Regime especial de acesso à pensão de velhice para carreiras contributivas muito longas

Votos de utilizador:  / 1
FracoBom 

O pdfDecreto-Lei 126-B/2017 de 6 Outubro cria um regime especial de acesso à pensão de velhice para carreiras contributivas muito longas, valorizando os trabalhadores que iniciaram a sua carreira contributiva muito novos, permitindo que os seus beneficiários possam reformar-se sem penalizações.

Numa primeira fase, os beneficiários do regime geral de segurança social e do regime de proteção social convergente com carreiras contributivas iguais ou superiores a 48 anos, ou que iniciaram a sua atividade profissional com 14 anos ou idade inferior, e que tenham pelo menos 46 anos de carreira contributiva aos 60 anos, têm acesso antecipado à pensão de velhice sem qualquer penalização.

Numa segunda fase, será alterado o regime geral de reformas antecipadas por flexibilização dos beneficiários com 60 anos e carreiras contributivas iguais ou superiores a 40 anos.

Assim, este regime especial de acesso antecipado à pensão de velhice para carreiras muito longas assegura que as pensões serão atribuídas sem penalizações a beneficiários do regime geral de segurança social e do regime de proteção social convergente que tenham:

  • carreiras contributivas iguais ou superiores a 48 anos OU
  • que iniciaram a sua atividade profissional com 14 anos ou menos e que tenham pelo menos 46 anos de carreira contributiva aos 60 anos.

Foram também incluídas alterações que afetam a forma de cálculo dos períodos contributivos, a formação da pensão, a eliminação do fator de sustentabilidade nas pensões de invalidez e a alteração da natureza das pensões de invalidez que transitam para pensão de velhice.

Mais informações:

velhice


Smileys

:confused: :cool: :cry: :laugh: :lol: :normal: :blush: :rolleyes: :sad: :shocked: :sick: :sleeping: :smile: :surprised: :tongue: :unsure: :whistle: :wink: 

Para garantir uma resposta às suas perguntas, utilize preferencialmente o nosso fórum.
Faça login para ver mais rapidamente que o seu comentário foi publicado.
Para sua segurança, não permitimos a inclusão de dados de contacto pessoais nos comentários como endereços de correio eletrónico ou números de telefone. Para contactar outros utilizadores do site, registe-se e estabeleça uma ligação para poderem trocar mensagens.

  4000 caracteres disponíveis

Antispam Actualizar imagem Não é sensível a maiúsculas

 

Destaques Agenda