Boletim

Reforma Antecipada e Pensão de Velhice em 2013

Reforma Antecipada e Pensão de Velhice em 2013 4.9 out of 5 based on 143 votes.
Votos de utilizador:  / 143
FracoBom 

A reforma antecipada é uma aposentação voluntária que pode ser pedida pelo trabalhador a partir dos 55 anos de idade quando tenha, na data em que os completou, um mínimo de 30 anos de serviço, ou seja, de contribuições para a Segurança Social.

Reformas antecipadas para o setor privado em 2015

A última alteração à legislação da Segurança Social dita que quem se reformar antes da idade legal em vigor à data, os 65 anos, terá um corte de 6% por cada ano de antecipação, como seja o exemplo em baixo:

  • Quem se reformar com 55 anos tem um corte de 60% na pensão.

  • Quem se reformar com 60 anos tem um corte de 30% na pensão.

  • Quem se reformar com 62 anos e meio receberá menos 15% do valor da pensão.

Durante o Programa de Assistência Financeira a Portugal, o Governo anunciou a suspensão das reformas antecipadas, sendo que esta medida se aplica a todos os trabalhadores do setor privado e aos trabalhadores que ingressaram no setor público depois de 2006.

Enquanto estiver em vigência o programa de assistência financeira a Portugal está, igualmente, em vigor a suspensão do direito à reforma antecipada (até ao final de 2014), mas há casos em que o contribuinte (excetuando os funcionários públicos) pode ainda recorrer ao regime de flexibilização.


Daniel Community Builder Avatar   10.02.2015 (15:30:28)
Reforma por invalidez Sim Não

Boa tarde
Eu não sei se me vão poder ajudar mas vou tentar, meti os papéis para reforma por invalidez já fui chamado a uma junta com médico relator penso eu que é assim,o que queria saber é o valor da reforma se ficar bem
Eu tenho 42 anos trabalhei 23anos estive 3anosvde baixa médica tive que despedir por não conseguir trabalhar estou há um ano no fundo desemprego o meu vencimento quando trabalhava era de 1503 €
Precisava de ajuda para saber a minha vida

Obrigado

 
 
       
 
Beatriz Madeira Community Builder Avatar   18.02.2015 (16:05:15)
Sim Não

Caro Daniel, boa tarde.

Peça à Seg. Social a simulação da sua pensão e, quando receber a resposta por carta deve obrigatoriamente responder (no prazo de 15 dias seguidos) se quer, ou não, ficar com a reforma com o valor que lhe indicam na carta.

 
 
  Beatriz Madeira      
 
Daniel mota Mota Community Builder Avatar   18.02.2015 (16:08:01)
Sim Não

Muito obrigada

 
 
  Daniel mota Mota      
 
Daniel mota Mota Community Builder Avatar   19.02.2015 (13:57:16)
Sim Não

Sra Beatriz você disse me para ir á segurança social mas vou lhe ser sincero tenho vergonha de ir lá perguntar pk só tenho 42anos tenho vergonha para quem gostava muito de trabalhar e agora não poder trabalhar para mim é como quem me mata por isso se me poder ajudar agradecia lhe..
Muito obrigado

 
 
  Daniel mota Mota      
 
Beatriz Madeira Community Builder Avatar   19.02.2015 (14:25:02)
Sim Não

Caro Daniel, boa tarde.

Quanto gostaríamos que as situações fossem diferentes... mas, independentemente da sua idade, não é vergonha ter tido um acidente de trabalho e, sobretudo, não é vergonha requerer um apoio social que é seu direito.

Experimente fazer a simulação em http://www4.seg-social.pt/pensoes (pela aplicação terá que fazer a instalação ou por download do ficheiro).

 
 
  Beatriz Madeira      
 
Daniel mota Mota Community Builder Avatar   19.02.2015 (16:57:08)
Sim Não

Sra Beatriz muito obrigada por me responder,vou tentar fazer a simulação onde me disse para fazer,eu só quero saber mais ou menos quanto vou ganhar porque não sei como vou viver é mais um problema na minha cabeça..

Obrigada pela atenção

 
 
  Daniel mota Mota      
 
Daniel mota Mota Community Builder Avatar   20.02.2015 (11:10:57)
Sim Não

Sra Beatriz bom dia
Não consigo fazer a simulação se por acaso me quiser ajudar deixo aqui meu mail
g.....@h.........com

Obrigada

 
 
  Daniel mota Mota      
 
Daniel mota Mota Community Builder Avatar   20.02.2015 (22:32:34)
Sim Não

Se algum amigo ou amiga me quiser ajudar a fazer a simulação da reforma agradecia lhe deixo aqui meu mail

G.....@h...........com

 
 
  Daniel mota Mota      
 
Daniel mota Mota Community Builder Avatar   21.02.2015 (21:01:26)
Sim Não

g....
_...
@
H....
.com

Este é meu mail
Obrigada

 
 
  Daniel mota Mota      
 
Daniel mota Mota Community Builder Avatar   23.02.2015 (10:02:33)
Sim Não

Bom dia Gostava que alguém me ajuda se a fazer a simulação da reforma por favor..
Obrigado

 
 
  Daniel mota Mota      
 
Daniel mota Mota Community Builder Avatar   24.02.2015 (19:33:10)
Sim Não

Boa noite Ninguém me pode ajudar a fazer a simulacao da reforma por invalidez?

