Apoios sociais ao arrendamento

Votos de utilizador:  / 224
FracoBom 

Existem apoios estatais ao arrendamento, nomeadamente através de Habitação Social, Arrendamento Jovem, Subsídio de Renda de Casa e Mercado Social de Arrendamento. A Habitação Social destina-se a pessoas/famílias sem possibilidade de arrendamento de habitação no mercado livre. O Arrendamento Jovem é orientado aos que têm entre 18 e 30 (ou 32) anos e desejam arrendar uma habitação. O Subsídio de Renda de Casa é uma prestação de apoio social para situações de carência económica. O Mercado Social de Arrendamento dirige-se aos que, com rendimentos superiores aos que permitem a atribuição de uma habitação social, não apresentam capacidade financeira para arrendarem um imóvel em mercado livre.


daniela santos Community Builder Avatar   25.07.2017 (23:23:41)
arrendamento jovem Sim Não

boas noites, eu estou sozinha a pagar uma renda de 500euros e recebo 650euros do meu trabalho será que tenho direito a ajuda do arrendamento jovem ??

 
 
       
 
Sara Lopes Community Builder Avatar   22.07.2017 (20:53:02)
Sim Não

Olá boa tarde tenho 3 filhos e estou desempregada , tenho que deixar a casa onde estou e só recebo abonos dos meninos o que posso fazer? Já pedi o rsi que foi indeferido pois no trabalho onde estava disseram me para assinar uma rescisão de contrato eu assinei pensando ser a empresa a despedir me quando vim a saber o que lá dizia formalmente era eu a despedir me. Não tenho como arrendar outra casa. Já fui a câmara as casas estão todas ocupadas. Obrigado

 
 
       
 
Cátia Sedas Community Builder Avatar   20.07.2017 (19:47:56)
Arrendamento social Sim Não

Boa tarde. Tenho 26 anos e um filho com 6 anos. Sou mãe solteira, e estou desempregada outra veZ. gostava de saber como posso concorrer a uma casa social.
Cumpts

 
 
       
 
Helena Community Builder Avatar   07.07.2017 (06:45:46)
Ajuda da renda Sim Não

Boa noite estou sozinha com uma filha e nao tenho como pagar a renda e de 350 euros ja pedi uma vez ajuda a seguranca social mas so me deram ajuda so um mes nao sei a quem pedir ajuda para pagar a renda dos meses seguintes e estoy desempregada sa quem devo pedir ajuda

 
 
       
 
Liliana Community Builder Avatar   03.06.2017 (08:24:18)
Sim Não

O meu irmão dorme num carro há meses pode requerer o fundo de emergencia social?

 
 
       
 
Beatriz Madeira Community Builder Avatar   05.06.2017 (15:47:20)
Sim Não

Liliana, o seu irmão deverá dirigir-se a uma Junta de Freguesia, a um Centro Distrital da Seg. Social ou a instituições de solidariedade social (centro social, centro paroquial, IPSS) para falar com um/uma assistente social para ser encaminhado para a melhor resposta possível, ou a mais adequada.

 
 
  Beatriz Madeira      
 
leonel Community Builder Avatar   03.07.2017 (15:06:55)
Duvidas Sim Não

Ola boa tarde sou natural de coimbra centro tenho 32 anos e 2 filhos sendo 1 a meu cargo, fui sapateiro em toda a minha vida estou desempregado desde março de 2017.
Nao tenho qualquer tipo de rendimentos nem rsi nem fundo desemprego nem qulquer tipo de ajuda.

Faço trabalhos ilegais para poder sobreviver, mas ja nao consigo manter as contas, a minha esposa ganha os miseros 500euros. Preciso de ajuda para poder viver, senao seremos mais uns que iremos viver do estado.

Quero abrir o meu espaço e empregar funcionarios, preciso de alimentar a minha familia e pagar as minhas contas.
Porque ninguem ajuda?! Temos que matar 1 alguem para que alguem nos ouça?
Porque ajudam apenas os toxicodependetens? dao dinheiro alimentacao cama quentinha e drogas, e a nos ? que descontamos durante anos para o estado?!
Porque soumos penalizados?!
Porque ninguem nos ajuda?!

Terei eu que arranjar armas ilegais e matar pessoas para poder ser ajudado?! E quando eu matar o presidente da s.social o 1 ministro e o resto que conseguir sera que apareco na tv?! Sera que no fim ja me chamam de parasita assasino a mim ?!
Quando somos humildes honestos sinceros Cagam todos em cima de nos, quando muitos sabem que existem muitos apoios da s.social do estado, mas esses parasitas querem tudo para eles e para os filhos deles e o povo portugues que se lixe.

E agora eu!?

