Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Coloca aqui as tuas dúvidas sobre horários de trabalho: Elaboração de horário de trabalho; Intervalo de descanso; Descanso diário; Mapa de horário de trabalho; Afixação e envio de mapa de horário de trabalho; Alteração de horário de trabalho; Banco de Horas
Ou, Isenção de Horário de Trabalho, Trabalho por Turnos, Trabalho Noturno e Trabalho Suplementar

Trabalho noturno - José Silva

Trabalho noturno - José Silvafoi criado por Beatriz Madeira

30 Ago. 2012 22:35 #5638
gostaria de saber se a entidade patronal pode obrigar um funcionário a fazer turnos depois de estar 10 anos sem os fazer por acordo verbal entre as partes?
e caso o possa fazer se existe alguma responsabilidade em providenciar transporte no horário noturno, para o funcionário que neste caso mora a mais de 50 kms do local de trabalho ?

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Trabalho noturno - José Silva

30 Ago. 2012 22:46 #5639
Caro José Silva, boa noite.

Relativamente ao passar a "fazer turnos depois de estar 10 anos sem os fazer", o trabalhador tem direito de recusar qualquer alteração ao horário de trabalho que tenha sido estabelecido aquando contratação inicial. Qualquer acordo relativamente à alteração de horário de trabalho deve ser escrita e assinada por ambas as partes em documento anexo ao contrato de trabalho (adenda).

Quanto à "responsabilidade em providenciar transporte no horário noturno" o trabalhador tem direito a compensação económica sempre que a alteração de horário acordada implique acréscimo de despesas para o trabalhador.

Uma forte sugestão, exija um documento escrito com as alterações e respetivas condições, nomeadamente o pagamento das despesas de deslocação ou a disponibilização de transporte da empresa em horário noturno. Assinado por ambas as partes e em duplicado, de forma a que fique com uma das cópias para si. Assinado por si e pelo empregador presencialmente, frente a frente, com entrega da cópia no momento.
Tempo para criar a página: 0.323 segundos