos em plenário no passado dia 20 de Fevereiro face á decisão da empresa de não aceitação das suas justas reivindicações decidiram que o caminho será a luta através da greve.

Trabalhadores da EFATM em greve

17 de julho - Sindicato de Professores da Região Centro aprova Moção e Caderno Reivindicativo

Professores defenderam:

  • A realização de um grande Plenário Nacional de Professores, a realizar no início do próximo ano lectivo, sob o lema “Toca a reunir em defesa do ECD”;
  • A promoção de um processo de auscultação dos docentes, sejam do ensino público, sejam do ensino particular e cooperativo, sobre a acção a desenvolver, face às propostas, quer do governo, quer da AEEP que se destinam a agravar as condições de trabalho nas escolas e a desvalorizar o exercício da profissão de professor;
  • A convergência entre todos os que integram a comunidade educativa, no sentido de promover uma grande iniciativa nacional em Defesa da Escola Pública, do seu carácter inclusivo e universal e do seu desenvolvimento segundo padrões exigentes de qualidade.

Encontro Nacional aprovou Moção e Caderno Reivindicativo imediato

18 a 20 de julho - Tripulantes da White Airways em greve

Os tripulantes de cabine da White Airways fazem greve em protesto contra a falta de pagamento de ajudas de custo. O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) avisa que a paralisação “poderá afectar 25 voos”.

Tripulantes da White Airways em greve pela falta de pagamento de ajudas de custo

20 de julho - Participação da Comissão de Utentes da Via do Infante no desfile de encerramento da concentração internacional de motos de Faro

A Comissão de Utentes da Via do Infante (CUVI) anunciou que vai repetir, este verão, acções de protesto na Festa do Pontal e junto às residências de férias de Passos Coelho, na Manta Rota, e de Cavaco Silva, na Praia da Coelha, Albufeira.

Utentes da Via do Infante voltam a protestar junto às casas de férias de Passos e Cavaco

23 de julho - Setúbal: ACES Almada Seixal - Enfermeiros em Greve

Os enfermeiros do Agrupamento de Centros de Saúde Almada-Seixal vão estar em greve no dia 23 de Julho, das 8 às 20 horas. É objectivo da greve garantir de forma contínua a acessibilidade dos utentes a cuidados de enfermagem, nas Unidades do Agrupamento de Centros de Saúde, através da manutenção/consagração da Jornada Contínua dos Enfermeiros.

Setúbal: ACES Almada Seixal - Enfermeiros em Greve a 23/Julho

25 de julho - Concentração Nacional de dirigentes, delegados e activistas sindicais

"Uma luta que vai continuar de forma convergente no dia 25 de Julho, com uma Concentração Nacional de dirigentes, delegados e activistas sindicais, no Jardim de S. Pedro de Alcântara, seguida de desfile para a Assembleia da República, com vista a rejeitar a proposta de lei sobre a reconfiguração dos cortes salariais que, nesse dia, será votada no Parlamento;"

Intervenção do secretário-geral na Manifestação Nacional de 10 de Julho

28 de julho - Concentração dos Trabalhadores da EMEF no Porto

O Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector Ferroviário, em conjunto com a Comissão de Trabalhadores da EMEF – Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário, vão desenvolver acções em defesa da empresa, contra o encerramento de estabelecimentos e contra a fuga de trabalho para o exterior. Entre as iniciativas programadas está a recolha de informação e a realização de contactos e reuniões com diversas entidades e a realização de um a concentração, em frente à Torre das Antas, no Porto, no próximo dia 28, em moldes ainda a definir.

É PRECISO DEFENDER A EMEF

Agosto 2014

7 a 9 de agosto - Greve no Aeroporto de Lisboa

Os trabalhadores da UNITRATO Restaurantes e Bares do Aeroporto de Lisboa vão estar em greve dias 7, 8 e 9 de Agosto. A greve ocorre porque a direcção da Unitrato querer impor alterações aos horários, folgas e funções dos trabalhadores. Terá inicio às 22.30 horas do dia 7 até às 22.30 horas do dia 9 de Agosto.

Greve no Aeroporto de Lisboa

12 de agosto - Greve de enfermeiros no Hospital de Gaia

A greve dos enfermeiros do Centro Hospitalar de Gaia regista hoje, na "maior parte dos serviços de internamento, uma adesão de 100%", estando também a ser muito afetados as consultas e o bloco operatório, disse fonte sindical.

Greve de enfermeiros no Hospital de Gaia com adesão total no Internamento

18 a 21 de agosto - Greve nos CTT de Guimarães

Os trabalhadores do Centro de Distribuição Postal de Guimarães estão em greve de 18 a 21 de Agosto, no primeiro período de trabalho, desda a hora de entrada até às 9 horas. No dia 22 realizam uma greve de 24 horas. Os trabalhadores lutam pelo trabalho remunerado, digno e com direitos e pela defesa do serviço postal público de qualidade.

Greve nos CTT de Guimarães

19 a 22 de agosto - Enfermeiros do Hospital de Santarém iniciam greve de quatro dias

Os enfermeiros do Hospital de Santarém fazem uma greve de quatro dias em protesto contra o incumprimento dos horários de trabalho e pela rápida admissão de mais profissionais naquela unidade de saúde. O hospital anunciou que recebeu luz verde para a contratação de 17 enfermeiros. O número que o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) considera insuficiente.

Enfermeiros do Hospital de Santarém iniciam greve de quatro dias

20 de agosto - Trabalhadores das cantinas e das lavandarias hospitalares em greve

Os trabalhadores das zonas Norte e Centro do Serviço de Utilização Comum dos Hospitais (SUCH), empresa que detém a concessão da alimentação e de lavandarias e resíduos, fazem greve a 20 de agosto pela melhoria das condições laborais.

Alimentação e lavandarias dos hospitais do Norte e Centro em greve na quarta-feira

Os trabalhadores do SUCH – Serviço de Utilização Comum dos Hospitais, das cantinas e das lavandarias hospitalares estiveram em greve, a nível nacional, dia 20 de Agosto, com uma elevada adesão dos trabalhadores.

Trabalhadores das cantinas e das lavandarias hospitalares em greve

Os trabalhadores das zonas Norte e Centro do Serviço de Utilização Comum dos Hospitais (SUCH), empresa que detém a concessão da alimentação e de lavandarias e resíduos, fazem greve na quarta-feira pela melhoria das condições laborais.

Alimentação e lavandarias dos hospitais do Norte e Centro em greve na quarta-feira

22 de agosto - Luta nos Hotéis do Porto e Norte de Portugal

O Sindicato da Hotelaria do Norte tem vindo a realizar, nos últimos dias, ações de protesto e luta junto à porta da receção de várias unidades hoteleiras do Porto e algumas unidade de restauração e bebidas, por aumentos salariais, pela negociação do CCT e na defesa dos direitos dos trabalhadores.

