Skip to main content

Greve dos Estivadores

Ligado 11-12-2015

Observador - As cedências aos estivadores para evitar a greve

Ministra do Mar e Porto de Lisboa anunciaram acordo de paz social com os estivadores e falaram de pagamento dos créditos salariais, mas houve mais cedências aos trabalhadores para evitar a greve.

Esquerda.net - Estivadores e operadores portuários retomam negociações

O conflito que opõe os estivadores e os operadores do Porto de Lisboa, com a ameaça de greve a durar desde novembro, pode ter um ponto final em breve com a assinatura do próximo contrato coletivo, anunciou a ministra do Mar.

Público - Greve dos estivadores deixou lojas nas ilhas à espera de mercadoria

Autoridades regionais não conseguem ainda quantificar os prejuízos para as economias açorianas e madeirenses com a paralisação, mas falam em “sérios transtornos”.

Negócios - Ministra do mar: "acabaram as greves no Porto de Lisboa"

Já há acordo entre os sindicatos de estivadores e as gestoras dos portos. Os pré-avisos de greve vão ser retirados.

Observador - Sindicato dos estivadores e operadores do Porto de Lisboa acordam paz social

O Sindicato dos Estivadores e os operadores do Porto de Lisboa chegaram hoje "a um acordo de paz social", anunciou a ministra do Mar, Ana Paula Vitorino.

Notícias ao Minuto - Greve dos estivadores está a prejudicar empresas, alertam comerciantes

A presidente da Associação de Comércio e Indústria do Funchal (ACIF), Cristina Pedra, disse hoje que o pré-aviso de greve dos estivadores no Porto de Lisboa está a prejudicar empresas e consumidores na Madeira.

Esquerda.net - Estivadores poderão entrar em greve para travar degradação do setor

O Sindicato dos Estivadores emitiu um novo pré-aviso de greve no Porto de Lisboa até 31 de Janeiro, prolongando o protesto que só é accionado se as entidades empregadoras contratarem “trabalhadores estranhos à profissão".

Esquerda.net - Greve no Porto de Lisboa até ao fim de janeiro

Sindicato dos Estivadores emitiu um novo pré-aviso de greve no Porto de Lisboa até 31 de janeiro, prolongando assim o protesto que só é acionado se as entidades empregadoras contratarem "trabalhadores estranhos à profissão".

Público - Estivadores prolongam greve no Porto de Lisboa até ao final de Janeiro

Os operadores do Porto de Lisboa e Sindicato dos Estivadores aceitaram na segunda-feira reatar as conversações com vista a um acordo laboral.

Dinheiro Vivo - Estivadores. Greve no Porto de Lisboa até ao final de janeiro

Protesto só é acionado se as entidades empregadoras contratarem "trabalhadores estranhos à profissão"

Negócios - Sindicato dos Estivadores prolonga greve no Porto de Lisboa até ao final de Janeiro

O Sindicato dos Estivadores emitiu um novo pré-aviso de greve no Porto de Lisboa até 31 de Janeiro, prolongando assim o protesto que só é accionado se as entidades empregadoras contratarem "trabalhadores estranhos à profissão".

Dinheiro Vivo - Porto de Lisboa. Estivadores voltam a negociar “sem condições”

Negociações tinham sido interrompidas em março. Meta é celebrar um novo contrato coletivo de trabalho, que defenda "os direitos dos trabalhadores"

Observador - Operadores do Porto de Lisboa e estivadores reatam negociações

Os operadores do Porto de Lisboa e Sindicato dos Estivadores vão reatar as conversações com vista a um acordo laboral, que ponha um ponto final na instabilidade laboral, que já levou à suspensão de escala de grandes armadores.

Negócios - Operadores do Porto de Lisboa e estivadores reatam negociações

Os operadores do Porto de Lisboa e Sindicato dos Estivadores vão reatar as conversações com vista a um acordo laboral, que ponha um ponto final na instabilidade laboral, que já levou à suspensão de escala de grandes armadores.

Negócios - Ana Paula Vitorino: Armadores que saíram do porto de Lisboa vão voltar

A ministra do Mar adiantou no Parlamento que os armadores como a Maersk, que decidiram suspender as escalas em Lisboa durante a greve dos estivadores, garantiram à APL que voltarão à capital “assim que for resolvido o conflito”.

Negócios - Estivadores de Lisboa assinam contrato colectivo

O Sindicato de Trabalhadores dos Portos de Lisboa e Setúbal assinou esta quarta-feira um contrato colectivo de trabalho com a Associação de Operadores do Porto de Lisboa, contrariando a posição dos estivadores em greve

Observador - Estivadores dizem à Maersk que são vítimas de difamação sobre atrasos no Porto de Lisboa

O Sindicato dos Estivadores enviou uma carta à Maersk a explicar a sua versão sobre os atrasos no Porto de Lisboa, que levaram o grupo dinamarquês a suspender as escalas, queixando-se de ser vítima de difamação.

