Tens dúvidas sobre os teus direitos em situação de baixa médica ou outras faltas? Pergunta aqui!

Gozo de Férias após baixa médica

M Autor do tópico
mariasoares Desligado
Membro Sénior
    mariasoares

Gozo de Férias após baixa médica

20 Jun. 2013 11:28
    Bom dia.
    Neste momento encontro-me de baixa médica por 30 dias e tenho férias programadas para o dia 1 de agosto. O que gostava de saber é se caso a médica me prolongue a baixa, posso gozá-la até ao dia 31 de Julho e entrar logo de férias a 1 de agosto, ou se tenho de ir trabalhar por exemplo 2 dias antes de entrar de férias.
    Obrigada pela atenção!
    B
    Beatriz Madeira Desligado
    Moderador
    Beatriz Madeira

Re: Gozo de Férias após baixa médica

24 Jun. 2013 16:52
    Cara Maria Soares, boa tarde.

Em princípio, se a baixa for prolongada até ao dia imediatamente anterior ao do início das férias já agendadas e aprovadas pelo empregador, não terá de trabalhar entre o período de baixa e o início das férias. Se, porventura, o período de baixa se prolongar para além do 31 Julho, então as férias são adiadas e o gozo das mesmas fica sujeito a novo agendamento/aprovação do empregador.
    M Autor do tópico
    mariasoares Desligado
    Membro Sénior
    mariasoares

24 Jun. 2013 22:32
    Boa noite.
    Obrigada pelo esclarecimento.
    Tenho outra dúvida sobre juntas medicas! Uma junta médica realizada no decurso de uma baixa pode suspender o período de baixa médica prescrita pelo médico de família?
    Obrigada pela atenção!
    B
    Moderador
    Beatriz Madeira

24 Jun. 2013 22:41 - 21 maio 2023 18:44
    Cara Maria Soares, boa noite.

A resposta é afirmativa, o Serviço de Verificação de Incapacidades Temporárias da Seg. Social (a "junta médica") pode suspender a baixa atribuída pelo médico de família, fazendo com que o trabalhador tenha de retomar a sua atividade profissional em caso de o considerar "apto para o trabalho". Ver informação detalhada sobre esta matéria no guia da Seg. Social que encontra em www.seg-social.pt/documents/10152/14993/...6c-b07c-2457fdbc23ef
    Ultima edição : 21 maio 2023 18:44 por Pedro Ferreira.
    M Autor do tópico
    mariasoares Desligado
    Membro Sénior
    mariasoares

24 Jun. 2013 23:39
    Mais uma vez agradeço pela informação,
    Cumprimentos,
    Maria Soares
    M Autor do tópico
    mariasoares Desligado
    Membro Sénior
    mariasoares

18 Jul. 2013 19:32
    Boa tarde,

Continuo de baixa que irá terminar no dia 2 de agosto. No dia 3 iniciarei as férias que se prolongam até ao dia 31 de agosto.
    Tenho mais uma dúvida que gostavam que me esclarecessem.
    Após o gozo de férias é possível iniciar uma nova baixa médica? Isto é em vez de regressar ao trabalho dia 1 de setembro e caso a médica de família considere que não estou preparada para regressar ao trabalho poderá passar-me nova junta médica? Tenho estado de baixa por motivos relacionados com o stress provocado pelo trabalho.
    Mais uma vez agradeço a vossa atenção e disponibilidade.
    Maria Soares
    B
    Moderador
    Beatriz Madeira

19 Jul. 2013 17:15 - 19 Jul. 2013 17:17
    Cara Maria Soares, boa tarde.

O procedimento correto seria prolongar a baixa até que a médica considerasse que está apta a retomar a atividade laboral, sendo as férias adiadas para quando retomasse o trabalho.

A baixa médica adia o gozo de férias, não o "retirando". Assim, o trabalhador que não está apto a trabalhar deve permanecer de baixa até ter alta pelo seu médico assistente, sendo posteriormente retomados os seus direitos, nomeadamente no que respeita a gozo de férias.

Para efeitos de contabilização e pagamento de dias de férias em ano em que o trabalhador esteve de baixa prolongada, veja a informação em sabiasque.pt/trabalho/legislacao/resumos...-dias-de-ferias.html

Se, porventura, não houver gozo de férias até 30 Abril do ano seguinte ao da retoma da atividade laboral, dever-lhe-ão ser pagos os dias de férias não gozados e o respetivo subsídio.
    Ultima edição : 19 Jul. 2013 17:17 por Beatriz Madeira.
    T
    Taniavaz Desligado
    Membro Júnior
    Taniavaz

20 Jul. 2018 20:42
    Boa noite
    É o seguinte estou de baixa médica até ao dia 27 de julho mas início férias a 30de julho sou obrigada a ir pelo menos um dia trabalhar para gozar as férias que se iniciao no dia 30?a baixa termina numa sexta feira e na segunda início férias já marcadas e aceites pelo empregador não trabalho aos fins de semana.não sei se me explico bem obrigada
    T
    Taniavaz Desligado
    Membro Júnior
    Taniavaz

20 Jul. 2018 22:56
    boa noite agradecia a sua ajuda
    É o seguinte estou de baixa médica até ao dia 27 de julho mas início férias a 30de julho sou obrigada a ir pelo menos um dia trabalhar para gozar as férias que se iniciao no dia 30?a baixa termina numa sexta feira e na segunda início férias já marcadas e aceites pelo empregador não trabalho aos fins de semana.não sei se me explico bem obrigada
    B
    Moderador
    Beatriz Madeira

22 Jul. 2018 17:53
    Se não trabalha aos fins de semana e a baixa termina numa 6ª feira e as férias iniciam na 2ª feira seguinte, vai trabalhar onde, a que horas e com quem?

Publish modules to the "offcanvas" position.