Índice do artigo

Votos do utilizador: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Porque é o 1º Maio comemorado como o Dia Internacional do Trabalhador?

1º de maio de 2015 - Programa das Comemorações

 1º de maio - Dia do Trabalhador 2014

Neste dia, em 1886, cerca de 500 mil trabalhadores saíram às ruas em Chicago, nos EUA, protestando contra as más condições de trabalho e exigindo a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias. Dezenas de trabalhadores - maioritariamente operários fabris - foram feridos e mortos pela polícia, que acabou por dispersar a manifestação. O dia marcou o início uma greve geral nos EUA.

1º Maio - Dia Internacional do Trabalhador

No dia 3 Maio houve um levantamento de menor escala que terminou em confrontos com a polícia e com a morte de mais manifestantes. No dia seguinte, 4 Maio, uma nova manifestação foi organizada como protesto pelos acontecimentos dos dias anteriores, tendo culminado no lançamento de uma bomba contra as forças policiais, matando alguns agentes. Como retalização, a polícia abriu fogo sobre a multidão, matando e ferindo dezenas de trabalhadores.

Estes acontecimentos são conhecidos como a Revolta de Haymarket, que resultou na prisão de 8 líderes da contestação, condenados à forca. Quatro deles foram executados, um suicidou-se antes do enforcamento e os três remanescentes receberam sentenças de prisão perpétua (que foram posteriormente revogadas, quando o Governador concluiu que todos os oito acusados eram inocentes).

Aqueles milhares de trabalhadores estavam convictos de que as horas de trabalho eram demais - entre 12 e 18 horas diárias - e a luta não parou. Nesta fase, fez-se sentir a intervenção da "solidariedade internacional" que pressionou o governo americano a anular o "falso julgamento" dos líderes e a proceder a um novo julgamento.

Em 1888, um novo júri reconheceu a inocência dos líderes dos trabalhadores, culpando o Estado americano, tendo sido ordenada a libertação dos 3 presos anteriormente condenados a prisão perpétua.

Em 1889, a segunda Internacional Socialista(1) reunida em Paris decidiu convocar anualmente uma manifestação com o objectivo de lutar pelas 8 horas de trabalho diário. A data escolhida foi o 1º de Maio, como homenagem às lutas sindicais de Chicago.

Em 1890 os trabalhadores americanos conquistaram a jornada de trabalho de 8 horas diárias, tendo sido a redução de 16 para 8 horas diárias aprovada pelo Congresso.

Em 1 Maio 1891 uma manifestação no norte de França é dispersada pela polícia, resultando na morte de alguns manifestantes, acontecimento que serviu para reforçar o dia como o dia de luta dos trabalhadores.

Em 1891 a Internacional Socialista de Bruxelas proclama esse dia como dia internacional de reivindicação de condições laborais.

Em 1919 o senado francês ratifica (aprova/valida) o dia de 8 horas de trabalho diárias e proclama o dia 1 Maio desse ano como feriado.

Em 1920 a Rússia adota o 1º Maio como feriado nacional, um exemplo seguido por muitos outros países.

 

Notas:

Na Europa o "Dia do Trabalhador" comemora-se sempre no dia 1 de Maio.

Nos Estados Unidos da América o "Dia do Trabalhador" é um feriado nacional, conhecido por "Labor Day", e celebra-se na primeira 2ª feira do mês de Setembro.

No Canadá este feriado chama-se "Dia de Oito Horas" porque comemora a vitória da redução do dia de trabalho para 8 horas.

4000 Caracteres remanescentes


A terça-feira de Carnaval não é considerada no Código do Trabalho português em vigor (Lei 7/2009 de 12 Fevereiro) como um feriado obrigatório. A data do Carnaval em 2020 é 25 de fevereiro e...

Comentários Recentes

Joana
2 dias 17 horas

Boa tarde. Estou numa empresa na qual me fizeram um contrato de 6 meses renovável por igual período no dia 02/01/2019. Esto ...

Neto Rosa
2 dias 20 horas

Por necessidade para habitação própria, preciso de denunciar um contrato de arrendamento de um quarto na habitação. O co ...

RaPid
2 dias 20 horas

Por necessidade para habitação própria, preciso de denunciar um contrato de arrendamento de um quarto na habitação. O co ...

Manuel Freitas
3 dias 8 horas

1. As faltas dadas por altura do casamento, durante 15 dias consecutivos, são justificadas. 2. O dia do casamento deve ser ...

ANA
3 dias 19 horas

Vou casar dia 21 de Marco de 2020 quando voltarei a trabalhar?