Notícias ao Minuto - Estivadores dizem ser vítimas de difamação sobre atrasos

O Sindicato dos Estivadores enviou uma carta à Maersk a explicar a sua versão sobre os atrasos no Porto de Lisboa, que levaram o grupo dinamarquês a suspender as escalas, queixando-se de ser vítima de difamação.

Esquerda.net - Maersk sai do Porto de Lisboa devido a "situação operacional deficiente"

O Sindicato dos Estivadores afirma, em comunicado, que a saída do grupo Maersk, divulgada esta terça-feira, não se deve à greve em curso, mas sim ao facto do porto viver hoje “uma situação caótica, provocada pela limitação das operações portuárias”.

Dinheiro Vivo - Eventual saída da Maersk do Porto de Lisboa “não é positiva”

O ministro do Planeamento e Infraestruturas admitiu esta terça-feira que, a confirmar-se, a saída do grupo dinamarquês Maersk do Porto de Lisboa "evidentemente não é positivo para a economia portuguesa", garantindo que o Governo vai acompanhar a situação.

Negócios - Sindicatos dos Estivadores declara pré-aviso de greve para portos de Lisboa, Setúbal e Figueira da Foz

O Sindicato dos Estivadores entregou pré-aviso de greve nos portos de Lisboa, Setúbal e Figueira da Foz, a partir de 31 de Dezembro até 21 de Janeiro de 2016, segundo um comunicado.

Dinheiro Vivo - Sindicatos dos Estivadores declara pré-aviso de greve para portos de Lisboa, Setúbal e Figueira da Foz

O Sindicato dos Estivadores anunciou um pré-aviso de greve nos portos de Lisboa, Setúbal e Figueira da Foz, a partir de 31 de dezembro até 21 de janeiro de 2016.

Negócios - Estivadores justificam saída da Maersk de Lisboa com "situação operacional deficiente"

Os estivadores defendem que a saída do grupo dinamarquês "não está relacionada, até ao momento, com a greve em curso" destes profissionais, mas sim com "uma situação operacional deficiente".

Dinheiro Vivo - Estivadores recusam responsabilidade na saída da Maersk do porto de Lisboa

O Sindicato dos Estivadores garante que a saída do grupo dinamarquês Maersk do Porto de Lisboa "não está relacionada, até ao momento, com a greve em curso" destes profissionais, mas sim com "uma situação operacional deficiente".

Negócios - Maersk Line suspende escalas em Lisboa

A companhia dinamarquesa suspendeu escalas no Porto de Lisboa por não haver "desenvolvimento na situação de greve" dos estivadores. Em alternativa, a Maersk Line utilizará Leixões ou Sines.

Notícias ao Minuto - Greve dos estivadores é "estratégia de liquidação"

A Associação de Operadores do Porto de Lisboa (AOPL) está a acusar o sindicato dos estivadores de prosseguirem uma "estratégia de liquidação" das empresas com a greve iniciada a 14 de novembro e que vai decorrer até final do ano.

Esquerda.net - Balanço positivo da primeira semana da greve dos Estivadores

Segundo o Sindicato dos Estivadores, primeira semana de greve provocou “um autêntico e generalizado caos” nos portos. Paralização mantém-se até 11 de dezembro.

Dinheiro Vivo - Estivadores regressam à greve. 10 dias contra fim do contrato coletivo

Os estivadores dos portos de Lisboa, Setúbal e Figueira da Foz vão regressar à greve este mês.

Público - Porto de Lisboa ainda não sentiu efeito da greve dos estivadores

Sindicato explica que ainda não se verificou qualquer das condições anunciadas no pré-aviso de greve que determinavam a paragem total das operações.

Esquerda.net - Estivadores prolongam greve até 11 de dezembro

O Sindicato dos Estivadores decidiu prolongar a greve que teve início no dia 14 de novembro e deveria terminar a 4 de dezembro, até ao próximo dia 11 de dezembro, com diferentes incidências nos portos de Lisboa, Figueira da Foz e Setúbal.

Público - Greve dos estivadores não arrancou

Paralisação ainda poderá acontecer, caso o Porto de Lisboa contrate trabalhadores fora da empresa que até aqui tinha a exclusividade deste serviço.

Notícias ao Minuto - Greve avança se contratarem "trabalhadores estranhos à profissão"

O presidente do Sindicato dos Estivadores defende que a greve no porto de Lisboa, que começa no sábado e se prolonga por 20 dias, só terá impacto se as entidades empregadoras contratarem "trabalhadores estranhos à profissão".

Observador - Operadores do porto de Lisboa chamam “irracional” à greve dos estivadores, que se pode prolongar no tempo

Ao mesmo tempo que o sindicato de estivadores admite fazer "greves contínuas", os operadores afirmam que ainda estão a recuperar de paralisações grandes em 2012 e 2013.

Público - Porto de Lisboa será o mais afectado por greve de estivadores

Estivadores marcam greve de dez dias a partir de 14 de Novembro.



Repetições do evento