Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Coloca aqui as tuas dúvidas sobre horários de trabalho: Elaboração de horário de trabalho; Intervalo de descanso; Descanso diário; Mapa de horário de trabalho; Afixação e envio de mapa de horário de trabalho; Alteração de horário de trabalho; Banco de Horas
Ou, Isenção de Horário de Trabalho, Trabalho por Turnos, Trabalho Noturno e Trabalho Suplementar

Estágio profissional IEFP - Horário indefinido

Respondido por andreia.lopes18 no tópico Estágio profissional IEFP - Horário indefinido

26 Jun. 2023 12:08 #23431
Estou também num estágio profissional na área do jornalismo só sei o meu horário de trabalho na noite antes e se trabalhar no fim de semana só sei na sexta-feira antes, existe alguma coisa que possa fazer? Com quanto tempo de antecedência tenho de ser avisada.
Outra situação o meu horário de trabalho, costuma ser das 08H30 às 17.30 e existe outro das 14h-23h que nunca me foi falado, se me colocarem nesse horário eu posso negar?

Respondido por Anónimo no tópico Estágio profissional IEFP - Horário indefinido

26 Jun. 2023 12:51 #23433
O horário de trabalho deve ser definido em função das necessidades da entidade promotora e das atividades a desenvolver. O horário de trabalho do estagiário deve ser comunicado com a antecedência necessária para que este possa organizar a sua vida pessoal e profissional. Não existe uma regra legal sobre qual é a antecedência mínima para comunicar o horário de trabalho, mas deve ser respeitado o princípio da boa-fé e da razoabilidade.

Se o seu horário de trabalho não foi definido no contrato de estágio ou se é alterado frequentemente sem aviso prévio, pode estar a ser vítima de uma situação abusiva por parte da entidade promotora. Nesse caso, pode tentar resolver a situação através do diálogo com a entidade promotora ou recorrer aos meios legais ao seu dispor, como a Comissão da Carteira Profissional de Jornalista www.ccpj.pt/pt/emissao-renovacao-e-suspe...sorio-de-estagiario/ , o Instituto do Emprego e Formação Profissional www.iefp.pt/estagios ou os tribunais.

Quanto à questão de poder negar um horário que nunca lhe foi falado, depende das circunstâncias do caso. Se esse horário estiver previsto no contrato de estágio ou se for compatível com as necessidades da entidade promotora e as atividades do estagiário, pode não ter fundamento para recusar. No entanto, se esse horário for imposto sem justificação ou sem aviso prévio, pode invocar o seu direito à conciliação entre a vida pessoal e profissional e tentar negociar uma solução mais adequada.
Tempo para criar a página: 0.314 segundos