Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Coloca aqui as tuas dúvidas sobre o acesso aos subsídios desemprego social de desemprego.
Se procuras ofertas de emprego, consulta a nossa página de ligações úteis da área do "trabalho".

Efectividade por não entrega da 2ª-via do contrato?

Efectividade por não entrega da 2ª-via do contrato?foi criado por Pedro Ferreira

07 Jul. 2010 15:04 #399
boa tarde,
assinei contrato em 28/12/2009 mas ate agora ainda nao me devolveram a cópia do contrato, neste momento renovaram-me o contrato por igual periodo de tempo, disseram-me que se a entidade patronal nao me devolvesse a 2ª via do contrato era considerado efectivo,é verdade?
obg

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Efectividade por não entrega da 2ª-via do contrato?

08 Jul. 2010 17:10 - 04 Nov. 2023 15:41 #412
O empregador é obrigado a dar ao trabalhador uma cópia assinada (por ambos) do contrato. O Código do Trabalho não refere a situação que descreve, ou seja, não refere que se não for entregue ao trabalhador a "2ª via" o contrato se converte em "sem termo". No entanto, o artigo 147 do Código do Trabalho diz que: "1 — Considera-se sem termo o contrato de trabalho: (...) c) Em que falte a redução a escrito, a identificação ou a assinatura das partes, ou, simultaneamente, as datas de celebração do contrato e de início do trabalho, bem como aquele em que se omitam ou sejam insuficientes as referências ao termo e ao motivo justificativo; (...).". Portanto, poderá haver aí matéria para uma "passagem a efectiva". Sugerimos que consulte a ACT - Autoridade para as Condições do Trabalho (pesquisa de contactos em portal.act.gov.pt/Pages/Contactos.aspx ) ou que ligue para a Linha de Atendimento Telefónico do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social (218 401 012) para saber como proceder para que a sua situação fique esclarecida.

A leitura da informação constante nesta mensagem não invalida a leitura integral dos artigos mencionados ou da secção correspondente do Código do Trabalho português em vigor. Disponível para consulta e/ou download nos artigos Novo Código do Trabalho entra em Vigor Dia 17 de Fevereiro ou Novo Código do Trabalho .
Ultima edição : 04 Nov. 2023 15:41 por Pedro Ferreira.
Tempo para criar a página: 0.276 segundos