Skip to main content

Alteração do horario de trabalho por expansao para outros paises

Alteração do horario de trabalho por expansao para outros paisesfoi criado por Pedro Ferreira

14 Set. 2016 20:02 #15896
(Marta) - Boa tarde! Sou gestora, no meu contrato de trabalho tenho um horario laboral especifico. Atualmente a empresa em questao expandiu para o mercado estrajeiro. Por este motivo o horario de trabalho será por turnos ( comunicado por email este novo horario). a questao é, estou obrigada por lei a fazer este horario? o que posso fazer para impedi-lo? prevalece o que está no contrato de trabalho independentemente da atividade em questao? posso recusar a assinar o novo contrato coletivo? como devo agir.

Por favor Iniciar sessão ou Criar uma conta para se juntar à conversa.

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Alteração do horario de trabalho por expansao para outros paises

16 Set. 2016 14:11 #15917
Não está obrigada a cumprir um horário que foi alterado unilateralmente (veja o nr. 4 do artigo 217 do Código do Trabalho em vigor, aprovado pela Lei 7/2009 de 12 Fevereiro, na redação atual (em sabiasque.pt/codigo-do-trabalho.html ). À partida, o empregador não pode alterar as condições contratuais negociadas individualmente com o trabalhador, e assentes em contrato assinado por ambas as partes, sem que haja acordo entre as partes. Veja mais informação em sabiasque.pt/trabalho/legislacao/resumos...oes-contratuais.html

Para contestar a implementação de um novo horário e ter um suporte legal para a recusa de assinatura do "novo contrato coletivo" deixamos-lhe a sugestão de que consulte a ACT (contactos em sabiasque.pt/familia/noticias/2352-denun...resentar-queixa.html ) e/ou um advogado. A questão do contrato coletivo poderá ser complexa e poderá mesmo chegar a uma situação de resolução de contrato... mas para que seja a seu favor, alegando a impossibilidade de ajuste ao novo horário, pensamos que seja adequado "munir-se de armas legais", através da ACT ou de um advogado.

Por favor Iniciar sessão ou Criar uma conta para se juntar à conversa.

Tempo para criar a página: 0.954 segundos