Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Tens dúvidas sobre a segurança social, as seguradoras, as finanças e outros descontos? Pergunta aqui!

Subsidio de Desemprego

Subsidio de Desempregofoi criado por Alexptg

31 Dez. 2011 17:21 #3247
Boa Tarde,

Estive a trabalhar desde Abril 2011 até Novembro 2011 em um Hotel e depois fui para o desemprego. Requeri o subsidio e até ontem o o processo estava "em analise". Acontece que em 2008 constitui firma que passado uns tempo não respondeu como pensavamos e infelismente tive de fechar a actividade nas finanças em Agosto de 2011. Como o processo na SS estava em analise já algum tempo, fui lá perguntei se havia algum problema ao qual me responderam que estava escrito como gerente da firma X, apresentei a declaração das finanças como tinha encerrado a firma no dia 27 de Dezembro e hoje vou ao site da SS e vejo que o meu processo de subsidio de desemprego foi indeferido.

Com isto quero dizer que não tenho qualquer rendimento no momento e já desde finais de 2010 que não tinha atá me empregar no Hotel em Abril.

Pergunto se pelos vistos, não terei direito ao subsidio de desemprego??

Em Janeiro de 2008 estive no desemprego e recebi durante mes e meio o subsidio mas ficou 1080 dias por receber pois informei que tinha começado a trabalhar.

Alguem que me saiba dar alguma ideia ou informação sobre isto???

Obrigado

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Subsidio de Desemprego

18 Jan. 2012 22:39 #3378
Olá, boa noite.

O caso não se afigura bom. Vejamos:

Se trabalhou e esteve inscrito na Segurança Social como trabalhador por conta de outrem entre Abril a Novembro 2011, o que faz 8 meses, e simultaneamente teve uma atividade aberta como sócio-gerente, que apenas fechou em Dezembro 2011, um mês depois de ter requerido o sub. desemprego, então não tem direito às prestações de desemprego. Os sócios-gerentes de empresas não têm direito a requerer sub. desemprego.

Pela informação de que dispomos, um subsídio de desemprego que tenha sido suspenso, tendo ficado com dias por receber, termina no final do prazo em que foi atribuído. Assim, se no momento em que pede a retoma do subsídio suspenso ou que requer nova atribuição de subsidio o anterior já terminou o primeiro prazo de atribuição, não poderá retomar o mesmo. Ou é aprovado um novo subsídio, ou não.

Respondido por Alexptg no tópico Subsidio de Desemprego

18 Jan. 2012 22:49 #3380
Boa Noite Beatriz,
Obrigado pela amável resposta.

A firma foi fechada em Agosto de 2011 e a declaração das finanças data desse mês mas a declaração na segurança social só foi entregue a 27 de Dezembro de 2011, será que isso muda o cenário que me disse?

Obrigado

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Subsidio de Desemprego

18 Jan. 2012 23:06 #3382
Olá, boa noite,

O caso poderá mudar de figura, mas não adianta muito. O facto de ter cessado atividade antes de ter ficado desempregado poderia ter levado a que conseguisse requerer o sub. desemprego, mas apenas ficam 3 meses entre o fecho de atividade e o desemprego do hotel, o que não é temo suficiente para ter direito ao subsídio. São necessário, pelo menos, 180 dias de registo de remunerações na Seg. Social para ter direito ao subsídio.
Tempo para criar a página: 0.300 segundos