Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Todas as dúvidas sobre os direitos da parentalidade no código do trabalho podem ser colocadas aqui.

Dispensa do trabalho após baixa de parto

Dispensa do trabalho após baixa de partofoi criado por Simartins

05 Jan. 2013 18:11 #6711
Boa noite.
venho por este meio solicitar alguns esclarecimentos quanto a minha dispensa do trabalho após a baixa de parto.
A dia 24/08/2012 terminou a minha baixa de parto (150 dias), no dia 23/08/2012 foi-me comunicada verbalmente a minha dispensa do trabalho pela minha entidade patronal( randstand, uma vez que não tinham trabalho.. tinha contrato a termo incerto). Recebi no inicio de setembro a carta de despedimento meti férias por 30 dias e a dia 26/09/2012 apresentei-me no local de trabalho e ai foi-me apresentada uma declaração de dispensa do local de trabalho até dia 30/10/2012. Recebi os valores que tinha a receber,mas posteriormente recebi a noticia que tinham colocado uma colega no mesmo departamento que veio de uma baixa de parto.
Questiono se esta situação é legal?
Simone Martins

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Dispensa do trabalho após baixa de parto

07 Jan. 2013 15:02 - 04 Nov. 2023 13:21 #6713
Cara Simone Martins, boa tarde.

A situação não nos parece muito clara, sobretudo, porque nos diz que: "posteriormente recebi a noticia que tinham colocado uma colega no mesmo departamento que veio de uma baixa de parto. ".

A "dispensa do local de trabalho" que refere pode ser feita pelo empregador caso queira que o trabalhador não esteja ao serviço mas, tratando-se de uma contratação a termo incerto, a trabalhadora puérpera (que amamenta ou aleita o seu bebé) está protegida em termos de despedimento. Ou seja, não pode ser despedida durante a amamentação (durante o tempo que durar, mediante atestado médico) ou aleitamento do bebé (até aos 12 meses) sem autorização das entidades competentes, ou seja, da ACT. Sugerimos-lhe que consulte a ACT* para verificar se, efetivamente, os procedimentos do empregador são legais e o que pode fazer para "reclamar" os seus direitos de reintegração na empresa.



* ACT - Autoridade para as Condições no Trabalho

- Esclarecimentos presenciais nas Lojas do Cidadão e nos Centros Locais, Pedido de esclarecimento escrito, Serviços desconcentrados e Queixa on-line em portal.act.gov.pt/Pages/Contactos.aspx
Ultima edição : 04 Nov. 2023 13:21 por Pedro Ferreira.

Respondido por Simartins no tópico Dispensa do trabalho após baixa de parto

07 Jan. 2013 21:16 #6741
Cara Beatriz Madeira, boa noite.
Agradeço desde ja a sua informação.
Esclareço também a informação ""posteriormente recebi a noticia que tinham colocado uma colega no mesmo departamento que veio de uma baixa de parto. " A noticia foi dada por ex-colegas que trabalham na area de que fui dispensada.
saliento também que estava na empresa desde 29/11/2004.

Atenciosamente
Simone Martins
Tempo para criar a página: 0.467 segundos