Luta nos Hotéis do Porto e Norte de Portugal

22 de agosto - Greve nos Hospitais do Algarve

Falta de recursos materiais e humanos chegou a situação “sem precedentes”. No Hospital de Portimão deixou de ser servida água engarrafada aos doentes, revela sindicalista.

Greve na saúde algarvia a 22 de Agosto

Paralisação de 24 horas congregou médicos, enfermeiros e profissionais da função pública. Sindicatos apontam adesão entre os 70 e os 100%

Ministro da Saúde diz que greve no Algarve só teve impacto no sector público

Médicos, enfermeiros, auxiliares de saúde e outros profissionais fazem greve de 24 horas.

Greve no Algarve causa filas e dúvidas nos utentes do Hospital de Faro

22 de agosto a 30 de setembro - Greve ao Trabalho Extraordinário na Carris

Os trabalhadores da Carris iniciam a 22 de agosto mais um período de greve ao trabalho extraordinário em protesto contra a redução do pagamento às horas suplementares, disse fonte sindical.

Trabalhadores da Carris iniciam sexta-feira greve às horas extraordinárias

24 de agosto - Passos Coelho vaiado à chegada a Valpaços

Na primeira iniciativa pública depois das férias, o primeiro-ministro teve à espera alguns manifestantes em Valpaços. Passos foi inaugurar a Casa do Vinho e a Loja Interativa de Turismo. Um homem com um megafone chamava fascista ao primeiro-ministro, tendo sido impedido pela segurança e pelas autoridades de continuar a fazê-lo.

Passos Coelho vaiado à chegada a Valpaços

25 de agosto - NIKE encerra loja em violação da lei

A NIKE, comunicou aos trabalhadores, em 25 de Agosto de 2014, que ia encerrar a loja no Centro Comercial Almada Fórum, a partir de 10 de Setembro de 2014, colocando os trabalhadores em casa e violando as normas legais.
Trata-se de mais uma habilidade da NIKE, que despede trabalhadores efectivos para contratar em regime precário, sem segurança, salários inferiores e horários "à balda".
A NIKE tem uma grande experiência de exploração do trabalho precário, forçado e infantil na Ásia, que agora, com essa experiência, quer impor em Portugal, usando como instrumental a Unifato, Confecções do Centro, Lda.
O sindicato dos Trabalhadores do Comércio Escritórios e Serviços de Portugal (CESP) exige que a ACT, as Finanças e outras entidades oficiais fiscalizem e obriguem a NIKE a cumprir as normas legais portuguesas, e não estenda as práticas asiáticas a Portugal.

NIKE encerra loja em violação da lei

25 de agosto - Greve dos Enfermeiros nos Hospitais do Barreiro e do Montijo

Verão tem sido marcado por greves em vários locais. Na terça-feira o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses tem encontro marcado com o secretário de Estado, Fernando Leal da Costa.

Greve dos enfermeiros nos hospitais do Barreiro e Montijo com adesão de 95%

26 de agosto - Greve dos Enfermeiros em Lisboa

Greve dos enfermeiros do Centro Hospitalar de Lisboa Central em luta pela admissão de mais profissionais.

Enfermeiros estão em greve em Lisboa

Adesão no Centro Hospitalar de Lisboa Central variou entre os 79% e os 92%, segundo os dados do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses.

Greve dos enfermeiros assinalada com protesto em frente ao Hospital de S. José

Encontro com secretário de Estado só vai acontecer a 17 de Setembro. Sindicato acredita que cancelamento vai "acender" os ânimos, num dia marcado por mais uma greve no Centro Hospitalar de Lisboa Central.

Ministério desconvoca reunião com Sindicato dos Enfermeiros

27 de agosto - CGTP-IN recebeu a Comissão de Trabalhadores do Novo Banco

A CGTP-IN recebeu, esta manhã, (27 de Agosto) a Comissão de Trabalhadores do Novo Banco. A reunião, solicitada pela referida Comissão, serviu para abordar as preocupações dos trabalhadores com as garantias relativas à manutenção dos seus empregos, num universo que se estende a 6 mil postos de trabalho.

CGTP-IN recebeu a Comissão de Trabalhadores do Novo Banco

27 de agosto - Freguesia de Paredes manifesta-se contra fecho de escola

A população de Parada de Todeia, concelho de Paredes, vai manifestar-se contra o encerramento da única escola básica da freguesia, avançou o presidente da junta.

Freguesia de Paredes manifesta-se no Porto contra fecho de escola

28 e 29 de agosto - Enfermeiros do Alto Minho em greve

Os enfermeiros da Unidade Local de Saúde do Alto Minho estão em greve a 28 e 29 de agosto. No primeiro dia de greve, 28 de Agosto, realizam uma concentração à porta do Hospital de Viana do Castelo, a partir das 11h.

Minho: ULS Alto Minho - Greve - 28 e 29 Agosto

A greve de dois dias na Unidade Local de Saúde (ULS) do Alto Minho contou neste primeiro dia com uma adesão dos enfermeiros superior a 80%, com os valores a variarem entre os 85% no Hospital de Viana do Castelo e os 100% no Hospital de Ponte de Lima, segundo os dados do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), que indicam ainda que nos centros de saúde a adesão variou entre os 60% e os 100%.

Cerca de 86% dos enfermeiros do Alto Minho em greve para reclamar mais 350 contratações

Setembro 2014

22 de agosto a 30 de setembro - Greve ao Trabalho Extraordinário na Carris

Os trabalhadores da Carris iniciam a 22 de agosto mais um período de greve ao trabalho extraordinário em protesto contra a redução do pagamento às horas suplementares, disse fonte sindical.

Trabalhadores da Carris iniciam sexta-feira greve às horas extraordinárias

1 a 30 de setembro - Problemas no concurso de Professores

Erros, ilegalidades e eventual manipulação marcam concurso que está a gerar grande perturbação nas escolas e indignação nos professores

A confusão instalou-se indisfarçavelmente nos concursos, com situações que não têm fundamentação legal e outras que indiciam, ora incompetência, ora manipulação.

Erros, ilegalidades e eventual manipulação marcam concurso

Protesto Meet no MEC foi convocado através do Facebook e juntou uma centena de docentes em Lisboa.

Professores gritam demissão à porta do Ministério da Educação

Como problemas na ordenação de professores contratados exigem “solução política”, sindicatos aguardam que ministério marque reunião até ao fim do dia e anule processo da Bolsa de Contratação de Escola.

DGAE dá algumas garantias à Fenprof mas nega “erro” na fórmula

O "Movimento Boicote & Cerco" está a apelar aos professores para acamparem esta tarde em frente ao Ministério da Educação, em Lisboa, e em frente à Direcção Regional de Educação do Norte, no Porto.

Professores acampam esta terça-feira em frente ao Ministério da Educação

Perto de 1.000 docentes estão desde Julho de 2010 a ganhar abaixo do que seria suposto. No final deste mês de Setembro serão repostos no índice correcto e receberão os retroactivos que poderão chegar aos 12.182 euros.