Estou desempregado, quero abrir a minha empresa, preciso de comer todos os dias e dar de comer ao meu filho, aonde andam os descontos que fiz para a s.social?!
Porque pagamos todos os meses e quando estamos no fundo do poço nos mandam a merda?! porque inventam tretas e historias?!
Ate o abono do meu filho foi lhe retirado a mais de 6 meses.
Digam me Quem tenho eu que matar 1º para porem a merda do pais andar pra frente?!

sao todos uns ladroes e xulos vivem todos bem a nossa custa, teem bons carros e boas vivendas mas somos nos que pagamos, sao todos uma cambada de curruptos

Enfim e o nosso pais....

Eu continuo a espera de uma resposta vinda de algum lado, mas todos leem o que a gente escreve e apagam ou ignoram o que uma pessoa diz.

Havia de haver um atentado que deus me perdoe e matar esses chulos esses chupistas. So pensam neles esses grandes que ganham milhares para engordarem a peida sentados na cadeira e ler papaeis que nem sao eles que escrevem....


Estou revoltado com este pais.

Um dia aparcerei na tv por matar esses filhos da mae que sao sansungas chupistas.

 
 
       
 
Beatriz Madeira Community Builder Avatar   03.07.2017 (16:29:33)
Sim Não

Porque não tem RSI? Porque não tem subsídio de desemprego? Já falou com algum assistente social da Junta de Freguesia ou da Segurança Social? Já falou com alguma instituição social da sua área de residência?

 
 
  Beatriz Madeira      
 
Leonel Community Builder Avatar   03.07.2017 (16:43:21)
Sim Não

Boa tarde e um ámen, fui respondido.
Respondendo as suas prgtas.
Sim já pedi o rsi mas foi indeferido a resposta que me deram, a minha esposa ganha mais que 500€, lembro que a minha esposa não tem trabalho mas sim um curso de apoio a pessoas deficientes.

Assédio moral durante 2 anos único funcionário na empresa, provas medicas como andva sobre medicação, tive de baixa ate 26de marco dia 27 segunda feira a entidade patronal já não me deixou trabalhar.

Sim já falei com a minha assistente social, disse que não sabe se me pode ajudar com alimentação, pediu ajuda a CMC e disse que me podiam ajudar com 200€ mas só isso e só por 1 vez.

Pedi ajuda com a renda da casa dizem que não ha ajudas. Pedi para ficar isento na s.social para poder passar recibos, dizeram que não era possível.
Vou todas as semanas a s.social saber o pq de não ter o abono do meu filho pouco ou muito ajudava imenso, dizem que nao sabem.
Pedi ajuda para pagar os meus créditos do dentista, fizeram que não e possível.

E muito triste eu ter que ir roubar uma couve a uma horta para poder fazer uma sopa para dar de comer ao meu filho.
Sou jovem apenas tenho 32 anos nao consigo arranjar trabalho da noite para o dia, andi 1 mês a trabalhar no duro pagaram 150€ de 30 dias de trabalho.
Não sou cigano pois se fosse já tinha direito a tudo, não entendo eu fiz descontos durante anos e nem ajuda do rsi , os ciganos nunca descontaram e tem tudo. Chama se a isto descriminação

Obrigada senhora por ter respondido e dsclpe o meu nervosismo mas é ficar revoltado

 
 
       
 
Beatriz Madeira Community Builder Avatar   03.07.2017 (17:18:09)
Sim Não

Relativamente ao despedimento, se o empregador fazia os seus descontos para a Seg. Social (confirme na Seg. Social que a sua carreira contributiva esteve ativa durante o período que trabalhou para este empregador), então não é possível despedirem-no de um dia para o outro. O despedimento é um processo que tem de ter uma comunicação escrita e uma indemnização. Devia fazer queixa na ACT - Autoridade para as Condições no Trabalho rapidamente para não lhe dizerem que já não podem fazer nada (ver contactos em http://sabiasque.pt/familia/noticias/2352-denunciar-ou-apresentar-queixa.html). Mesmo que não tenha um contrato de trabalho escrito, se trabalhou 2 anos com descontos e não houve carta de despedimento, ainda é trabalhador da empresa… Só pode fazer queixa enquanto for trabalhador na empresa.

Relativamente ao RSI, se o agregado familiar for você, a sua esposa e o seu filho menor, então o valor máximo que poderiam receber (em conjunto) para ter direito ao RSI seria à volta dos 400 Eur. Daí o indeferimento. O salário mínimo em Portugal é atualmente de 557 euros mensais. Ela deverá ganhar, no mínimo, este valor.