 
 
  Daniel mota Mota      
 
carlos jacinto malhado de magalhaes queiros Community Builder Avatar   07.01.2015 (17:29:35)
Se posso receber o subsidio de velhice Sim Não

Tenho 63 anos,faço 64 em Março,estou desempregado desde fins de 2001,recebo o RSI no valor 178,00 euros,queria saber se posso receber também
o subsidio de velhice.Tenho 25 anos de descontos.Muito obrigado

 
 
       
 
Beatriz Madeira Community Builder Avatar   18.02.2015 (16:03:10)
Sim Não

Caro Carlos Queirós, boa tarde.

A idade legal para a reforma - para receber a pensão de velhice - são os 65 anos, sendo que tem um corte de 6% por cada ano que antecipe a reforma. Pode pedir a simulação da sua pensão de velhice e, quando receber a carta da Seg. Social deve obrigatoriamente responder se quer, ou não, ficar com a reforma com o valor que lhe indicam na carta. Tem 15 dias seguidos para responder à carta que recebe da Seg. Social.

 
 
  Beatriz Madeira      
 
MARIA OLIVEIRA Community Builder Avatar   31.10.2014 (21:53:32)
reforma por desemprego de longa duração Sim Não

QUANDO FIQUEI DESEMPREGADA TINHA 57 ANOS E 8 MESES, (05-03-1955) DATA DE NASCIMENTO, DESEMPREGADA EM NOVEMBRO DE 2012 ATÉ 16 DE JANEIRO DE 2016, COM 33 ANOS DE DESCONTOS, QUANDO TERMINAR TEREI 60 AN0S E 10 MESES, SERÁ QUE POSSO PEDIR A REFORMA SEM PENALIZAÇÃO.
ESTIVE 3 ANOS A RECEBER O FUNDO DESEMPREGO.

 
 
       
 
Maria Alice Oliveira Community Builder Avatar   Website 24.02.2015 (18:00:03)
reforma antecipada por desemprego de longa duração Sim Não

Quando terminar o fundo desemprego tenho 60 anos e 11 meses, falta-me 11 meses para os 62 anos, mas como tenho 30 anos de descontos e mais os 3 anos do desemprego que também conta será que terei penalização.

 
 
       
 
Beatriz Madeira Community Builder Avatar   20.02.2015 (12:01:17)
Sim Não

Cara Maria Oliveira, bom dia.

Poderá pedir a reforma antecipada por desemprego de longa duração, sendo que o valor da reforma depende da data em que é pedido o subsídio de desemprego, da idade do beneficiário e dos anos de descontos.
O valor desta reforma sofre uma penalização por cada ano de antecipação face aos 62 anos. Veja a informação na página 3 deste artigo, em http://sabiasque.pt/trabalho/noticias/1813-reforma-antecipada-e-pensao-de-velhice-em-2013.html?showall=&start=2

 
 
  Beatriz Madeira      
 
Maria Alice Oliveira Community Builder Avatar   Website 19.02.2015 (21:34:42)
Reforma antecipada por desemprego de longa duração Sim Não

Citar :

QUANDO FIQUEI DESEMPREGADA TINHA 57 ANOS E 8 MESES, (05-03-1955) DATA DE NASCIMENTO, DESEMPREGADA EM NOVEMBRO DE 2012 ATÉ 16 DE JANEIRO DE 2016, COM 33 ANOS DE DESCONTOS, QUANDO TERMINAR TEREI 60 AN0S E 10 MESES, SERÁ QUE POSSO PEDIR A REFORMA SEM PENALIZAÇÃO.
ESTIVE 3 ANOS A RECEBER O FUNDO DESEMPREGO.
 
 
       
 
Maria Nabais Community Builder Avatar   30.10.2014 (18:33:49)
Pensão de Velhice vs Reforma Antecipada Sim Não

Boa noite,
Não sei se vou colocar uma questão sem nexo mas, alguém me pode esclarecer se a reforma antecipada é a mesma coisa de pensão de velhice?

 
 
  Maria Nabais      
 
Gilberto Gomes Community Builder Avatar   30.10.2014 (14:26:42)
Meus direitos Sim Não

Sou reformado pela policia militar por acidente de trabalho em servico, e gostaria de saber dos meus direitos. Porque no meu contracheue foi tirado algumas vantagens . Ex: auxilio moradia . E peço ajudar a saber do que tenho a receber.

 
 
       
 
A.Esteves Community Builder Avatar   07.09.2014 (19:31:40)
Reforma antecipada Sim Não

Tenho 55 anos, 38 anos de descontos e entrei no desemprego em maio de 2014 . quando posso pedir a reforma sem penalização ou com penalização minima

Obrigado

 
 
       
 
 

Para garantir uma resposta às suas perguntas, utilize preferencialmente o nosso fórum.