Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Coloca aqui as tuas dúvidas sobre o acesso aos subsídios desemprego social de desemprego.
Se procuras ofertas de emprego, consulta a nossa página de ligações úteis da área do "trabalho".

Subsídio de Desemprego vs. Criação de Empresa

Subsídio de Desemprego vs. Criação de Empresafoi criado por fb1981

18 Jul. 2015 01:24 #14193
Boa noite,

Antes de mais parabéns por esta página, que desconhecia, mas que presta um fantástico apoio a todas as famílias.
Assim, gostaria que me ajudassem na minha dúvida :
Estou a receber subsídio de desemprego e gostaria de saber se abrir uma empresa, na qual não terei qualquer remuneração, se perco o subsídio.

Desde já, obrigado.

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Subsídio de Desemprego vs. Criação de Empresa

27 Ago. 2015 17:13 #14377
Caro Filipe Beja, boa tarde.

A resposta é afirmativa, uma vez que a Seg. Social assume que abrir uma empresa é sinónimo de capacidade de criar meios de sustento próprios.

Obrigada pelo elogio ao site.

Respondido por a.almeida no tópico Subsídio de Desemprego vs. Criação de Empresa

09 Out. 2015 19:29 #14492
Em primeiro lugar um agradecimento pela plataforma e sua contribuição para uma cidadania informada.
Optei por utilizar este mesmo tópico, uma vez que penso que se enquadraria. Parto de um contexto com algumas variantes, pelo que acho necessário planificar por tópicos a situação que pretendo expor e obter o esclarecimento possível. Abaixo, cronologicamente:

1) Descontei para a Seg. Social por conta de outrém no período Jan 2009 até Mar 2012 (€800,00 brutos/mês), altura em que entreguei carta de demissão para continuar a actividade a recibos verdes (que já tinha aberta na altura);
2) Exerci a atividade desde aquela altura (Mar 2012) até Jan 2015, quando cessei a mesma
3) Em Jun 2015 reabri a atividade (neste caso 2 atividades)
4) Ora, este mês, recebi uma proposta de trabalho por conta de outrém pelo período de 1 ano (de Dez 2015 a 2016)
Desta forma, a minha questão ou questões principais são:

- Poderei, após este ano de trabalho, aproveitar para constituir a minha própria empresa através do programa de criação do próprio emprego?
- E, assim sendo, os valores que me serão atribuídos como suposto reembolso dos meus descontos para investir na empresa, serão também respeitantes aos descontos que fiz em anos anteriores, ou seja, somam-se os de 2009 a 2012 e todos os descontos que tenho feito estes anos, inclusivé a recibo verde?

Agradeço a atenção dispendida,
Cumprimentos
Tempo para criar a página: 0.502 segundos