Skip to main content

Crédito consolidado: perguntas e respostas

Se tem dúvidas sobre o crédito consolidado, está na hora de as dissipar. O crédito consolidado é uma solução financeira ainda desconhecida por muitas pessoas. Para melhor conhecer esta operação financeira, respondemos de seguida a algumas das perguntas mais frequentes sobre crédito consolidado.

O que é?

O Crédito Consolidado consiste em juntar todos os créditos contraídos num único empréstimo, com uma mensalidade mais reduzida do que o total das prestações correntes. Quem opta por um crédito consolidado vê os seus créditos serem liquidados e passa a ter de pagar uma mensalidade a uma única instituição financeira.

A quem se dirige?

Os destinatários do crédito consolidado são:

  • pessoas sobre-endividadas.
  • pessoas endividadas em risco de sobre-endividamento devido a desemprego, divórcio, doença, etc.
  • pessoas endividadas que pretendem poupar para a reforma, estudos, etc.
  • profissionais liberais com dificuldade em responder a crédito e dívidas a instituições públicas e privadas.
  • indivíduos que almejam um reordenamento das suas dívidas, com mais simplicidade.

Quais as suas modalidades?

As características do crédito consolidado variam de crédito para crédito, já que esta é uma solução personalizada. Quanto a modalidades ele apresenta duas opções:

  • Com hipoteca: onde o investidor contrai uma segunda hipoteca sobre o imóvel, sendo este a garantia do crédito.
  • Sem hipoteca: sem necessidade de colocar um imóvel como garantia mas com um prazo de pagamento mais pequeno e com maiores prestações.

Quais as suas vantagens e desvantagens?

Como vantagens o crédito consolidado apresenta:

  • Poupança. Certos créditos advogam poupanças mensais na ordem dos 60%, possibilitando uma liquidez adicional. Com uma liquidez superior ao habitual, a família pode reestruturar o seu orçamento.
  • Maior comodidade, com uma única prestação mensal e um único credor. Além dos prazos de pagamento serem resumidos a um só, passando de créditos de curtos prazo para um crédito de longo prazo, não há necessidade da pessoa mudar de banco.

Já as desvantagens do crédito consolidado prendem-se em:

  • Juros mais altos. Apesar do prazo de pagamento ser mais extenso, os juros a pagar serão mais elevados, podendo alcançar a marca dos dois dígitos.
  • Penalizações por reembolso antecipado. Se o investidor efetuar antecipadamente um pagamento do valor em dívida, ele poderá ser penalizado.

Como fazer?

O crédito consolidado funciona de forma simples: juntando todos os créditos num só. Porém, na prática, pode ser complicado obter um crédito consolidado, já que as entidades financeiras são bastantes exigentes no que respeita este tipo de investimento.

O interessado deve começar por contactar e fornecer à instituição em mente informações como extractos bancários e de créditos correntes, recibos de vencimento, IRS, fotocópias de CC/BI e cartão contribuinte, comprovativo de morada, etc..

Requisitos

Os requisitos de um crédito consolidado variam entre instituições financeiras mas, por norma, este é negado a uma pessoa com prestações em atraso e incidente bancários. Algumas entidades são mais abrangentes, possibilitando a subscrição sem uma garantia, mas geralmente é necessário um fiador da operação (na sua ausência, o cliente deve apresentar uma forte estabilidade profissional).

A idade máxima para subscrever o financiamento pode ir até aos 75 anos e o crédito pode ser passível de ser concretizado somente quando os créditos em causa são da mesma instituição. Contudo, existem várias instituições especializadas em crédito consolidado que permitem contornar esta situação.

Quanto tempo demora?

A obtenção de um crédito consolidado pode ser um processo rápido. Ela divide-se na aprovação e na resolução do crédito. A ajuda do crédito consolidado pode chegar entre alguns dias e algumas semanas, consoante a instituição.

Qual o melhor?

O investidor deve-se informar sobre as condições praticadas para o crédito consolidado junto de vários bancos e empresas específicas da área. Através de um simulador de crédito consolidado pode descobrir melhor a oferta existente neste ramo financeiro.

Para comparar créditos consolidados atente à TAEG (que inclui custos do crédito, seguros, comissões e juros) e também às condições oferecidas, que nem sempre são fixas, existindo em certos casos flexibilidade de negociação.

Texto escrito por Paulo Machado
Editor do E-Konomista
  • Criado em .
  • Última atualização em .
Anita Costa
A consolidação de créditos junta vários créditos num só, de forma a pagar tudo numa única prestação, aliviando-se assim um pouco da carga administrativa de ter várias prestações mensais para pagar.

Pode fazer simulações de crédito consolidado nos seguintes simuladores:
https://www.cofidis.pt/cofidis/credito-consolidado-cofidis.html
http://www.credipoupa.com/pt/conteudos/credito_consolidado/scripts/core.htm?p=conteudos&f=credito_consolidado&lang=pt&idcont=12
https://www.partners-finances.pt/simulador/pedido-credito-consolidado.html

Para efectuar a sua simulação de crédito consolidado online, é necessário que tenha alguns dados referentes ao seu rendimento familiar e aos créditos que possui. Conheça agora algumas empresas que lhe permitem fazer a simulação de crédito consolidado online: