Em Defesa da Escola Pública

Votos de utilizador:  / 3
FracoBom 

Público - “Crato foi o que mais massacrou a escola pública desde o 25 de Abril”, acusa Ana Benavente

Movimento em defesa da escola pública foi a Belém sensibilizar o Presidente para a importância do ensino financiado pelo Estado e a necessidade de “reverter o ciclo de cortes” no próximo Orçamento do Estado.

Público - Nuno Crato é testemunha dos colégios privados contra o ministério

Ex-ministro da Educação vai depor a favor dos colégios contra os cortes nos contratos de associação na batalha judicial que se avizinha. Aos tribunais podem chegar “dezenas de acções” nos próximos dias.

Esquerda.net - Nuno Crato vai depor a favor das rendas aos colégios

Depois do distanciamento do Presidente da República e do silêncio do PSD e CDS no debate do Estado da Nação, o tema dos contratos de associação redundantes está entregue aos tribunais. Colégios apresentam o ex-ministro Crato como o seu maior trunfo.

Negócios - Nuno Crato vai ser testemunha dos colégios contra o ministério da Educação

O ex-ministro da Educação Nuno Crato é uma das principais testemunhas que o movimento que representa os colégios com contrato de associação quer levar a tribunal. O objectivo é que o ministro explique que as turmas de início de ciclo estão garantidas, escreve o DN.

Observador - Ex-ministro da Educação vai ser testemunha de colégios privados

Nuno Crato confirmou que vai ser testemunha dos colégios privados nas ações que estão a ser apresentadas a contestar a redução pelo Governo dos contratos de associação.

Notícias ao Minuto - OE terá que ser "momento" de reversão de asfixia da escola pública

O Orçamento do Estado para 2017 terá que ser o "primeiro momento" para "inverter o ciclo de corte e asfixia" na escola pública, alertou hoje o secretário-geral da Federação Nacional dos Professores (Fenprof), Mário Nogueira.

Público - “A educação tem que ser para todos e isso não se consegue com ensino privado”

A académica norte-americana Antonia Darder tornou-se numa voz activa contra a agenda neoliberal na Educação e em defesa dos modelos públicos de ensino. “A resposta para os problemas da educação não é a sua privatização.”

Expresso - Nuno Crato vai ser testemunha dos colégios privados contra o Governo

O ex-ministro da Educação e João Casanova de Almeida, antigo secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar, vão testemunhar do lado dos colégios privados contra a atual gestão do Ministério

Observador - IGF diz que governo não conhece eficácia dos apoios de 451 milhões dados a colégios privados

Inspeção-Geral de Finanças diz que apoios públicos ao ensino privado e cooperativo atingiram 451 milhões em 2013 e 2014, mas governo não controla situação económica de alunos nem eficácia dos apoios.

Notícias ao Minuto - Estado deu 451 milhões a escolas privadas sem saber eficácia das verbas

O Ministério da Educação atribuiu 451 milhões de euros, entre 2013 e 2014, a estabelecimentos de ensino particular e cooperativo, sem conhecer a eficácia de utilização destes dinheiros públicos, alertou a Inspeção-Geral de Finanças (IGF).

Notícias ao Minuto - Defensores da escola pública vão ser recebidos pelo Presidente

O secretário-geral da Federação Nacional dos Professores, Mário Nogueira, disse hoje à Lusa que uma delegação do movimento defensor da escola pública que organizou a manifestação de 18 de junho será recebida pelo Presidente da República quinta-feira.

Esquerda.net - "Escola Pública voltou a ser um fator de mobilização para a sociedade"

Joana Mortágua interveio no debate desta sexta-feira sobre o balanço do ano escolar.

Expresso - Blogues de Educação juntam-se “pela escola pública”

Manifesto defende “mais respeito, atenção e investimento” na escola pública e critica anos de “cortes” e medidas que a “burocratizam de forma doentia”

Notícias ao Minuto - Artigo sobre manifestação. Fenprof fala em “dois pesos e duas medidas"

Fenprof reage à polémica em torno do artigo sobre a manifestação pela escola pública.

