Iniciativa SKILLS JOVEM - Preparar os jovens para o mercado de trabalho

Votos de utilizador:  / 3
FracoBom 

A iniciativa SKILLS JOVEM da LYD - Leading for Greatness pretende preparar e capacitar as gerações futuras para os desafios do mercado de trabalho.

logo skillsjovemA LYD - Leading for Greatness é responsável pela promoção de uma iniciativa inovadora - a SKILLS JOVEM - que visa formar e desenvolver soft skills nos jovens à procura do primeiro emprego

Segundo informação na própria plataforma, a iniciativa SKILLS JOVEM é um "movimento da sociedade civil para ajudar os jovens na transição para o primeiro emprego", dirigida a jovens universitários, em formação vocacional ou abrangidos pela Garantia Jovem (dos 18 aos 30 anos) e potenciadora do encontro "entre empregadores e recém-licenciados.".

A SKILLS JOVEM é uma plataforma digital que visa abranger cerca de 620.000 jovens e que permite:

  • acesso a formação independentemente da localização geográfica

  • acesso a formação independentemente da capacidade económica (preço de inscrição e utilização de 1,00 Eur)

  • aprendizagem com base nas melhores práticas internacionais de metodologias formativas online

  • acesso a oportunidades de primeiro emprego

  • acesso a conteúdos e ferramentas facilitadoras da pesquisa do primeiro emprego

Numa primeira fase, a plataforma SKILLS JOVEM dará formação em seis soft skills:

  1. comunicação

  2. resolução de problemas e tomada de decisão

  3. gerir-se a si próprio

  4. trabalho em equipa

  5. profissionalismo

  6. liderança

Soft skills é um termo associado ao EQ – Quociente de Inteligência Emocional, o conjunto de traços de personalidade e hábitos pessoais, dons sociais, de comunicação e de linguagem, habilidades interpessoais e de gestão de pessoas, capacidades de liderança, entre outras, que caracterizam a pessoa e as suas relações com os outros. As soft skills são aquelas não diretamente relacionadas com os conhecimentos técnicos adquiridos para exercer uma profissão - hard skills, mais facilmente quantificáveis e mensuráveis.

in Wikipedia - Soft Skills consultada a 14 Setembro 2015 (tradução livre)

O estudo “Education to Employment: Getting Europe’s Youth into Work” da McKinsey Center for Government, realizado a 600 empregadores europeus, revela que existe um desajuste entre as competências desejadas pelos empregadores e as possuídas pelos recém-licenciados, principalmente no que respeita a soft skills. 

Também a pesquisa “Transforma Talento Portugal” da COTEC e Fundação Calouste Gulbenkian, identificou a aposta nas soft skills como uma das 13 medidas prioritárias para a transformação e desenvolvimento de talento.

Este projecto conta com o apoio do IEFP e do GRACE e com o patrocínio do Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social.

Como inscrever? As inscrições estarão abertas durante o primeiro semestre de 2016 quando a plataforma for lançada. Para além da divulgação nas redes sociais, televisão, rádio e imprensa, haverá um road show itinerante pelas instituições de ensino superior. 

Como apoiar? A iniciativa é financiada pela sociedade civil, sobretudo por empresas empregadoras; para apoiar esta iniciativa por favor contacte Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.


Smileys

:confused: :cool: :cry: :laugh: :lol: :normal: :blush: :rolleyes: :sad: :shocked: :sick: :sleeping: :smile: :surprised: :tongue: :unsure: :whistle: :wink: 

Para garantir uma resposta às suas perguntas, utilize preferencialmente o nosso fórum.
Faça login para ver mais rapidamente que o seu comentário foi publicado.
Para sua segurança, não permitimos a inclusão de dados de contacto pessoais nos comentários como endereços de correio eletrónico ou números de telefone. Para contactar outros utilizadores do site, registe-se e estabeleça uma ligação para poderem trocar mensagens.

  4000 caracteres disponíveis

Antispam Actualizar imagem Não é sensível a maiúsculas