Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Tens dúvidas sobre os teus dias de férias, feriados e dias de descanso? Pergunta aqui!

Marcação de férias

Marcação de fériasfoi criado por Pedro Ferreira

22 Mar. 2024 23:34 #24178
(João) - Tem a minha entidade patronal, direito a ESCOLHER METADE DAS MINHAS FÉRIAS, PARA QUANDO LHE APETECER, segundo a argumentação deles é que podem escolher metade dos dias a que tenho direito e eu a outra metade, como a minha parceira trabalha em França, quando cá vem de férias eu gostaria de tirar as férias seguidas.

Respondido por Pedro Ferreira no tópico Marcação de férias

24 Mar. 2024 16:20 #24180
Segundo a legislação laboral em Portugal, a marcação do período de férias deve ser feita por acordo entre o empregador e o trabalhador. Na falta de acordo, o empregador pode marcar as férias, mas deve respeitar algumas regras, como garantir pelo menos 10 dias úteis consecutivos de férias.

Além disso, os cônjuges ou unidos de facto que trabalhem na mesma empresa têm o direito de gozar férias na mesma altura, a menos que isso cause prejuízo grave para o empregador. No seu caso, como a sua parceira trabalha em França, essa regra específica pode não se aplicar diretamente, mas é um indicativo da importância que a lei dá à coordenação das férias familiares.

É recomendável que tente negociar com a sua entidade patronal a possibilidade de gozar as suas férias de forma contínua, especialmente se houver razões familiares importantes, como é o caso. Se não chegar a um acordo, pode procurar aconselhamento junto da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) ou de um advogado especializado em direito do trabalho para explorar as suas opções legais. Espero que consiga chegar a um entendimento que permita gozar as suas férias de acordo com as suas necessidades.
Tempo para criar a página: 0.302 segundos