Notícias ao Minuto - PSD questiona Governo sobre contrato de associação de escola da Guarda

Os deputados do PSD eleitos pelo círculo eleitoral da Guarda anunciaram hoje que questionaram o Governo sobre as alterações das regras dos contratos de associação relativamente à Escola Regional Dr. José Dinis da Fonseca/Outeiro de São Miguel.

Expresso - Movimento Defesa da Escola Ponto manifesta-se este domingo no Porto

O movimento que defende as escolas que têm contrato de associação com o Estado manifesta-se esta manhã no Porto contra os cortes no financiamento no privado

Observador - Porto sai à rua contra fim dos contratos de associação nas escolas privadas

Milhares de pessoas estão já concentradas na Avenida 25 de Abril, no Porto, no âmbito de uma manifestação contra fim dos contratos de associação nas escolas privada. Organização espera 10 mil pessoas.

Notícias ao Minuto - Milhares protestam contra fim dos contratos de associação nos colégios

Milhares de pessoas estão já concentradas na Avenida 25 de Abril, no Porto, no âmbito de uma manifestação contra o fim dos contratos de associação nas escolas privadas, na qual a organização espera 10.000 participantes.

Observador - Angelina na manifestação errada e outras cinco histórias

Uma avó foi à manifestação em defesa da escola pública para reclamar a entrada dos netos num colégio privado. Mas os milhares que desfilaram, este sábado, em Lisboa, defenderam a política do Governo.

CGTP-IN - Milhares de pessoas em defesa da Escola Pública

Mais de 80 mil pessoas concentraram-se, este sábado, na Praça Marquês de Pombal, em Lisboa, em defesa da escola pública.Nesta concentração marcada pelo colorido das bandeiras dos sindicatos de professores e da CGTP-IN, milhares de pessoas pretenderam mostrar que a escola pública é de qualidade, mas precisa de ter mais investimento."Escola pública é de todos, a privada é só de alguns", "A educação é um direito, sem ela nada feito", "Duplicar o financiamento é esbanjar o orçamento" e "Dinheiro do Estado não pode ir para o privado" foram algumas das palavras de ordem proferidas pelos manifestantes, que empunhavam cartazes alusivos ao tema da marcha.Na intervenção feita pelo secretário-geral da CGTP-IN, Arménio Carlos, afirmou que esta manifestação "não é do contra, mas sim pela escola pública", considerou que "não é justo manter as escolas privadas que fazem concorrência às públicas" e acrescentou ainda que "não é de estranhar que o PSD e o CDS não vejam com bons olhos esta manifestação", relembrando as políticas dos últimos quatro anos. Concluiu a sua intervenção defendendo a necessidade de combater "o embuste" do número de colégios privados que andavam "a viver à custa do Orçamento do Estado", que são 39.Já Mário Nogueira disse, no final do desfile que contou com a participação de pais, alunos, professores, sindicalistas, políticos, reformados e ativistas de movimentos sociais, além de centenas de famílias - "Esta foi a maior manifestação de sempre em defesa da escola pública".Quando os primeiros manifestantes estavam a chegar ao Rossio, a cauda do desfile estava no Marquês de Pombal, verificou a agência Lusa no local.

Expresso - Mais de 80 mil pessoas participaram na marcha em defesa da escola pública

“Escola pública é de todos, a privada é só de alguns”, “A educação é um direito, sem ela nada feito”, “Duplicar o financiamento é esbanjar o orçamento” e “Dinheiro do Estado não pode ir para o privado” foram algumas das palavras de ordem proferidas pelos manifestantes, que empunhavam cartazes alusivos ao tema da marcha

Esquerda.net - Milhares pedem mais investimento na escola pública

A manifestação em defesa da Escola Pública juntou milhares de pessoas em Lisboa para defender que o dinheiro do Estado deve ser investido no reforço do ensino público.