Crato gasta até 13,9 milhões com reposição de salários a professores

Docentes estiveram nesta quinta-feira em frente ao Ministério da Educação a exigir a anulação do concurso da Bolsa de Contratação de Escola. Fenprof vai avançar para os tribunais.

Professores vão distribuir livros pela Baixa de Lisboa em protesto

Nuno Crato assumiu o erro de incompatibilização de escalas da fórmula matemática utilizada para a ordenação dos candidatos às BCE, com críticas de toda a oposição, relativamente ao discurso evasivo que Crato usou no início do debate de urgência marcado pelo PSD para branquear a abertura do ano lectivo. Branqueamento que acabou por cair como um castelo de cartas no final do debate, com o ministro a assumir a responsabilidade pelo erro e a comprometer-se a corrigir a situação na próxima semana.

RECONHECIMENTO DO ERRO NÃO DESCULPA POLITICAMENTE UM GOVERNO.

O ministro da Educação assumiu esta quinta-feira no Parlamento haver um erro na fórmula de cálculo das listas da Bolsa de Contratação de Escola (BCE), o qual atribui aos serviços do ministério e não às escolas, garantindo que será corrigido.

Nuno Crato admite erro na fórmula aplicada na colocação de professores

O director-geral da Administração Escolar, Agostinho Pereira, apresentou hoje ao Ministério da Educação e Ciência (MEC) a sua demissão, tendo o pedido sido aceite pela equipa de Nuno Crato, confirmou o Ministério.

Director-geral da Administração Escolar apresentou demissão, Crato aceitou

A Federação Nacional de Professores (Fenprof) defendeu hoje que o ministro da Educação acabou por ser obrigado a "pedir desculpa pela sua obstinação" e voltou a pedir "a assunção de responsabilidades políticas" com a demissão de Nuno Crato.

Fenprof diz que Crato pediu desculpa pela sua obstinação e pede que se demita

Ministro foi obrigado a reconhecer erros que dizia não existirem, mas exige-se mais do que, apenas, pedidos de desculpa

O Ministro da Educação e Ciência teve de reconhecer o que horas antes dizia ser coisa de apenas alguns professores e alguns sindicatos: os erros existentes nas BCE e a necessidade de serem publicadas novas listas. Fê-lo, não por, de um momento para o outro, ter tomado consciência dos problemas, mas porque a luta continua a ter muita força e hoje, mais uma vez, produziu resultados. Mal ficam os que, antes mesmo de as listas serem conhecidas, já as tinham abençoado.

Ministro foi obrigado a reconhecer erros que dizia não existirem, mas exige-se mais do que, apenas, pedidos de desculpa

Muitos milhares de alunos continuam, um pouco por todo o país, sem aulas ou, no mínimo, sem professores que assegurem a lecionação de todas as disciplinas. É uma das consequências mais graves do atraso no lançamento dos concursos e da forma incompetente como o MEC os realizou.

Quase meio milhão de alunos ainda não tem professor ou, nos casos de pluridocência, não tem os professores todos

Face ao incumprimento no prazo divulgado, os Sindicatos de Professores reiteram necessidade de reunião com equipa ministerial. Caso esta não se realize, a Plataforma de Sindicatos convoca conferência de imprensa para as 15 horas de quinta, 25 de Setembro, seguida de deslocação ao MEC

Erros nos concursos continuam por corrigir

O socialista Marcos Perestrello defendeu nesta terça-feira que, se o ministro da Educação, Nuno Crato, não assumir as suas responsabilidades, o primeiro-ministro, Passos Coelho, terá de o fazer e que este só não o demite por não o conseguir substituir.

PS pede demissão de Crato

1 de setembro - FENPROF e os seus Sindicatos estarão presentes em centros de emprego

A FENPROF e os seus Sindicatos estarão presentes em centros de emprego no dia 1 de Setembro, primeiro dia do ano escolar 2014-2015: insuportavelmente, a próxima segunda-feira voltará a ficar marcada pela brutalidade ímpar das políticas do governo também na área da Educação e Ensino. Naquele dia, muitos milhares de docentes entrarão em situação de desemprego.

Dia 1 de Setembro: FENPROF em contacto com professores desempregados, volta a denunciar os malefícios das políticas do governo

À semelhança do que aconteceu no ano passado, o ano escolar arranca sem que os professores sem vínculo saibam se ficaram colocados. Organizações de docentes prometem apoiar os cerca de 8000 cujos contratos terminam esta sexta-feira e que segunda deverão pedir o subsídio de desemprego.

Sindicatos e associação marcam encontro com professores nos centros de emprego

A FENPROF e os seus Sindicatos estarão presentes em centros de emprego no dia 1 de setembro, primeiro dia do ano escolar 2014-2015. Naquele dia, muitos milhares de docentes entrarão em situação de desemprego; muitos outros continuarão desempregados, apesar da falta que fazem nas escolas e da real necessidade que Portugal tem do seu trabalho e das suas qualificações.

FENPROF com professores desempregados a denunciar os malefícios das políticas do governo

O governo fomenta o desemprego e instabiliza a vida dos docentes e das escolas, mas quer evitar a percepção do problema pela opinião pública. Mesmo já com o governo a manobrar ocultações, a FENPROF e os seus sindicatos estarão presentes em quinze locais, dando apoio aos docentes que ali tenham de acorrer e sublinhando com absoluta clareza a necessidade da luta contra um governo que assim governa e as políticas que ele assim professa. Sem esta luta, a brutalidade prosseguiria, impune.

O governo fomenta o desemprego e instabiliza a vida dos docentes e das escolas

Docentes sem vínculo à função pública não souberam o resultado do concurso de colocação no último dia útil de Agosto e estão nesta segunda-feira nas filas dos centros de emprego.

Professores alertam que a “incerteza” também é “prejudicial” para os alunos

O ministro da Educação, Nuno Crato, diz que uma pessoa não precisa de ir pedir o subsídio "no primeiro dia em que suspeita que pode vir a estar sem emprego". A Associação Nacional dos Professores Contratados lembra que as pessoas "têm contas para pagar".

Professores acusam Crato de "falta de respeito" pelos que estiveram nas filas dos centros de emprego

O ministro da Educação nega qualquer atraso na divulgação das listas de professores colocados e defende que os docentes têm 90 dias para se apresentarem no centro de emprego, sendo desnecessário irem no primeiro dia.

Ministro da Educação nega atraso na divulgação das listas de professores contratados

Perante uma situação de impossibilidade comprovada de os professores procederem à sua candidatura, a FENPROF exigiu o alargamento do parzo, a que o MEC respondeu com apenas mais um dia. Ora,se o prazo já era apertado, com este problema de que o MEC tem de assumir responsabilidades, o adiamento era necessário, mas poderá ser insuficiente, aliás, como já o anterior parecia ser, tendo em con ta a própria natureza deste concurso e a enorme pressão que se abate sobre os docentes.

Acção dos professores e da FENPROF obrigou MEC a alargar o prazo de candidatura à bolsa de contratação de escola

1 a 30 de setembro - Protestos nas freguesias alentejanas onde fecharam escolas

Nas escolas de Vila Nova da Baronia (Alvito), Rio de Moinhos (Aljustrel) e Vila Ruiva (Cuba), todas no distrito de Beja, as crianças do 1º ciclo do ensino básico não foram à escola, em protesto contra o encerramento dos estabelecimentos de ensino e porque as autarquias se recusam a proceder ao seu transporte, alegando falta de recursos financeiros.

Protestos nas freguesias alentejanas onde fecharam escolas

2 de setembro - O SPRC recomenda que os professores não adiram ao novo CCT FNE/AEEP

O Sindicato dos Professores da Região Centro recomenda a não adesão ao novo Contrato Coletivo de Trabalho assinado entre a FNE e a AEEP.

RECUSE AMEAÇAS: NÃO ASSINE QUALQUER DECLARAÇÃO DE ADESÃO AO NOVO CCT FNE/AEEP

2 de setembro - Conselho Nacional aprova Política e Acção Reivindicativa da CGTP-IN

Reunido para analisar a situação política, económica e social do país, o Conselho Nacional da CGTP-IN definiu as linhas da Política Reivindicativa da central para 2015, convocou um Plenário Nacional de Sindicatos para 11 de Setembro e marcou uma Quinzena de Acções de Informação, Reivindicação e Lutas, de 23 de Setembro a 5 de Outubro, entre outras iniciativas.

Conselho Nacional aprova Política e Acção Reivindicativa da CGTP-IN

2 de setembro - CGTP-IN exige aumento do SMN para 540€

No final da reunião do Conselho Nacional, na conferência de imprensa, o Secretário-geral, Arménio Carlos, disse que foi marcado um plenário nacional de sindicatos para o dia 11 de setembro, que culminará com uma deslocação à Assembleia da República, onde será votada, no mesmo dia, a segunda alteração ao Orçamento do Estado para este ano.

Ainda no seguimento das conclusões da reunião, o Conselho Nacional aprovou a política e acção reivindicativa para 2015. Entre as principais reivindicações da intersindical está um aumento dos salários de 3% para 2015, adequado a cada um dos setores de atividade, que «assegure, pelo menos, 30 euros por mês aos trabalhadores», e o aumento do salário mínimo nacional para os 515 euros a partir de 1 de junho deste ano (com efeito retroativo), a sua atualização para os 540 euros em 2015 e para os 600 euros no início de 2016.

CGTP-IN exige aumento do SMN para 540€

11 de setembro - Arranque da campanha "Desmascarar os corruptos"

Unmask the Corrupt | Transparency International

Transparência Internacional quer regulação eficaz para acabar com o segredo da propriedade das empresas, regular o mercado dos bens de luxo e os vistos gold.

Campanha "Desmarcarar os corruptos" arranca em Portugal e mais 10 países

11 de setembro - Plenário Nacional de Sindicatos

Reunido para analisar a situação política, económica e social do país, o Conselho Nacional da CGTP-IN definiu as linhas da Política Reivindicativa da central para 2015, convocou um Plenário Nacional de Sindicatos para 11 de Setembro e marcou uma Quinzena de Acções de Informação, Reivindicação e Lutas, de 23 de Setembro a 5 de Outubro, entre outras iniciativas.

Conselho Nacional aprova Política e Acção Reivindicativa da CGTP-IN

5 de setembro - CGTP-IN exige ao Governo a discussão do Salário Mínimo Nacional

A CGTP-IN escreveu, a 5 de Setembro, ao Ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social solicitando que o Salário Mínimo Nacional passe a constar na ordem de trabalhos da reunião da Comissão Permanente de Concertação Social (CPCS), agendada para o dia 9, às 15 horas.

CGTP-IN exige ao Governo a discussão imediata do SMN

5 de setembro - Jornadas Sindicais SPRC 2014 - Debate com os Partidos Políticos

Para esta sessão foram convidados todos os partidos com assento parlamentar. Aceitaram ou encontraram disponibilidade para estar presentes o Partido Comunista Português e o Bloco de Esquerda. O PSD não respondeu, sequer, e o PEV, tendo em conta a composição do seu grupo parlamentar, por dificuldades de agenda justificou a sua ausência. PS e CDS, apesar de grupos parlamentares mais numerosos comunicaram a sua indisponibilidade.

Debate com os Partidos Políticos

5 de setembro - Reunião da FENPROF na DGAE

Colocação de Professores: novas confusões e atrasos revela irresponsabilidade, incompetência e desrespeito

Perante inúmeros problemas, técnicos e legais, com o concurso de professores à bolsa de contratação das escolas a FENPROF solicitou a marcação de uma reunião com carácter de urgência o que foi feito para, 5 de Setembro, às 14Hoo, na DGAE.

FENPROF reune hoje às 14H00 na DGAE

Face à situação de enorme confusão gerada em torno da apresentação de candidaturas à Bolsa de Contratação de Escola, a FENPROF esteve presente em 5 de setembro, pelas 14:00 horas, numa reunião, agendada a seu pedido, com o Diretor-Geral da DGAE, a fim de aí procurar apresentar propostas com vista à resolução ou atenuação dos problemas mais prementes identificados.

FENPROF apresenta propostas para resolver ou atenuar problemas que se abatem sobre os professores e as escolas

9 de setembro às 15:00 - Reunião da Comissão Permanente de Concertação Social (CPCS)

CGTP-IN exige ao Governo a discussão imediata do SMN

O Governo convocou os parceiros para uma reunião da Concertação Social para discutirem os anteprojetos da reforma do IRS e do decerto que racionaliza as medidas ativas de emprego. A atualização do salário mínimo não consta da agenda oficial, mas o tema irá ser abordado e promete até centrar atenções.

Parceiros sociais forçam debate sobre salário mínimo na reunião de amanhã da Concertação

O Governo não abriu o jogo sobre o que pretende fazer com o salário mínimo nacional. Grupo de trabalho volta a reunir-se na próxima semana e o debate deverá estender-se pelo menos até ao final do mês.

Governo adia compromissos sobre o salário mínimo

A CGTP-IN acusa o Governo de não querer aumentar o salário mínimo nacional (SMN), não se comprometendo com datas nem valores, e de andar a protelar esta situação em conluio com as entidades patronais.

O Secretário-geral da CGTP-IN, à saída da reunião de Concertação Social, esta terça-feira (09.09.14), disse que esta discussão "arrasta-se desde Janeiro de 2011", por falta "apenas e só de vontade política" por parte do Governo.

Outro dos argumentos defendidos por Arménio Carlos para justificar o aumento do SMN centrou-se no aumento das vendas nos serviços e turismo, e das exportações que continuam a subir em diversas indústrias.

