Diminuiu Número de Desempregados nos Centros de Emprego

No final de Julho, estavam inscritos como desempregados nos Centros de Emprego 548.067 indivíduos,  correspondendo a 85,7% de um total de 639.332 pedidos de emprego.

logo iefp 2014O número de desempregados registou uma diminuição, situando-se em  menos 0,7% face ao mês de Junho  do corrente ano, revela o pdfBoletim Estatísticodo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP). Em relação a Julho de 2009, e apesar de se assistir a um incremento de 10,3%, o IEFP salienta que se mantêm “a tendência de desaceleração que se tem vindo a observar nos últimos meses”.

Em ambos os géneros, o desemprego sofreu um aumento comparativamente ao mês homólogo do ano passado,  mais 10,7% nos homens e mais 10,0% nas mulheres. Por grupo etário, os desempregados jovens apresentavam-se em menor número em relação há um ano, assinalando uma quebra de 1,0%. Em contrapartida, esta variável registou  uma subida de 12,0% no segmento adulto.

Quanto ao tempo de permanência dos desempregados nos ficheiros dos Centros de Emprego, os inscritos há menos  de um ano diminuíram 2,6% no espaço de um ano, enquanto que os casos de desemprego de longa duração registaram um acréscimo de 37,2%.

O “fim de trabalho não permanente” continua a ser o principal motivo de inscrição dos desempregados, representando 41,5% das inscrições efectuadas durante o mês de Julho, Este motivo teve maior peso na região do Algarve (53,3%).

Data: 20-08-2010 Fonte: Portais do Cidadão e da Empresa com IEFP