Observador - Milhares de pessoas concentradas no Marquês em defesa da escola pública

Milhares de pessoas estão hoje concentradas na praça Marquês de Pombal, em Lisboa, para defender uma escola pública de qualidade e preparam-se para desfilar pela avenida da Liberdade.

Público - Manifestação pela escola pública começa em Lisboa com cerca de duas mil pessoas

Marcha foi convocada depois da grande manifestação que juntou 40 mil pessoas em Lisboa contra as alterações ao financiamento das escolas com contrato de associação.

Notícias ao Minuto - Milhares de pessoas no Marquês em defesa da "maltratada" escola pública

Milhares de pessoas estão hoje concentradas na praça Marquês de Pombal, em Lisboa, para defender uma escola pública de qualidade e preparam-se para desfilar pela avenida da Liberdade.

Expresso - Marcha em defesa da escola pública já começou em Lisboa

A iniciativa, liderada pela Fenprof, foi convocada no final de maio, quando os colégios privados com contrato de associação se desdobravam em ações diárias para contestar a redução do número de turmas financiadas pelo Estado em estabelecimentos particulares, já a partir de setembro

Notícias ao Minuto - Pais defendem que poupança nos contratos seja investida no público

A Federação Regional de Lisboa das Associações de Pais (Ferlap) defendeu hoje que o dinheiro poupado com a redução de turmas com contratos de associação nos privados seja investido na escola pública, "que bem precisada está".

SPCR - Despedimentos nos colégios com Contrato de Associação são responsabilidade dos seus donos e de (ir)responsáveis políticos

Contratos de associação com o Colégio de S. Martinho nunca deveriam ter existido. Previsivelmente, com o aproximar do dia em que se realizará uma grande Marcha em Defesa da escola Pública, já no próximo sábado, aperta o cerco dos interesses que envolvem os colégios com contratos de associação.

CGTP-IN - Despedimentos nos colégios são responsabilidade dos seus donos e de (ir)responsáveis políticos

Em Portugal, nos últimos 5 anos, particularmente durante o mandato do anterior governo, encerraram-se centenas de escolas, despediram-se mais de 20.000 docentes e desviaram-se milhares de alunos da escola pública para o ensino privado. Nos últimos 10 anos a despesa do Estado com os colégios atingiu cerca de 1.500 milhões de euros e, destes, cerca de 70% correspondem a duplicação de despesa que, se tivesse sido investida na escola pública, teria contribuído, decisivamente para a sua qualidade, para uma maior estabilização do corpo docente, para um melhor serviço público de Educação

Expresso - Nenhum colégio privado com contratos de associação apresentou novas turmas à revelia

O prazo para estas escolas inscreverem novas turmas acabou na quarta-feira. Apenas apresentaram candidaturas as escolas e as turmas indicadas pelo Governo

Esquerda.net - Presidente devia ter sido mais “ativo” na defesa da escola pública

Marisa Matias afirmou que o Presidente da República devia ter tido uma intervenção "muito mais ativa” no que diz respeito aos contratos de associação tendo criticado também a sua atitude em relação à defesa dos direitos humanos em Angola.

Esquerda.net - Outdoor do Bloco que defende Escola Pública foi alvo de vandalismo

A estrutura situada em Santa Maria de Lamas, na qual se lê “Onde há escolas públicas, o Estado não paga colégios”, foi alvo de arremesso de balões de tinta. Bloquistas garantem que não vão “deixar de exigir o fim da vergonhosa promiscuidade dos negócios do Estado com os privados”.

Observador - A discussão sobre os contratos de associação: retórica ou ideologia?

O Estado dizer que não tem nada contra a escola privada ou cooperativa mas não lhe dar apoio é o mesmo que dizer que não tem nada contra os desempregados mas não lhes pagar subsídio de desemprego.

Esquerda.net - “Poupança com colégios privados é um reforço da Escola Pública”

Catarina Martins esteve neste domingo na Feira do Livro, em Lisboa, onde apelou à participação na manifestação no dia 18, em defesa da Escola Pública. Reagindo ao apelo de António Costa, a porta-voz do Bloco referiu que o partido faz parte do consenso contra as sanções de Bruxelas.