Governo não quer o aumento do SMN

9 de setembro - A.R. ouve peticionários do distrito de Leiria em defesa da Escola Pública

A Comissão de Educação, Ciência e Cultura da Assembleia da República recebe amanhã, 10 de setembro, uma delegação em representação dos cerca de 4500 peticionários em Defesa da Escola Pública que subscreveram a petição sobre a situação de ataque à Escola Pública no distrito de Leiria.

A.R. ouve peticionários do distrito de Leiria em defesa da Escola Pública

10 de setembro - 5:00 - 11:00 Paralisação no Metropolitano de Lisboa

Das 5:00 às 11:00.

Das 8:00 às 11:00: Concentração dos Trabalhadores do Metropolitano de Lisboa na Avenida Sidónio Pais

Eventos para Quarta-feira, 10 Setembro 2014

Os trabalhadores do Metropolitano de Lisboa convocaram uma greve parcial para o dia 10 de Setembro, disse à agência Lusa a dirigente da Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (Fectrans), Anabela Carvalheira.

Trabalhadores do Metro de Lisboa marcam greve parcial para 10 de Setembro

Por motivo de greve parcial, convocada por várias organizações sindicais representativas de alguns trabalhadores do Metropolitano de Lisboa, E.P.E, para o próximo dia 10 de setembro (quarta-feira), prevê-se a paralisação do serviço de transporte do METRO entre as 06h30 e as 11h00. Está previsto que a normalização do serviço ocorra a partir das 11h30.

Greve Parcial | 10 de setembro

11 de setembro - Concentração de Trabalhadores do Pingo Doce no Porto

Duas dezenas de trabalhadores do Pingo Doce concentraram-se hoje, no Porto, em protesto contra o que dizem ser "atropelos e ameaças" da empresa aos seus direitos, nomeadamente a nível de horários e de processos disciplinares.

Porto - Trabalhadores do Pingo Doce falam em "clima de intimidação"

11 de setembro - Plenário de Sindicatos da CGTP culmina em protesto na AR

A CGTP-IN reúne, hoje, em Lisboa, o Plenário Nacional de Sindicatos, tendo como temas centrais a discussão da Política Reivindicativa da CGTP-IN para 2015 - estratégia e prioridades de acção, a dinamização e efectivação dos direitos de contratação colectiva, a quinzena de "informação, reivindicação e luta" (23 de Setembro a 5 Outubro), o Orçamento rectificativo, a "Reforma do Estado", o OE 2015 e a resposta sindical.
O Plenário terminará pelas 16 horas, saindo à rua em direcção à Assembleia da República, para manifestar a oposição à proposta de Orçamento rectificativo que estará a ser votado.

Plenário de Sindicatos da CGTP culmina em protesto na AR

No dia em que o Parlamento discute e vota o Orçamento Retificativo, a CGTP protesta na rua. Depois do Plenário Nacional de Sindicatos, que retificou a proposta de política reivindicativa para 2015 que a CGTP já tinha apresentado e que prevê aumentos salariais de 3%, o secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, convidou todos os sindicalistas presentes a desfilarem até à Assembleia da República para mostrar o seu descontentamento face às medidas de austeridade que têm sido implementadas pelo Governo e exortou-os a mobilizar, nas empresas, os trabalhadores para uma ação de luta "mais para a frente".

Protesto na Assembleia da República contra o Orçamento Retificativo

Os sindicalistas que, hoje, participaram no Plenário Nacional de Sindicatos deslocaram-se, no final dos trabalhos, para a Assembleia da República onde os deputados discutiam e votavam o Orçamento Rectificativo.

O Plenário Nacional de Sindicatos debateu a Política Reivindicativa da CGTP-IN para 2015 - estratégia e prioridades de acção, a dinamização e efectivação dos direitos de contratação colectiva, a quinzena de "informação, reivindicação e luta" (23 de Setembro a 5 Outubro), o Orçamento rectificativo, a "Reforma do Estado", o OE 2015 e a resposta sindical.

Sindicalistas manifestam oposição dos trabalhadores à proposta de Orçamento Rectificativo

12 de setembro - CGTP-IN apresenta acção judicial contra o Estado para reposição de valores dos subsídios

CGTP-IN apresenta acção judicial contra o Estado para a reposição dos valores dos subsídios de desemprego e doença, retirados ilicitamente entre Julho de 2013 e Janeiro de 2014

CGTP-IN apresenta acção judicial contra o Estado para reposição de valores dos subsídios

12 de setembro - Grupo parlamentar do PCP apresenta projecto de resolução sobre PACC e horários-zero

Segundo informação recebida do grupo parlamentar do PCP, foi apresentado um projecto de resolução com o qual este grupo parlamentar visa impedir a expulsão de mais de 8000 docentes da profissão e garantir a atribuição de componente lectiva a 917 docentes com horário-zero, entre outros efeitos.

Grupo parlamentar do PCP apresenta projecto de resolução sobre PACC e horários-zero

12 de setembro - Exclusão do concurso de contratação inicial de professores - minuta de recurso hierárquico

Atendendo à exclusão de muitos professores (código A09 - PACC) do concurso de Contratação Inicial, disponibiliza-se uma minuta de recurso hierárquico, que deverá de ser apresentado, através da aplicação electrónica, até às 23H59 do dia 17.09.14, 4ª feira.

Exclusão do concurso de contratação inicial - minuta de recurso hierárquico

12 de setembro - Passos Coelho recebido com protestos em Sernancelhe

Numa acção organizada eplo SPRC professores quiseram entregar ao primeiro-ministro uma carta que caracteriza as condições de abertura do ano lectivo. Passos Coelho não aceitou e mandou assessora para a receber, mas não se livrou dos protestos, fora e dentro da escola.

Passos Coelho recebido com protestos em Sernancelhe

16 de setembro - Petição em Defesa da Escola Pública volta a ser debatida na A.R.

Depois de no passado dia 10 de setembro a Comissão de Educação, Ciência e Cultura da Assembleia da República, ter recebido uma delegação em representação dos subscritores do distrito de Leiria, foi agora a vez (terça-feira, 16/09/2014) do distrito Castelo Branco, que, caraterizando a situação nesta região do país, reclama...

Petição em Defesa da Escola Pública volta a ser debatida na A.R.

17 de setembro - Reunião da Comissão Permanente de Concertação Social (CPCS)

O Governo não abriu o jogo sobre o que pretende fazer com o salário mínimo nacional. Grupo de trabalho volta a reunir-se na próxima semana e o debate deverá estender-se pelo menos até ao final do mês.

Governo adia compromissos sobre o salário mínimo

O Governo marcou para o dia 17 de setembro uma nova reunião do grupo de trabalho encarregue de discutir a atualização do salário mínimo nacional. Para as centrais sindicais, o tema já foi suficientemente discutido e a CGTP acusa mesmo o Executivo está a tentar adiar a subida do SMN para travar o efeito da orçamental que terá da medida juntos dos mas de 100 mil funcionários que recebem 485 euros por mês.

