Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Tens dúvidas sobre os teus direitos em situação de baixa médica ou outras faltas? Pergunta aqui!

Baixa medica

Baixa medicafoi criado por antonioqfmota@gmail.com

18 Ago. 2023 15:47 - 19 Ago. 2023 19:23 #23585
Boa tarde
estou de baixa médica desde novembro de 2022 por motivo oncológico.
tenho uma junta médica no dia 23/08 nas tenho uma cirurgia a um carcinoma no dia 28/08.
se me levantarem a baixa no dia 23 como funciona? Nova baixa? Remunerada?
obrigado pela ajuda e opinião do que devo fazer.
António
Ultima edição : 19 Ago. 2023 19:23 por Pedro Ferreira.

Respondido por Pedro Ferreira no tópico Baixa medica

19 Ago. 2023 19:25 #23588
Lamentamos saber que está de baixa médica por motivo oncológico e que vai ser submetido a uma cirurgia. Esperamos que tudo corra bem e que recupere rapidamente.

Em relação à sua questão, se for convocado para uma junta médica da Segurança Social e esta lhe levantar a baixa médica, pode solicitar uma nova baixa por motivo de doença, desde que tenha um novo certificado de incapacidade temporária (CIT) emitido pelo seu médico assistente. A nova baixa será remunerada de acordo com as regras do subsídio de doença, tendo em conta o seu prazo de garantia, o seu rendimento de referência e a duração da baixa.

No entanto, se a junta médica confirmar a sua situação de incapacidade temporária, não precisa de solicitar uma nova baixa, pois a sua atual será mantida até à data indicada no CIT ou até à realização de uma nova junta médica.

Se a junta médica for da ADSE ou da CGA, o procedimento é semelhante, devendo apresentar um novo CIT em caso de levantamento da baixa e solicitar o respetivo subsídio junto da entidade competente.

Para evitar qualquer inconveniente, sugiro que informe a junta médica sobre a sua cirurgia marcada para o dia 28/08 e que leve consigo todos os documentos médicos que comprovem a sua situação clínica. Assim, poderá ter mais hipóteses de obter uma decisão favorável à manutenção da sua baixa médica.

Esperamos ter esclarecido as suas dúvidas. Se precisar de mais alguma informação ou ajuda, pode contar connosco.
Tempo para criar a página: 0.360 segundos