Observador - Escolas privadas protestam à porta do Congresso do PS

O último dia do Congresso socialista em Lisboa começa com um protesto das escolas com contratos de associação à porta do pavilhão da FIL.

Observador - Colégios investigados por pressionarem alunos e pais

Inspeção-Geral da Educação e da Ciência está a investigar o Colégio Conciliar de Maria Imaculada, em Leiria, e outro devido a denúncias de pressão a pais e alunos, avança o Diário de Notícias.

Esquerda.net - O PS, a Esquerda e os contratos dos colégios privados

Neste momento em que a defesa da escola pública se encontra na agenda política, urge aprofundar as reivindicações em torno do seu fortalecimento.

Observador - Fenprof entregou mais de 71.000 assinaturas na Assembleia da República em defesa da escola pública

A Federação Nacional dos Professores entregou mais de 71.000 assinaturas em defesa da escola pública. Já tinham sido registadas mais de 20.500 assinaturas submetidas por via eletrónica.

Notícias ao Minuto - Fenprof entregou mais de 71 mil assinaturas em defesa da escola pública

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) entregou hoje no parlamento mais de 71.000 assinaturas de cidadãos com capacidade eleitoral, em defesa da escola pública, anunciou o secretário-geral da estrutura sindical, Mário Nogueira.

Esquerda.net - Mil pessoas em Coimbra em defesa da Escola Pública

Cerca de um milhar de pessoas reuniu-se ontem em Coimbra em defesa da escola pública e de qualidade. A região de Coimbra é um exemplo paradigmátido da duplicação de financiamento, as escolas públicas têm turmas vazias mas os colégios receberam 12 milhões em contratos de associação.

SPRC - Grande participação cidadã em Coimbra, pela Escola Pública

Com grande participação da comunidade educativa, decorreu esta tarde (2/06/2016), em Coimbra, uma concentração em defesa da escola pública, que juntou mais de 3 000 pessoas na Praça 8 de Maio.

SPCR - UNIR VOZES EM DEFESA DA ESCOLA PÚBLICA

18 DE JUNHO - Parque Eduardo VII - UNIR VOZES EM DEFESA DA ESCOLA PÚBLICA - Inscrições online (faz aqui)

Observador - De que lado vai estar, no dia da morte do Colégio das Caldinhas?

Na Europa, os alunos que têm acesso livre às escolas privadas apoiadas pelo Estado já são 16% em Inglaterra, 20% em França, 25% em Espanha, 50% na Bélgica e 70% na Holanda. Em Portugal eram 4%.

SPRC - SPRC acompanha decisão das escolas públicas de Coimbra

2 DE JUNHO - TODOS À PRAÇA 8 DE MAIO - Em nota dirigida aos docentes e à comunicação social, o Sindicato dos Professores da Região Centro/FENPROF lembra que tem vindo a acompanhar muito de perto a grave e irregular situação que a manutenção injustificada de colégios com contratos de associação e os elevados subsídios do Estado ao ensino particular e cooperativo geram.

Negócios - Costa diz que não cabe ao Estado fomentar ensino privado e cooperativo

O primeiro-ministro defendeu o papel do Estado na definição da rede da escola pública , bem como o respeito e reconhecimento dos ensinos privado e cooperativo, "embora não incumba ao Estado fomentá-los."

Expresso - Costa: O Estado não tem de fomentar o ensino privado e cooperativo

Não falou de contratos de associação mas toda a gente percebeu a referência subliminar. Esta manhã, na abertura do Forum das Políticas Públicas, no Parlamento, o primeiro-ministro lembrou que, segundo a Constituição, o Estado tem de promover a escola pública, ainda que respeitando a privada

Observador - Escola pública ou privada? Uma guerra sem fim à vista

A polémica associada ao fim do financiamento estatal de alguns colégios privados arrasta-se e está a criar uma fosso na sociedade portuguesa cada vez maior.

