Skip to main content
Bem-vindo, Visitante

Responder: subsidio de alimentação

Nota: Está a publicar a mensagem como 'Convidado', não poderá editar a mensagem ou apagar
Por favor, Iniciar sessão ou Registar para saltar este passo.

reCaptcha

X

Histórico do tópico: subsidio de alimentação

Max. mostrar os últimas 6 mensagens - (Última mensagem primeiro)

  • Beatriz Madeira
  • Avatar de Beatriz Madeira
30 Jan. 2015 16:14

Aqui ficam as respostas por ordem cronológica inversa, ou seja, a primeira resposta é a última aqui transcrita. Ler do fim para o princípio.


Caro Carlos Martins, bom dia.

As políticas adotadas pelas empresas não podem "ir contra" o que está estabelecido na legislação laboral, que define que os trabalhadores têm direito a receber a devida compensação pelo trabalho suplementar (horas extra) que prestam. Assim, podemos sugerir-lhe que contacte a ACT - Autoridade para as Condições no Trabalho para expor a situação e saber o que pode/deve fazer para atingir os seus objetivos.

Contactos da ACT:
1. Presencialmente nas Lojas do Cidadão (nem todas têm atendimento da ACT) - ver localidade/morada, Presencialmente nos Centros Locais - ver serviços desconcentrados e Online por escrito em portal.act.gov.pt/Pages/Contactos.aspx
4. Pelo número 707 228 448, nos dias úteis das 9h30-12h30 e das 14h00-17h30

Obrigada pelo reconhecimento do trabalho da equipa do sabiasque.pt

Votos de Bom Ano!
Pela equipa sabiasque.pt
Beatriz Madeira

> Caro Carlos Martins, bom dia.
>
> Lamentamos não ter compreendido a sua questão.
>
> Se, como diz, a empresa o informou (corretamente) que "os cinco dias de luto contavam a partir do dia nove", então seria aplicável o pagamento das horas de trabalho noturno do dia 8 Outubro, bem como o subsídio de refeição (em caso aplicável, uma vez que as empresas não estão obrigadas a pagar o subsídio de refeição ao trabalhador que presta menos de 5 horas de trabalho diário).
>
> Pela equipa sabiasque.pt
> Beatriz Madeira
>
> Caro Carlos Martins, boa tarde.
>
> Os dias de luto não são contabilizáveis para efeitos de pagamento de subsídio de refeição, assim como não é obrigatório o pagamento do referido subsídio ao trabalhador que presta menos de 5 horas de trabalho diário.
>
> Pela equipa sabiasque.pt
> Beatriz Madeira

  • Carlos Martins
  • Avatar de Carlos Martins
11 Dez. 2014 02:08

Boa noite,

Tenho uma questão para vos fazer referente ao subsídio de alimentação e horas nocturnas.

Sou vigilante e trabalho por turnos, no dia oito/Outubro fui trabalhar e durante o horário de trabalho o meu sogro faleceu, eu só soube quando cheguei a casa por voltas das 24h, questionei a empresa sobre quantos dias tinha para o luto e que documentos deveria entregar, foi-me tudo esclarecido via email, em que me disseram que tinha direito a cinco dias consecutivos e o documento a entregar seria passado pela funerária, e como no dia do óbito eu trabalhei os cinco dias contavam a partir do dia nove/Outubro.

Mas não foi o que aconteceu, descontaram-me o subsidio de refeição e as horas nocturnas referentes ao dia oito/Outubro, e agora depois de lhes reenviar os Emails referentes a conversa inicial, nunca mais me responderam.....

A meu ver tenho direito a receber o Subsidio de refeição assim como as horas nocturnas, pois independentemente do óbito, eu trabalhei nesse dia.

Obrigado pela atenção

Carlos Martins

Tempo para criar a página: 0.436 segundos