Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Coloca aqui as tuas dúvidas sobre o acesso aos subsídios desemprego social de desemprego.
Se procuras ofertas de emprego, consulta a nossa página de ligações úteis da área do "trabalho".

Direito a Sub Desemprego

Direito a Sub Desempregofoi criado por sleepy

26 Fev. 2013 21:26 #7398
Boa noite!

Era desempregado de longa duração mas ja nao recebia Sub de desemprego. Fui contratado em Outubro de 2011 o empregador usufruio de regalias nos descontos à Seg Social.

Entretanto apareceu uma oferta de trabalho nova, o que gostaria de saber é se eu me despedir da minha actual empresa e assumir funçoes numa nova empresa caso corra mal e se me despedirem nesta nova empresa ao fim de por exemplo 1 mes será que tenho direito a sub. de desemprego?

Muito obrigado pelos esclarecimentos

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Direito a Sub Desemprego

01 Mar. 2013 10:07 #7406
Caro sleepy, bom dia.

A resposta, no caso que nos coloca, será afirmativa. O trabalhador tem sempre direito a requerer o subsídio de desemprego desde que:

- esteja em cumprimento das condições de atribuição do subsídio de desemprego que pode consultar em sabiasque.pt/trabalho/legislacao/1020-at...rego-desde-2012.html

- o último empregador assuma a total e exclusiva responsabilidade pelo despedimento/desemprego do trabalhador, caso em que se trata de desemprego involuntário (veja informação no artigo que encontra em sabiasque.pt/trabalho/noticias/1817-subs...eto-lei-13-2013.html )

Respondido por AMT no tópico Direito a Sub Desemprego depois d aceitar 1 proposta 3 mese

25 Mar. 2013 02:20 - 25 Mar. 2013 02:22 #7606
Boa noite tenho uma dúvida, eu estou pelo fundo de desemprego, foi-me atribuido 600 meses de subsidio estou há um mês, mas entretanto recebi uma proposta, a minha dúvida é a seguinte se eu aceitar esta proposta e depois me mandarem embora ao fim de 3 meses eu tenho direito a retomar o subsidio que estava a receber descontando aos 600 dias os meses trabalhados?
Ultima edição : 25 Mar. 2013 02:22 por AMT.

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Direito a Sub Desemprego depois d aceitar 1 proposta 3 mese

25 Mar. 2013 16:52 #7618
Caro/a AMT, boa tarde.

O beneficiário que suspende o seu subsídio de desemprego por ter um trabalho e é despedido por iniciativa do empregador ou por caducidade de contrato, tem direito a retomar as prestações de desemprego em falta. Ou seja, o prazo não é alargado, o trabalhador retoma (entregando o formulário 5044 na mesma) as prestações ficando com direito ao tempo remanescente/restante.
Tempo para criar a página: 0.255 segundos