Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Coloca aqui as tuas dúvidas sobre o acesso aos subsídios desemprego social de desemprego.
Se procuras ofertas de emprego, consulta a nossa página de ligações úteis da área do "trabalho".

Fundo Desemprego

Fundo Desempregofoi criado por crisaraujo

24 Jun. 2010 20:15 #333
Boa tarde,

Estou a receber subsídio desemprego de 419€ desde o dia 12.04.2010. Porém agora fui selecionada em uma empresa para fazer um part time (20horas por semana a receber 300€ por mes), porém é apenas para um reforço, sendo o contrato até dia 31.08.2010 podendo ou nao ser renovado até o natal. Portanto vou pedir subsídio parcial na segurança social e gostaria de saber se por acaso eu trabalhe apenas 2 meses nesta empresa e nao me renovem o contrato se volto a ter direito ao subsidio desemprego total.

Desde ja mto obg pela atenção.
Cristiane Araújo

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Fundo Desemprego

30 Jun. 2010 10:20 #350
A resposta é afirmativa, retoma o subsídio total de desemprego. Tem é que voltar à situação de desemprego de forma involuntária, ou seja, não pode despedir-se. O desemprego (não renovação de contrato) tem que ser por iniciativa do empregador.

Respondido por raquelpereira no tópico Fundo Desemprego

25 Jul. 2010 22:10 #456
Boa noite.

Tenho uma duvida que me parece aparentemente muito simples mas que não consigo obter resposta.

Estou de momento num trabalho temporario que não se enquadra com a minha área profissional e estou de momento com o meu subsidio de desemprego suspenso. Sou obrigada a aceitar contrato com a empresa utilizadora caso esta me proponha? Neste caso, se não aceitar um vinculo directo estou a comprometer o meu subsidio de desemprego ou sendo o meu contrato com a empresa de trabalho temporário não há problema?

Já agora no meu contrato tenho escrito que irei receber subsidio de férias não gozadas isso quer dizer que não tenho direito a férias visto estar incluido no contrato?

Obrigada

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Fundo Desemprego

26 Jul. 2010 18:06 #468
Não é "obrigada" a aceitar a contratação, independentemente de ser com a empresa utilizadora ou com a de trabalho temporário, mas o desemprego que se verificar no final do actual contrato deve ser por iniciativa do empregador (neste caso, a empresa de trabalho temporário) para ter direito a retomar o subsídio de desemprego. Este desemprego tem que ser involuntário, caso contrário está a comprometer a retoma do subsídio de desemprego.

Relativamente a férias não gozadas, o trabalhador não pode "não gozar" férias, ele tem direito a elas, o que pode acontecer, e por isso está escrito no seu contrato dessa forma, é que o trabalhador goza as férias fora do tempo do contrato, tendo direito a receber os dias de férias e o respectivo subsídio de férias.
Tempo para criar a página: 0.280 segundos