Eliminar a mutilação genital feminina na Europa

Votos do utilizador: 5 / 5

 

A Comissão Europeia lançou uma consulta pública aberta até 30 Maio para recolher opiniões sobre o combate à mutilação genital feminina (MGF) e vai disponibilizar 15,1 milhões de euros para promover a igualdade de género. Segundo dados da Amnistia Internacional, na Europa, onde se estima que vivam 500 mil mulheres mutiladas, 180 mil meninas estão em risco anualmente de serem sujeitas à MGF.

No dia em que foi apresentado o 1º estudo sobre mutilação genital feminina (MGF) na União Europeia (UE) - 6 Março - a Comissão Europeia anunciou que vai recolher opiniões sobre as melhores medidas e práticas para eliminar a MGF da União Europeia, lançando uma consulta pública até 30 Maio.

O estudo foi realizado pelo Instituto Europeu para a Igualdade de Género (EIGE), a pedido de Viviane Reding (vice-presidente da Comissão Europeia), e conclui que “a maioria” dos Estados-membros da UE tem canalizado “recursos escassos” para alterar os comportamentos que conservam a prática da MGF. O estudo refere que, apesar de não existirem “indícios fortes” da prática de MGF no espaço da UE, pelo menos 13 Estados-membros, entre os quais Portugal, contam com vítimas, reais ou potenciais, entre os seus habitantes.

hand stop sign“Trata-se de uma prática extremamente agressiva, que viola os direitos humanos das mulheres e das crianças. A UE lutará para pôr fim à mutilação genital feminina(...) nos 365 dias do ano”, asseverou Reding. “O risco de uma mulher ser sujeita a esta prática deve constituir uma razão válida para a concessão de asilo ou protecção humanitária”, declarou, por seu lado, Cecilia Malmström, comissária responsável pelos Assuntos Internos, citada no comunicado oficial.

A Comissão Europeia aproveitou para anunciar um financiamento global de 15,1 milhões de euros para acções que promovam a igualdade de género. Desses 15,1 milhões, 3,7 milhões destinam-se a apoiar as acções de sensibilização sobre a violência contra as mulheres promovidas pelos Estados-Membros e 11,4 milhões serão entregues a organizações não-governamentais e outras associações de apoio às vítimas.

Fonte: http://www.noticiasaominuto.com/


4000 Caracteres remanescentes


Entrar no Sabias Que

 

A contracepção de emergência, ou 'pílula do dia seguinte', pode ser utilizada em situações em que houve falhas do método contraceptivo utilizado regularmente ou quando existiu uma...

Please publish modules in offcanvas position.