Skip to main content
Coloca aqui as tuas dúvidas sobre o acesso aos subsídios desemprego social de desemprego.
Se procuras ofertas de emprego, consulta a nossa página de ligações úteis da área do "trabalho".

Acesso ao subsídio depois de trabalhar no estrangeiro

Acesso ao subsídio depois de trabalhar no estrangeirofoi criado por PTVeiga

07 Fev. 2015 13:29 #13257
Boa tarde,

Tenho uma dúvida sobre o acesso ao subsídio de desemprego que gostaria de saber se alguém consegue esclarecer.
Estou atualmente empregue há 8.5 anos, nos quadros de uma empresa. Surgiu-me recentemente a hipótese de trabalhar no estrangeiro (dentro da União Europeia) por um período curto (contrato a termo certo de 4 meses).
O meu atual empregador está a facilitar as rescisões. Na grande maioria dos casos, não exige que se dê dois meses à casa e passa a papelada necessária para se ter acesso ao subsídio de desemprego. A minha dúvida é a seguinte: se sair do meu emprego atual e for trabalhar para fora durante 4 meses com contrato a termo certo, sou elegível para subsídio de desemprego no final desse contrato no estrangeiro? Se sim, em que termos? Os rendimentos acumulados no estrangeiro pesariam no valor a receber?

Agradeço desde já a vossa ajuda.

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Acesso ao subsídio depois de trabalhar no estrangeiro

09 Fev. 2015 15:11 - 24 Jun. 2023 12:04 #13267
Caro PTVeiga, boa tarde.

Para assegurar que a Seg. Social contabiliza todo o tempo de descontos, incluindo os 8,5 anos anteriores, a data de rescisão e a data de contratação devem ser consecutivas.

Poderá verificar as "Condições de atribuição de subsídio de desemprego" em sabiasque.pt/trabalho/legislacao/resumos...rego-desde-2012.html

Mesmo que agora a rescisão decorra por mútuo acordo, o que não lhe daria direito a requerer o subsídio de desemprego, mas a próxima rescisão, no final dos 4 meses, decorra por caducidade de contrato, poderá requerer o subsídio, sendo que a avaliação e atribuição do mesmo são da total responsabilidade da Seg. Social.

Quanto aos procedimentos em caso de trabalhador no estrangeiro, consultar a informação no separador "O que fazer para obter" em seg-social.pt/subsidio-de-desemprego

Se os "rendimentos acumulados no estrangeiro pesariam no valor a receber" a resposta é afirmativa, todos os valores recebidos pelo trabalhador, em termos de salário base, são contabilizáveis para efeitos de cálculo do valor da prestação de apoio social.

Notas:

Sempre que seja o empregador a despedir o trabalhador, seja por caducidade de contrato (a termo certo), seja por extinção de posto de trabalho (contratos sem termo), o trabalhador terá direito a indemnização e a requerer o subsídio de desemprego. A atribuição, ou retoma, do mesmo depende do cumprimento das respetivas condições de atribuição (ver em sabiasque.pt/trabalho/legislacao/resumos...rego-desde-2012.html ). Isto é verdade se não existir uma situação de despedimento com justa causa comprovada judicialmente.

Sempre que a rescisão contratual decorra por iniciativa do trabalhador, ou por mútuo acordo (se esse for o motivo assinalado no formulário para a Seg. Social), este fica em situação de "desemprego voluntário" não tendo direito a qualquer compensação por despedimento, nem a requerer o subsídio de desemprego. Esta rescisão contratual também poderá assumir a forma de recusa de renovação do contrato ou recusa de emprego. Ver "Nota 2" do artigo sobre denúncia de contrato pelo trabalhador com aviso prévio, em sabiasque.pt/trabalho/legislacao/resumos...om-aviso-previo.html
Ultima edição : 24 Jun. 2023 12:04 por Pedro Ferreira.
Tempo para criar a página: 0.268 segundos