Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Tens dúvidas sobre os teus direitos em situação de baixa médica ou outras faltas? Pergunta aqui!

Gozo de Férias após baixa médica

Gozo de Férias após baixa médicafoi criado por mariasoares

20 Jun. 2013 11:28 #8398
Bom dia.
Neste momento encontro-me de baixa médica por 30 dias e tenho férias programadas para o dia 1 de agosto. O que gostava de saber é se caso a médica me prolongue a baixa, posso gozá-la até ao dia 31 de Julho e entrar logo de férias a 1 de agosto, ou se tenho de ir trabalhar por exemplo 2 dias antes de entrar de férias.
Obrigada pela atenção!

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Gozo de Férias após baixa médica

24 Jun. 2013 16:52 #8442
Cara Maria Soares, boa tarde.

Em princípio, se a baixa for prolongada até ao dia imediatamente anterior ao do início das férias já agendadas e aprovadas pelo empregador, não terá de trabalhar entre o período de baixa e o início das férias. Se, porventura, o período de baixa se prolongar para além do 31 Julho, então as férias são adiadas e o gozo das mesmas fica sujeito a novo agendamento/aprovação do empregador.

Respondido por mariasoares no tópico Gozo de Férias após baixa médica

24 Jun. 2013 22:32 #8448
Boa noite.
Obrigada pelo esclarecimento.
Tenho outra dúvida sobre juntas medicas! Uma junta médica realizada no decurso de uma baixa pode suspender o período de baixa médica prescrita pelo médico de família?
Obrigada pela atenção!

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Gozo de Férias após baixa médica

24 Jun. 2013 22:41 - 21 maio 2023 18:44 #8449
Cara Maria Soares, boa noite.

A resposta é afirmativa, o Serviço de Verificação de Incapacidades Temporárias da Seg. Social (a "junta médica") pode suspender a baixa atribuída pelo médico de família, fazendo com que o trabalhador tenha de retomar a sua atividade profissional em caso de o considerar "apto para o trabalho". Ver informação detalhada sobre esta matéria no guia da Seg. Social que encontra em www.seg-social.pt/documents/10152/14993/...6c-b07c-2457fdbc23ef
Ultima edição : 21 maio 2023 18:44 por Pedro Ferreira.

Respondido por mariasoares no tópico Gozo de Férias após baixa médica

24 Jun. 2013 23:39 #8450
Mais uma vez agradeço pela informação,
Cumprimentos,
Maria Soares

Respondido por mariasoares no tópico Gozo de Férias após baixa médica

18 Jul. 2013 19:32 #8696
Boa tarde,

Continuo de baixa que irá terminar no dia 2 de agosto. No dia 3 iniciarei as férias que se prolongam até ao dia 31 de agosto.
Tenho mais uma dúvida que gostavam que me esclarecessem.
Após o gozo de férias é possível iniciar uma nova baixa médica? Isto é em vez de regressar ao trabalho dia 1 de setembro e caso a médica de família considere que não estou preparada para regressar ao trabalho poderá passar-me nova junta médica? Tenho estado de baixa por motivos relacionados com o stress provocado pelo trabalho.
Mais uma vez agradeço a vossa atenção e disponibilidade.
Maria Soares
Tempo para criar a página: 0.278 segundos