Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Tens dúvidas sobre os teus dias de férias, feriados e dias de descanso? Pergunta aqui!

Férias - Susana

Férias - Susanafoi criado por Beatriz Madeira

04 Set. 2012 15:40 #5655
boa tarde,no meu local de trabalho á falta de organizaçao por parte da entidade patronal,n a´qualquer mapa de ferias a n ser uma folha com os nossos nomes feita por nos,o q acontece é q o patrao esqueceu se de marcar na folha uma semana q eu já lhe tinha dito q presisava,e uma colega viu essa mesma semana livre e marcou para ela o q acontece é q n vou poder mesmo ir trabalhar essa semana ele diz q n tem culpa...foi de ferias e n tocou no assunto qd ele chegar eu já n estou posso ser despedida??obrg

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Férias - Susana

04 Set. 2012 15:50 #5656
Cara Susana, boa tarde.

A situação não é clara porque não há um mapa de férias (falha grave do empregador), mas também não é boa "para o seu lado". O facto de não estar a trabalhar quando o empregador regressa e de, provavelmente, haver falta de trabalhadores de forma a assegurarem o trabalho, uma vez que a sua colega está de férias, pode tornar-se complicado para si. Não havendo nada escrito e com aquilo que parece ser uma atitude de "não quero saber" do seu empregador, a situação pode ser complicada para si.

Tinha assinalado a dita semana na sua folha de férias? Como é que a entregou ao empregador? Tem algum registo que lhe permita provar que tinha "reservado" essa semana para férias? Se assinalou a semana na "sua" folha e a entregou por e-mail, então poder-se-à dizer que "está safa". Se, caso contrário, apenas existe uma folha onde todos marcam as férias e a sua colega, efetivamente, "reservou" uma semana que estava "livre" na folha, então poderá incorrer em faltas injustificadas ou abandono de posto de trabalho. Se forem até 9 dias de faltas consecutivos poderão vir a ser apenas faltas injustificadas; se forem 10 ou mais dias seguidos de faltas, então poderá vir a ser acusada de abandono de posto de trabalho e despedida com justa causa.

Respondido por susananunes no tópico Férias - Susana

04 Set. 2012 22:43 #5662
boa noite desde já muito obrg pela ajuda..n eu n tenho como provar q tinha aquela semana marcada visto q a folha q eu dei ao meu patrao com as minhas ferias marcadas ele deitou no lixo,n marcando na folha devida,já é a segunda vez q isto me acontece por n estar tudo feito como manda a lei,a primeira vez q foi o mes passado eu ainda com muito custo anulei as minhas ferias perdendo assim algum dinheiro e n fui...mas agora n vou poder perder outra vez já é demais tendo tb outras pessoas incluidas.. :( somos tres funcionarias,a minha colega diz q n vai abdicar desses dias eu digo o mesmo pois sinto-me sempre a prejudicada sendo assim ele fica só com uma funcionaria durante uma semana...como posso eu agir perante esta situaçao. :huh: obrg

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Férias - Susana

05 Set. 2012 15:25 #5664
Cara Susana, boa tarde.

Sozinha será muito difícil fazer-se valer dos seus direitos, uma vez que a atitude é "deitar fora" o que não interessa. Sugerimos-lhe que consulte um advogado para que este a ajude a perceber como pode atuar sem se prejudicar, uma vez que não se advinham "boas coisas" do seu empregador. Se já perdeu dinheiro com as férias anteriores, então deveria ser compensada por elas. Veja com o advogado o que poderá fazer para não voltar a perder tudo. Isto não quer dizer que seja logo para avançar com uma ação contra o seu empregador, será apenas para perceber quais as suas opções, o que pode fazer legalmente sem ser prejudicada e sem perder os seus direitos (e as férias novamente!).
Tempo para criar a página: 0.295 segundos