Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Aqui poderá colocar as suas dúvidas e/ou questões sobre salários e retribuições.

Acerto de Contas Após Rescisão de Contrato

Respondido por manuelhor no tópico Acerto de Contas Após Rescisão de Contrato

01 Jul. 2013 13:59 #8515
Boa tarde,

vou aproveitar este tópico, pois está de alguma forma relacionado com o acerto de contas.

O meu último dia de trabalho é a um sábado, neste caso, quando deve ser feito o acerto de contas? na sexta-feira ou na segunda-feira seguinte.

De realçar que a empresa se encontra encerrada ao sábado e domingo.

Obrigado.
Manuel

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Acerto de Contas Após Rescisão de Contrato

01 Jul. 2013 14:01 #8516
Caro Manuel, boa tarde.

Se "a empresa se encontra encerrada ao sábado e domingo", o "acerto de contas" é feito até ao último dia útil de trabalho, neste caso, a 6ª feira anterior.
Os seguintes utilizadores Agradeceram: manuelhor

Respondido por manuelhor no tópico Acerto de Contas Após Rescisão de Contrato

03 Jul. 2013 18:30 #8539
Aproveitando o tópico de rescisões, tenho as seguintes questões;

Ao longo do período de trabalho que estive na empresa não me foram dada as horas de formações obrigatórias, inclusive em alguns dias foram dasa acima das oito horas de formação...Isto é possível? tenho direito a receber horas extraordinárias?

Tenho viatura de empresa que utilizo também em âmbito pessoal ao fim-de-semana, apesar de não ter acordado com isso, a empresa pode imputar-me despesas de reparo da viatura assim como parquímetros não pagos ou mesmo multas, apesar de em algumas situações a viatura ser utilizada por outros colegas.

Muito obrigado pela atenção,
Manuel

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Acerto de Contas Após Rescisão de Contrato

04 Jul. 2013 14:57 - 04 Jul. 2013 14:59 #8546
Caro Manuel, boa tarde.

A formação proporcionada pelo empregador pode ser ministrada até 2 horas após o horário de trabalho "normal" (o que está acordado ou em contrato) sem que as mesmas possam ser consideradas "extraordinárias" e, consequentemente, sem direito ao respetivo pagamento.

Quanto à viatura, sendo uma "viatura de empresa" partilhada e com uso pessoal aprovado pelo empregador, não lhe poderão imputar a si particularmente, ou a qualquer outro trabalhador, os custos de manutenção, reparações, multas ou outros custos associados.

Para evitar problemas futuros, podemos sugerir-lhe que abdique de utilizar a viatura em dias de descanso ou para fins pessoais e que, caso veja ser adequado, se registe quem sai com a viatura e em que dias, a fim de se poder imputar despesas "extra" (como multas, por exemplo) ao trabalhador certo.
Ultima edição : 04 Jul. 2013 14:59 por Beatriz Madeira.
Os seguintes utilizadores Agradeceram: manuelhor

Respondido por manuelhor no tópico Acerto de Contas Após Rescisão de Contrato

06 Jul. 2013 00:16 #8560
Ainda no âmbito deste tópico, foram-me apresentadas as contas mas com valores mal calculados, os quais refutei quer verbalmente, assim como por mail, onde expus os erros referindo os respectivos artigos do código de trabalho.

Recebi uma resposta ao mail com informação de que o fecho de contas estava encerrado e foi realizada uma transferência monetária para a minha conta com o valor que me apresentaram (errado)...

De que forma devo proceder?

Obrigado.
Manuel

Respondido por manuelhor no tópico Acerto de Contas Após Rescisão de Contrato

07 Jul. 2013 11:42 #8561
Boa tarde Beatriz

Infelizmente os valores que me apresentaram no meu fecho de contas, para além de mal calculados, imputaram-me vários custos sobre ferramentas de empresa, sobre as quais nunca assumi responsabilidade efectiva.

Inclusive após apresentação das mesma e desacordo que manifestei recebi comunicação por mail, dizendo que as mesmas se encontrariam encerradas e com um comprovativo de transferência com o valor que me tinham apresentado...Não vejo outra forma senão abrir um processo judicial...

Que posso fazer?

Obrigado
Manuel
Tempo para criar a página: 0.354 segundos