SMN: Governo marca reunião para 17 de setembro

17 de setembro - Concentração do Trabalhadores Ferroviários

O Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector Ferroviário e a Comissão de Trabalhadores da EMEF convocaram uma Concentração nacional para o próximo dia 17 de Setembro, pelas 10.30 horas, em frente ao Ministério das Finanças, em Lisboa, contra o processo de destruição da EMEF. Acusam o Governo de não dotar a empresa dos meios necessários para o seu funcionamento, numa estratégia de a ir desactivando e destruindo aos poucos.

CONCENTRAÇÃO NACIONAL - 17 SETEMBRO DEFENDER A EMEF E A PRODUÇÃO NACIONAL

17 de setembro - Trabalhadores da EMEF em greve

Os trabalhadores da EMEF estão em greve hoje, 17 de Setembro, e realizaram uma concentração nacional, pelas 10.30 horas, em frente ao Ministério das Finanças, em Lisboa, contra o processo de destruição da EMEF. Acusam o Governo de não dotar a epresa dos meios necessários para o seu funcionamento, numa estratégia de a ir desactivando e destruindo aos poucos.

Trabalhadores da EMEF em greve

17 de setembro - Comunidade educativa do distrito da Guarda recebida na Comissão de Educação, Ciência e Cultura

Encerramento das escolas e prejuízos que dele decorrem.

CPECC, da A. R., recebe hoje, 17 de Setembro, às 14H00, delegação do distrito da Guarda, contra o encerramento de escolas. Em 14 de Julho, por iniciativa do Sindicato dos Professores da Região Centro (SPRC), realizou-se uma reunião com professores, encarregados de educação, autarcas e assistentes operacionais de escolas atingidas pelo flagelo do encerramento das escolas.

Comunidade educativa do distrito da Guarda recebida hoje na Comissão de Educação, Ciência e Cultura

17 de setembro - CESP acusa Pingo Doce de violar normas de trabalho

O Sindicato dos Trabalhadores do Comércio alertou hoje para violações das normas de trabalho, com funcionários "intimados" a prolongar o horário, depois de cumpridas as oito horas. Na base das pressões está a falta de pessoas para o volume de trabalho e a vontade de gestores de algumas unidades locais conseguirem resultados com redução de custos, na tentativa de usufruírem de prémios e avaliações.

CESP acusa Pingo Doce de violar normas de trabalho

17 de setembro - CGTP-IN contra manobras eleitoralistas do Governo

Perante a pressão exercida pela CGTP-IN mas, sobretudo devido à luta dos trabalhadores, que criaram muitas dificuldades ao governo e aos patrões em arrastar e protelar por mais tempo uma decisão que já devia ter sido tomada há muito tempo atrás, a que também não é alheio o facto de o Governo estar cada vez mais isolado socialmente, quando se aproximam eleições legislativas, foi patente na reunião de hoje a “concertação”,cozinhada nos bastidores da própria CPCS, entre o Governo e alguns parceiros sociais, no sentido de virem a assumir um “compromisso” que, mais uma vez, não dá resposta às necessidades dos trabalhadores e das suas famílias.

CGTP-IN contra manobras eleitoralistas do Governo

18 a 27 de setembro - Campanha do PCP "Defender a Escola Pública - Garantir o acesso à educação"

O PCP inicia hoje uma campanha nacional em defesa da Escola Pública e do acesso à Educação, que irá decorrer até ao próximo dia 27 de Setembro, e que tem como objectivo consciencializar os portugueses sobre a importância estrutural e transversal da educação e o papel decisivo da Escola Pública na democratização do acesso e sucesso escolares.

Defender a Escola Pública - Garantir o acesso à educação

18 de setembro - CESP reúne com FNAC para discutir problemas graves

CESP (Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal) reúne hoje de manhã com a FNAC para discutir problemas graves que afectam os trabalhadores relacionados com actividade sindical e direitos sindicais, direitos dos trabalhadores e férias e aumentos salariais.

CESP reúne com FNAC para discutir problemas graves

19 de setembro - STAL reafirma exigência de travar a venda da EGF

O Conselho de Ministros aprovou, ontem, 18, a venda da EGF ao consórcio Mota/Engil/Suma, prosseguindo a sanha privatizadora apesar de já ter excedido largamente as metas «impostas» pela troika.

STAL reafirma exigência de travar a venda da EGF

O Conselho de Ministros aprovou a venda da EGF ao consórcio Mota/Engil/Suma, prosseguindo a sanha privatizadora apesar de já ter excedido largamente as metas «impostas» pela troika. A privatização da EGF é mais um passo no processo esvaziamento das competências das autarquias na área dos serviços públicos. É também uma antevisão do que se prepara para o sector da água.

STAL reafirma exigência de travar a venda da EGF

19 de setembro - Professores tomam posição em defesa de uma Educação Pública de Qualidade

Amanhã, sexta-feira, 19 de setembro, a partir das 10H00, a Assembleia da República volta a ser chamada a discutir a Escola Pública, os problemas que políticas muito negativas têm criado e as inegáveis vantagens para a generalidade dos portugueses. Trata-se de um debate que decorre de uma Petição promovida pela FENPROF e que foi subscrita por mais de 17.000 docentes de todo o país e dos diversos níveis de ensino e que, para além de sugerir a necessidade de o governo inverter a direção da sua política, salienta os muitos problemas com que os profissionais da educação e do ensino se confrontam.

Professores tomam posição em defesa de uma Educação Pública de Qualidade

19 de setembro - Trabalhadores da STCP manifestam-se

Os trabalhadores da Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP) vão realizar na sexta-feira uma manifestação contra “a degradação do serviço público” prestado, adiantando que diariamente a empresa não realiza “mais de 500 viagens” em toda a rede.

Trabalhadores da STCP manifestam-se na sexta-feira contra "degradação do serviço"

Os trabalhadores da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto vão realizar, sexta-feira, uma manifestação contra "a degradação do serviço público" prestado, adiantando que diariamente a empresa não realiza "mais de 500 viagens" em toda a rede.

Trabalhadores dizem que STCP falha mais de 500 viagens por dia

Os trabalhadores da Sociedade de Transportes Coletcivos do Porto realizam, sexta-feira, uma manifestação contra "a degradação do serviço público" prestado, adiantando que diariamente a empresa não realiza "mais de 500 viagens" em toda a rede.

As organizações representativas dos trabalhadores (ORT) advertem que, atualmente, para cumprir a oferta prevista nas escalas de inverno, a Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) precisa de mais de 140 motoristas.

"Neste momento, temos um défice brutal de motoristas. Acresce que, diariamente, a STCP deixa por realizar mais de 500 viagens em toda a sua rede", acrescentam as ORT.

