Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Coloque aqui todas as dúvidas que tenha sobre a família que não estejam relacionadas com as outras secções.

Testamento?

Testamento?foi criado por pipinhaeheh

19 Jun. 2013 15:08 #8383
Boa tarde.
Tenho um tio bastante idoso que decidiu deixar o dinheiro que tem após a morte à minha mãe(sua irmã).
Ela tem acesso às contas bancárias dele. Ele diz que basta isso para ela poder levantar o dinheiro.
A minha pergunta é: tendo ele mais irmãos, qual a melhor maneira da minha mãe mais tarde não vir a ter problemas com os restantes irmãos?
Eu sei que a minha mãe pode levantar o dinheiro mas legalmente os outros irmãos também são herdeiros e podem contestar a minha mãe.
O meu tio tem de fazer um testamento deixando-a como herdeira universal ou basta qualquer papel assinado por ele a dizer isso? Quais os efeitos fiscais destes actos?
A herança é sempre declarada ao estado?
Muito obrigada.

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Testamento?

19 Jun. 2013 15:41 #8384
Cara pipinhaeheh, boa tarde.

Não há nada como prevenir situações de possíveis equívocos e/ou conflitos, sendo que os outros herdeiros poderão vir a contestar a herança, com muitas "chatices" implícitas.

O melhor será fazer um testamento recorrendo a um advogado e registado em notário, em situação de "plena saúde" (sobretudo mental) do seu tio, atestada por médico se considerarem adequado e porque "mais seguro".

Quanto às implicações fiscais, a resposta é afirmativa, quaisquer "entradas" de dinheiro deverão ser declaradas em sede de IRS no ano seguinte ao do registo da remuneração.
Tempo para criar a página: 0.282 segundos