Relativamente ao Abono de Família, se vivem só os 3 (você, a esposa e o filho menor) e apenas ela ganha /- 500 Eur/mês, o que faz cerca de 6000 Eur/ano, então vocês, o agregado familiar está no 3º escalão, sendo que tem direito ao Abono de Família. Porque o cortaram? Porque lhe dizem que não tem direito?

Abono de Família para famílias no 3º escalão com 1 criança a cargo:
- com idade igual ou inferior a 12 meses - 95,08€
- com idade entre os 12 e os 36 meses - 38,64€
- com idade superior a 36 meses - 27,35€

Sugerimos-lhe que fale com outras assistentes sociais (da Junta de Freguesia ou de instituições sociais e paróquias), pode ser que uns saibam umas coisas e outros outras coisas... não quanto a apoios do Estado, que por aí já percebeu que não tem muito para onde se virar, mas poderão conhecer apoios de instituições, por exemplo.

Quanto à abertura do "seu espaço" (e antes de se pôr a pensar em funcionários), não será mais simples abrir atividade nas finanças e passar recibos dos serviços que vai fazendo e, por exemplo, destinar um pequeno espaço em sua casa como se fosse uma oficina (de sapateiro...)? Deve pedir isenção de pagamento de contribuição à Seg. Social (veja em https://www.economias.pt/isencao-de-contribuicao-de-seguranca-social-dos-recibos-verdes/).

 
 
  Beatriz Madeira      
 
Leonel Community Builder Avatar   03.07.2017 (17:38:17)
Sim Não

Ola sim eu sei disso tudo e acredite tentei pedir ajuda aos mais entendidos mas viram me as costas, trabalhei 15 anos para esse sapateiro, eu andei no act foi no act que me mandaram ir ao medico e foi no act que dizeram que era assedio moral. No act dizeram para me vir embora e aceitar o que o patrão queria dar.lembro que tentei denuncia lo as finanças a dizer que ele foge ao fisco e tem lá pessoas a trabalhar ilegais. Já para não falar em falsificações de assinaturas a entidades bancarias. Ignoraram me uma vez mais.conheço todos os podres daquele patrão e acredite a empresa faz mais de 400€ por dia e ele apenas regista 130€ todos os dias. Eu tive a frente daquela oficina 8anos sei tidos os podres. Mas sempre me ignoraram.

Ele sempre fez todos is descontos, já pensei em pedir um advogado oficioso mas tenho receio de perder em tribunal e tet que pagar ainda.

No abono não dizem nada em concreto ao fim de ser mal educado na partição a senhora deu me um papel para conprovar os rendimentos assim o fuz e ate hoje nada.

Lembro que a minha mulher ganha 540€ e não e um trabalho e qql coisa como C do iefp
Sendo que em setembro acaba o contrato r não Sei o que fazer a minha vida.
Agradeço imenso a sua disponibilidade em querer ajudar, mas já iz tudo o que você seguere logo em que fui despedido, levando que ele alegou na s.social que fui eu que vim embora

 
 
       
 
Beatriz Madeira Community Builder Avatar   04.07.2017 (10:04:19)
Sim Não

Leonel, peça um advogado à Seg. Social. Veja em http://www.seg-social.pt/protecao-juridica

 
 
  Beatriz Madeira      
 
Leonel Community Builder Avatar   04.07.2017 (10:25:04)
Sim Não

Obrigado e o que farei hoje! Cmps e passe bem

 
 
       
 
Liliana Raimundo Community Builder Avatar   06.06.2017 (12:17:49)
Emergência social Sim Não

Desde já agradeço a pronta resposta, sou licenciada em Serviço Social, já o alertei para pedir ajuda, por vezes as pessoas têm vergonha, neste momento não o posso acolher até porque ele trata-nos mal.
Grata.

 
 
       
 
Moises Community Builder Avatar   13.05.2017 (10:19:19)
Preciso da ajuda eu tou grávida tem 16anos e o meu marido tem 19 ele n ta a trabalhar eu precisava duma casa recebo125€ de rendimento eu keria alugar uma casa e n tenho possibilidades de apanhr pok n me xega eu vou ter o filho eu n sei o k Sim Não

Beatriz Madeira Escreveu:

Contacte a Junta de Freguesia, a Câmara Municipal, a Segurança Social ou o IHRU (em http://www.portaldahabitacao.pt/pt/portal/programas_de_financiamento/index_programasfinanciamento.html).
 
 
       
 
 

Smileys

:confused: :cool: :cry: :laugh: :lol: :normal: :blush: :rolleyes: :sad: :shocked: :sick: :sleeping: :smile: :surprised: :tongue: :unsure: :whistle: :wink: 

Para garantir uma resposta às suas perguntas, utilize preferencialmente o nosso fórum.