Trabalhadores da STCP manifestam-se contra "degradação do serviço"

19 de setembro - Em defesa dos salários e pensões, das 35 horas e da dignidade dos trabalhadores

Os Sindicatos da Administração Pública dos diversos sectores (saúde, educação, administração fiscal, segurança social, administração local, etc.) reuniram na passada 6.ª feira. Nessa reunião foi aprovada a Resolução que a seguir se transcreve.

Trata-se de uma resolução cheia de importância política, tendo em conta a realidade no sector, designadamente quanto a emprego, carreiras, salários e condições de trabalho. O plenário aprovou a abertura de uma discussão com os trabalhadores com vista à realização de uma grande acção no final de Outubro/princípios de Novembro, bem como sobre as suas características, conteúdo e concretização.

Em defesa dos salários e pensões, das 35 horas e da dignidade dos trabalhadores

22 de setembro - Mais de cinco mil pessoas contra parquímetros em Sintra

CDU não vê razões para a instalação de parquímetros nas freguesias urbanas do concelho. Presidente da câmara lembra que o novo regulamento ainda está em consulta pública.

Mais de cinco mil pessoas contra parquímetros em Sintra

23 de setembro - Escola Pública (distrito de Coimbra) vai ser defendida em Audição Parlamentar

Em 23 de Setembro (3.ª feira), às 15H00, a Assembleia da República volta a confrontar-se com a defesa da Escola Pública, num debate provocado por mais de 5000 subscritores do distrito de Coimbra que querem políticas consentâneas com as exigências constitucionais e com os direitos de crianças, jovens e das suas famílias.

Escola Pública (distrito de Coimbra) vai ser defendida em Audição Parlamentar

23 de setembro - CP cria regulamento de comunicação que proíbe trabalhadores de falarem à imprensa

Documento é contestado pela Comissão de Trabalhadores e sindicatos que dizem que este viola a Constituição e colide com a liberdade de expressão e opinião.

CP cria regulamento de comunicação que proíbe trabalhadores de falarem à imprensa

23 de setembro - CGTP-IN contra cortes no pagamento dos feriados e horas extra

A manutenção dos cortes no valor de trabalho nas horas extraordinárias e dos feriados é desajustada, imoral e inconstitucional e acentua a precariedade dos trabalhadores.

CGTP-IN contra cortes no pagamento dos feriados e horas extra

23 de setembro - Oposição pede demissão da ministra da Justiça

O PCP e o PS pediram esta terça-feira, no Parlamento, a demissão de Paula Teixeira da Cruz, considerando que não tem condições para continuar depois do colapso do Citius. "Fugir não é solução para nada", contrapõe a ministra.

Oposição pede demissão da ministra da Justiça

23 de setembro a 5 de outubro - Quinzena de Acções de Informação, Reivindicação e Lutas

Reunido para analisar a situação política, económica e social do país, o Conselho Nacional da CGTP-IN definiu as linhas da Política Reivindicativa da central para 2015, convocou um Plenário Nacional de Sindicatos para 11 de Setembro e marcou uma Quinzena de Acções de Informação, Reivindicação e Lutas, de 23 de Setembro a 5 de Outubro, entre outras iniciativas.

Conselho Nacional aprova Política e Acção Reivindicativa da CGTP-IN

24 de setembro - Conferência “Educação, Esperanças de Abril”

No Conservatório de Música de Coimbra (pequeno auditório). Esta iniciativa, que conta com a colaboração de Aires Antunes Dinis (professor aposentado, licenciado em Finanças pelo Instituto Superior de Economia e desde sempre empenhado no estudo de questões da Educação), insere-se num conjunto de iniciativas que o Departamento de Professores Aposentados do SPRC realizará ao longo do ano e com as quais se visa a intervenção e envolvimento de todos os docentes no debate sobre a situação por que passa o nosso país.

Conferência “Educação, Esperanças de Abril”

24 de setembro - Activistas permanecem nas ilhas Selvagens juntamente com a marinha portuguesa

Navio da Marinha chegou na terça-feira à noite às ilhas. Protesto visa contestar prospecções petrolíferas para ali previstas.

Activistas permanecem nas ilhas Selvagens juntamente com a marinha portuguesa

Militantes da Alternativa Nacionalista Canária serão transportados para o Funchal e arriscam multa por terem estado nas ilhas sem autorização.

Marinha portuguesa identifica nas Selvagens dois independentistas das Canárias

24 e 25 de setembro - Greve nacional dos Enfermeiros

Sindicato dos Enfermeiros Portugueses anunciou dois dias de protesto que admite desmarcar se conseguir "compromissos claros" em reunião com a tutela a 17 de Setembro.

Enfermeiros anunciam greve nacional para 24 e 25 de Setembro

GREVE NACIONAL DE ENFERMEIROS
24 e 25 DE SETEMBRO - N/M/T/N/M/T
Concentração de Enfermeiros
25/Setembro - Junto ao Min. Saúde

Pela valorização do trabalho e da Enfermagem! Contra a exaustão, pela admissão de mais enfermeiros! Pela defesa do SNS!

Comunicação Social: Greve Nacional dos Enfermeiros

Sindicato diz que não foram apresentados compromissos claros e com prazos. Há novo encontro na segunda-feira, a última oportunidade antes da greve de 24 e 25 de Setembro.

Enfermeiros mantêm greve após reunião com tutela “com base em nada

Desde que o actual Governo tomou posse, em Junho de 2011, houve 208 greves no universo do Estado. Esta quarta-feira é a vez dos enfermeiros, quinta dos trabalhadores do metro, sexta dos funcionários judiciais.

Governo enfrenta uma greve a cada cinco dias

Protesto tem como principal motivo a carência generalizada de profissionais de enfermagem e a degradação das condições de trabalho. Cirurgias e tratamentos em ambulatório e nos centros de saúde são os serviços mais afectados pela greve. Ministério da Saúde comprometeu-se a contratar mil enfermeiros neste ano e mais 700 em 2015.

Enfermeiros começam greve nacional de dois dias com adesão superior a 80%

Os enfermeiros vão estar em greve amanhã e depois - 24 e 25 de Setembro. Na reunião realizada, ontem, com o Ministério da Saúde, não houve resposta às reividicações da classe. A grave carência de enfermeiros em todas as instituições do SNS não se minimiza com as contratações anunciadas pelo Governo, o qual também fez depender de um Acordo Colectivo de Trabalho, a negociar durante um ano - e sem greves - a harmonização da remuneração dos enfermeiros a CIT. O Ministério não deu igualmente a resposta necessária quanto ao desenvolvimento na carreira de milhares de enfermeiros especialistas, penalizados pela não revalorização salarial. Da mesma forma não houve resposta para problemas como: progressão salarial, reposição dos valores das horas penosas (trabalho nocturno, fins-de-semana e feriados), exclusividade, reposicionamento dos enfermeiros de acordo com o percurso profissional, harmonização salarial nos Cuidados de Saúde Primários, cumprimento das regras de horários e cumprimento das regras de horários de trabalho.

