Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Coloca aqui as tuas dúvidas sobre rescisões e celebrações de contratos de trabalho.

cálculo indemnização contrato a termo incerto

cálculo indemnização contrato a termo incertofoi criado por vrap

27 Mar. 2014 16:10 #10985
Boa tarde,


Desde já dou os meus parabéns por existir um fórum como este. Que viva por muitos e bons anos.

O que me trás aqui´é o meu vínculo laboral que caminha para o fim.

Estou com contrato a termo incerto desde 1-Out-2008 e vai terminar em 30-Abril-2014.

Gostava de saber qual o valor total a receber no último dia de trabalho.

Essencialmente pretendo também esclarecer duas coisas:

1) como se calcula a indemnização a receber por estes anos de trabalho?
Faz-me confusão a nova legislação que entrou em 1-Out-2013, e não percebo como se faz o cálculo neste momento... estou sujeito à anterior legislação? ou à nova? ou a um misto das duas?

Outra assunto que me faz alguma confusão, é o cálculo do IRS sobre os valores da indemnização.
Na empresa onde trabalho têm pouca atenção nesse ponto, e por vezes fazem os descontos de IRS de forma incorreta o que lesa o trabalhador na hora da saída. Fazem os descontos todos a "eito", com o valor da indemnização ao "barulho"!

Tenho um ordenado base de €1000,00, e não vou gozar qualquer dia de férias antes do fim do contrato.
Este ano estou a receber os proporcionais de subsídio de férias e Natal em duodécimos.


creio que dei todos os dados necessários para ter uma perspetiva do valor da indemnização.


melhores cumprimentos



Pedro Vrap

Respondido por Beatriz Madeira no tópico cálculo indemnização contrato a termo incerto

28 Mar. 2014 16:25 #11005
Caro Pedro Vrap, boa tarde.

Face ao que nos expõe, a nossa forte sugestão é que consulte um advogado de forma a que, face à situação de despedimento, esteja completamente esclarecido e na posse de todos os dados (incluindo valores) que lhe permitam "fazer frente" àquilo que o empregador lhe venha a propor.

Respondido por vrap no tópico cálculo indemnização contrato a termo incerto

29 Mar. 2014 11:05 #11012
Bom dia,

O que me trouxe até este fórum foi exactamente a possibilidade de ser esclarecido por alguém com conhimentos na matéria e evitar à partida recorrer a um advogado, que tem custos e é uma situação que pretendo evitar.


Se alguém me conseguir explicar como se faz o cáclulo da indemnização e respectivos descontos agradecia.



Cumprimentos


Pedro

Respondido por Beatriz Madeira no tópico cálculo indemnização contrato a termo incerto

02 Abr. 2014 14:50 #11041
Caro Pedro Vrap, boa tarde.

Veja se o simulador de compensação da ACT o poderá ajudar.

Notícia em sabiasque.pt/trabalho/noticias/2157-simu...pensacao-da-act.html

Respondido por vrap no tópico cálculo indemnização contrato a termo incerto

07 Abr. 2014 17:15 - 07 Abr. 2014 17:15 #11084
Boa tarde,

Obrigado pela dica, mas antes de vir aqui já tinha utilizado este simulador.

Infelizmente o simulador não calcula a parte que deve ficar retida relativamente ao IRS e Segurança Social.
A minha dúvida diz respeito unicamente ao item "indemnização" (e se deve ficar alguma coisa retida, numa indemnização obtida a partir de um cálculo "simples", isto é, sem valores negociados acima daquilo que a lei estipula) que é exactamente onde estão as minhas maiores dúvidas.

Depois de aplicar o cálculo da indemnização, quais os montantes dessa mesma indemnização sujeitos a IRS e Segurança Social?


Só como desabafo acho triste um trabalhador não ter à sua disposição ferramentas simples, fáceis de consultar e esclarecedoras quanto a este tópico.


Por aqui se vê o marasmo fiscal ( e não só) em que este país se encontra. Dá jeito às finanças para "mamarem" mais uns trocos aos trabalhadores.

É que nem no cálculo de uma simples indemnização ninguém se entende.


Cumprimentos
Ultima edição : 07 Abr. 2014 17:15 por vrap.

Respondido por Beatriz Madeira no tópico cálculo indemnização contrato a termo incerto

17 Abr. 2014 14:23 #11159
Caro Pedro, boa tarde.

Veja se a informação no artigo que indicamos em baixo o ajuda a esclarecer a sua dúvida.

sabiasque.pt/trabalho/legislacao/resumos...s-indemnizacoes.html
Tempo para criar a página: 0.390 segundos