Skip to main content

Informação ao Eleitor

De acordo com o Portal do Eleitor: "Portugal é um Estado de direito democrático, baseado na soberania popular, no pluralismo de expressão e organização política democráticas e o aprofundamento da democracia participativa."

Consulte:

Comunicação do Presidente da Comissão Nacional de Eleições sobre o recenseamento eleitoral
Clarificação de Processos de Identificação com CC e entrega do Documento
Portugueses vão receber em casa novo número de eleitor
Eleições para a Assembleia da República de 5 de Junho de 2011
Eleições Autárquicas e Legislativas com Datas marcadas

Os cidadãos portugueses são chamados a votar para eleger a Assembleia da República, Assembleias Legislativas da Regiões Autónomas, os órgãos das autarquias locais, o Presidente da República e o Parlamento Europeu. Podem ainda ser chamados a pronunciar-se directamente, a título vinculativo, através de referendos. Consulte mais informação no Portal do Eleitor

Como se sabe o número de eleitor?

Se ainda possui cartão de eleitor e não alterou a sua residência desde Outubro de 2008, tem nele a informação de que necessita.

Se não possui cartão de eleitor e não conhece o seu número de eleitor ou a freguesia onde vota, tem à sua disposição diferente formas de obter essa informação, bastando, para o efeito, indicar o seu número de identificação civil (Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão) e a sua data de nascimento.

Utilize uma das seguintes alternativas:

  • Dirija-se à sua Junta de Freguesia;

  • Portal do Recenseamento (www.recenseamento.mai.gov.pt);

  • SMS 3838

    Envie uma mensagem escrita (SMS) para o número 3838, escrevendo: RE (espaço) Nº de identificação constante no Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão (espaço) data de nascimento (no formato AAAAMMDD). Exemplo: RE 12345678 19750602

  • Linha Telefónica

    de Apoio ao Eleitor: 808 206 206 (Custo de chamada local)

Os jovens que completaram 18 anos até ao dia das eleições (5 de Junho) são automaticamente inscritos no recenseamento elitoral e podem também utilizar os meios acima referidos.

Como se sabe o local de voto?

Para saber o local concreto da freguesia (escola, edifício público ou outro) onde vai votar, informe-se, na semana anterior ao acto eleitoral ou referendo, na sua Junta de Freguesia ou Câmara Municipal, através dos editais afixados nos locais habituais. Na maioria dos casos, os locais são os mesmos das anteriores eleições.

 

Referência: Portal do Eleitor

  • Criado em .
  • Última atualização em .
José Marques
Eleições Presidenciais 2016
Bom dia,
Serve o presente para informar que foi desta vez que não consegui exercer o direito de voto.
O poder local parece saber, mas pelos vistos vira a cara ao lado...
Sabendo a Junta de freguesia da minha situação e que tem em mãos outro assunto relacionado e que continua pendente, até quando Não sei.
Sabendo que estou numa cadeira de rodas e o local de voto não tem acesso para Deficientes motores, conforme também testemunhas como Bombeiros da Castanheira do Ribatejo e seu comandante.
Não fui contactado por ninguém e não sei porque razão não alteram o meu local de voto num local com acesso fácil para Pessoas com deficiência motora?.
O poder local nada Faz... e olha para o lado...
Parece-me uma Barreira de extrema dificuldade em ser ultrapassada.
Desde já verifico que a mesma barreira está nos políticos e a começar pelo governo local, que supostamente está e deveria estar e conhecer melhor os cantos à casa.
Aqui fica mais uma vez a minha Indignidade.
Por isso poderei dizer que Portugal só é para alguns.