Enfermeiros confirmam greve em 24 e 25 de Setembro

25 de setembro - Greve de 24 horas dos Trabalhadores do Metropolitano de Lisboa

Os trabalhadores do Metro de Lisboa já entregaram um novo pré-aviso de greve para o dia 25 de Setembro, uma quinta-feira, desta vez para uma paralisação de 24 horas.

Trabalhadores do Metro marcam greve de 24 horas para dia 25

Os trabalhadores do Metropolitano de Lisboa, que estão hoje em greve parcial, convocaram uma nova paralização de 24 horas para 25 de Setembro, disse à agência Lusa Anabela Carvalheira, da Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (Fectrans).

Trabalhadores do Metro de Lisboa marcam nova greve para 25 de Setembro

O secretário-geral da CGTP-IN, Arménio Carlos, vai estar, hoje, 24 de Setembro, pelas 23 horas, no Metropolitano, na Av. Sidónio País, em Lisboa, para manifestar apoio e contactar os trabalhadores desta empresa que iniciam uma greve de 24 horas, para exigir a manutenção da componente social do serviço prestado pela empresa; a reposição do quadro de trabalhos, necessários para a reposição de um serviço com maior qualidade e segurança; o investimento que permita a reposição de um serviço com a qualidade e segurança que os utentes têm direito; o cumprimento integral do Acordo de Empresa e o fim dos roubos nos salários e nas reformas.

Greve dos trabalhadores do Metropolitano

A paralisação do Metro de Lisboa inicia-se à 00h de dia 24 e prolonga-se até à 00h de dia 25.

Metro de Lisboa em greve total amanhã

Desde que o actual Governo tomou posse, em Junho de 2011, houve 208 greves no universo do Estado. Esta quarta-feira é a vez dos enfermeiros, quinta dos trabalhadores do metro, sexta dos funcionários judiciais.

Governo enfrenta uma greve a cada cinco dias

26 de setembro - Paralisação Nacional dos Funcionários dos Tribunais

O Sindicato dos Funcionários Judiciais anunciou esta uma paralisação nacional para 26 de Setembro, seguida de um dia de greve em cada uma das novas comarcas durante todo o mês de Outubro.

Funcionários dos tribunais avançam com paralisação nacional seguida de um mês de greves

Na sexta-feira entram em greve os funcionários judiciais, que também se queixam de excesso de trabalho e de falta de pessoal. Os sindicatos lembram que a promessa do Governo de descongelar a admissão de mil novos trabalhadores continua por cumprir.

Governo enfrenta uma greve a cada cinco dias

22 de agosto a 30 de setembro - Greve ao Trabalho Extraordinário na Carris

Os trabalhadores da Carris iniciam a 22 de agosto mais um período de greve ao trabalho extraordinário em protesto contra a redução do pagamento às horas suplementares, disse fonte sindical.

Trabalhadores da Carris iniciam sexta-feira greve às horas extraordinárias

Outubro de 2014

2 de outubro - Greve dos Trabalhadores da Administração Local

Dirigentes e delegados sindicais, reunidos hoje de manhã em plenário na sede nacional do STAL, marcaram para 2 de Outubro uma jornada de luta e exigem «o descongelamento e publicação imediata» dos acordos colectivos de empregador público (ACEP).

Governo despreza a lei, trabalhadores e autarquias

Dirigentes e delegados sindicais, reunidos em plenário na sede nacional do STAL, marcaram para 2 de Outubro uma jornada de luta e exigem «o descongelamento e publicação imediata» dos acordos colectivos de empregador público (ACEP).

Plenário do STAL marca protesto para 2 de Outubro

7 de outubro - A Administração dos CTT efectuou a denúncia do Acordo de Empresa

A Administração dos CTT efectuou a denúncia do Acordo de Empresa (AE) em vigor e apresentou uma proposta negocial que visa eliminar vários direitos, abonos, subsídios e não apresenta aumentos salariais. Esta proposta visa claramente aumentar os lucros dos CTT, para dar aos accionistas. Claro que para isso é preciso tirar aos trabalhadores. A estratégia dos CTT, consubstanciada nesta proposta de revisão do AE, pretende desregulamentar a organização do tempo de trabalho, diminuir salários, subsídios e direitos sociais.

Administração dos CTT quer tirar aos trabalhadores para dar aos accionistas

A Administração dos CTT efectuou a denúncia do AE/CTT em vigor e apresentou uma proposta negocial. É previsível que as negociações se iniciem no princípio de Outubro. A proposta que os CTT apresentaram visa eliminar vários direitos, abonos, subsídios e não apresenta aumentos salariais.

Revisão do AE/CTT

9 e 10 de outubro - Greve dos Trabalhadores de Transportes de Braga

Funcionários de algumas das dez empresas de Braga afectadas paralisaram a cem por cento, segundo fonte sindical.

Trabalhadores de transportes em Braga em greve contra “humilhação, roubo e abuso”

10 de outubro - Transportes Urbanos de Guimarães em greve

Os Transportes Urbanos de Guimarães (TUG) e algumas empresas de transportes públicos estão em greve.

A paralisação aconteceu entre as 3:00 e as 10:00 horas de ontem e repetiur-se amanhã. O mesmo cenário poderá acontecer nos dias 3 e 4 de Novembro e também no mês de Dezembro.

De acordo com a Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações (FECTRANS), os trabalhadores dos Transportes Urbanos de Guimarães (TUG), ARRIVA e Transdev não aceitam a aplicação unilateral do conceito de tempo e disponibilidade, que substituiu o pagamento do trabalho extraordinário.

Transportes Urbanos de Guimarães em greve

2 de outubro - Greve dos Trabalhadores da Administração Local

Dirigentes e delegados sindicais, reunidos hoje de manhã em plenário na sede nacional do STAL, marcaram para 2 de Outubro uma jornada de luta e exigem «o descongelamento e publicação imediata» dos acordos colectivos de empregador público (ACEP).

Governo despreza a lei, trabalhadores e autarquias

Dirigentes e delegados sindicais, reunidos em plenário na sede nacional do STAL, marcaram para 2 de Outubro uma jornada de luta e exigem «o descongelamento e publicação imediata» dos acordos colectivos de empregador público (ACEP).

Plenário do STAL marca protesto para 2 de Outubro

  • Criado em .
  • Última atualização em .
Silvia Ribeiro
quais os meus direitos
Bom dia, trabalho num lar de idosos, assinei contrato no dia 1 de Outubro de 2013 e termina no dia 30 de Setembro de 2014, o ordenado base é de 485 euros mensais 121.25 euros de subsidio nocturno, no mês de Janeiro recebi 122.25 euros de subsidio de Natal referente aos meses de Outubro, Novembro e Dezembro, neste momento quero apresentar a carta de demissão .
A minha pergunta é quanto tempo tenho que dar á empresa e quais são os meus direitos a receber, ainda me faltam gozar 6 dias de férias referentes aos últimos 3 meses do ano 2013 e também as férias referentes a este ano, muito obrigada.