Vamos contabilizar as suas férias para saber ao que tem efetivamente direito:
Férias 2018: No ano da contratação o trabalhador tem direito a 2 dias de férias e respetivo subsídio por cada mês completo de trabalho, até um máximo de 20 dias de férias anuais que pode gozar apenas após decorridos 6 meses completos de trabalho. Se o ano civil terminar antes de passados estes 6 meses, então o trabalhador poderá gozar as suas férias até 30 Junho do ano seguinte. Assim, se apenas gozou 11 dias de férias (quando a empresa fechou em agosto) e nunca faltou, tem ainda direito a 9 dias de férias relativas a 2018 e o respetivo subsídio. Caso não as goze até 30 Abril 2019, o empregador tem de pagar-lhe os dias de férias não gozados e o respetivo subsídio.
Férias 2019: No ano seguinte ao da contratação, o trabalhador "ganha" 22 dias de férias, e direito ao respetivo subsídio, que pode gozar a partir do dia/mês equivalente àquele em que foi contratado.
Relativamente aos sábados e domingos entrarem na contagem das férias, houve, de facto, alterações à legislação laboral que regulamenta a marcação de férias em 2013: foi alterado o número 3 do artigo 238 do Código do Trabalho em vigor (Lei 7/2009 de 12 Fevereiro disponível em Código do Trabalho) que passou a dizer o seguinte: "Caso os dias de descanso do trabalhador coincidam com dias úteis, são considerados para efeitos do cálculo dos dias de férias, em substituição daqueles, os sábados e os domingos que não sejam feriados.". Isto poderá significar que:
1. Sempre que haja uma folga em dia útil (2ª a 6ª feira) esta não pode ser contabilizada para dias de férias.
2. Devem contar-se os sábados e domingos que não sejam feriados.
---
- Mais informações sobre contabilização de dias de férias em
sabiasque.pt/trabalho/legislacao/resumos...-dias-de-ferias.html
- Mais informações sobre a forma de marcação das férias em
sabiasque.pt/trabalho/legislacao/resumos...rias-desde-2013.html
- Mais informações sobre trabalho por turnos e trabalho noturno em
sabiasque.pt/trabalho/legislacao/resumos...abalho-nocturno.html
- Mais informações sobre trabalhar por turnos em
sabiasque.pt/trabalho/legislacao/resumos...es-fundamentais.html