Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Coloca aqui as tuas dúvidas sobre o acesso aos subsídios desemprego social de desemprego.
Se procuras ofertas de emprego, consulta a nossa página de ligações úteis da área do "trabalho".

Despedimento com justa Causa - Subsidio Desemprego

Despedimento com justa Causa - Subsidio Desempregofoi criado por anucha

05 Fev. 2015 10:36 #13248
bom dia
Tenho várias duvidas sobre este tema aos quais pedia ajuda

1º sendo despedida involuntariamente e com despedimento alegado pela entidade patronal por justa causa tenho direito a subsidio de desemprego

2º não concordo com este despedimento e pretendo impugnar judicialmente

ouvi falar que mesmo tendo sido decretado pela entidade patronal com justa causa imputável ao trabalhador eu posso pedir á mesma o subsidio de desemprego mas não sei como .

Alguém me pode ajudar o que tenho de fazer e que documentos preciso para avançar com o processo ?

obrigada!

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Despedimento com justa Causa - Subsidio Desemprego

09 Fev. 2015 16:11 - 21 maio 2023 18:36 #13277
Cara anucha, boa tarde.

Atualmente, se um trabalhador for despedido com justa causa, só tem direito ao subsídio se contestar a decisão da empresa em tribunal. Veja informações mais detalhadas em www.seg-social.pt/subsidio-de-desemprego

Para impugnar a decisão do empregador sugerimos-lhe que se dirija ao Tribunal de Trabalho da zona geográfica da sede da empresa e coloque as suas questões a um técnico/advogado desta entidade.
Ultima edição : 21 maio 2023 18:36 por Pedro Ferreira.
Os seguintes utilizadores Agradeceram: anucha

Respondido por Acacio no tópico Despedimento com justa Causa - Subsidio Desemprego

02 Ago. 2016 12:38 #15597
Se a decisão judicial mantiver o despedimento com justa causa tem que se devolver o subsídio?
Tiem-, me a dúvida sff

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Despedimento com justa Causa - Subsidio Desemprego

25 Ago. 2016 14:06 #15668
A resposta é afirmativa, se a decisão judicial for favorável ao empregador e se mantiver a decisão de despedimento por justa causa, terá de devolver qualquer montante entretanto recebido a título de prestação social de apoio no desemprego.
Tempo para criar a página: 0.319 segundos