Público - “Não somos escolas para meninos ricos nem para betinhos”

Foi a maior manifestação de sempre dos colégios privados, e uma das maiores dos últimos anos na área da educação. Organizadores ameaçam com novos protestos se o Governo insistir nos cortes.

Esquerda.net - Cristas defende que seja Escola Pública “a ser sacrificada”

Admitindo que existe redundância da oferta educativa, a presidente do CDS defendeu um “modelo mais perfeito”, sublinhando que "não é evidente que a turma que deve ser fechada é a turma que tem um contrato com o Estado, embora não sendo uma escola estatal".

Negócios - CDS-PP defende que escola pública também possa ser "sacrificada" e não apenas os privados

A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, defendeu este domingo, em Trás-os-Montes, que nalguns casos possa ser a escola pública a sacrificada, em vez de apenas os colégios privados, por questões ideológicas.

Negócios - 40 mil manifestantes em Lisboa na defesa dos contratos de associação

A manifestação promovida pelo Movimento em Defesa da Escola Ponto, em Lisboa, terminou este domingo pouco depois das 17:00, tendo mobilizado, segundo a organização, cerca de 40 mil pessoas, entre as quais alguns rostos conhecidos da política nacional.

Notícias ao Minuto - Organização aponta para 40 mil na defesa dos contratos de associação

A manifestação promovida pelo Movimento em Defesa da Escola Ponto, em Lisboa, terminou hoje pouco depois das 17:00, tendo mobilizado, segundo a organização, cerca de 40 mil pessoas, entre as quais alguns rostos conhecidos da política nacional.

Expresso - Milhares saem à rua em defesa dos colégios privados

A manifestação é promovida pelo movimento Defesa da Escola Ponto, que estima que o protesto tenha trazido cerca de 36 mil pessoas às ruas de Lisboa, vindas dos mais variados pontos do país

Expresso - Assunção Cristas defende que escola pública também possa ser "sacrificada"

A líder centrista reiterou este domingo o apoio à contestação dos privados contra as alterações aos contratos de associação

Observador - Assunção Cristas defende que pode ser a escola pública a não abrir novas turmas

A líder do CDS-PP questiona porque é que hão de ser as escolas privadas ou cooperativas a não abrir novas turmas e não a escola pública. Cristas defende que se deve mudar o modelo.

Observador - Milhares de manifestantes em defesa dos contratos de associação já estão em Lisboa

O movimento Defesa da Escola Ponto espera 20 mil pessoas em frente à Assembleia da República para protestar contra os cortes nos contratos de associação. O Observador acompanha a manifestação.

Notícias ao Minuto - CDS-PP defende que escola pública também pode ser "sacrificada"

A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, defendeu hoje, em Trás-os-Montes, que nalguns casos possa ser a escola pública a sacrificada, em vez de apenas os colégios privados, por questões ideológicas.

Notícias ao Minuto - Colégios protestam mas escola pública também não falha presença na rua

Em defesa de uma “escola pública de qualidade e democrática”, as várias escolas vão protestar no dia 18 de junho.

Observador - Movimento Defesa da Escola Ponto manifesta-se este domingo em Lisboa

O movimento defensor dos contratos de associação manifesta-se este domingo em Lisboa contra os cortes no financiamento de colégios privados e espera atrair milhares de pessoas.

Expresso - Colégios manifestam-se esta tarde em Lisboa

O movimento defensor dos contratos de associação entre o Estado e escolas privadas espera reunir milhares de pessoas. Uma vez mais contestará os cortes determinados pelo ministério da Educação

Notícias ao Minuto - Movimento pelos colégios privados manifesta-se hoje em Lisboa

O movimento defensor dos contratos de associação entre o Estado e escolas privadas manifesta-se hoje, em Lisboa, depois de ter pedido a intervenção do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, contra cortes no financiamento de colégios.

Esquerda.net - Coimbra, capital dos contratos de associação redundantes

Nove colégios privados de Coimbra recebem 12 milhões para duplicar oferta educativa da rede pública escolar.

Observador - Colégios manifestam-se este domingo em Lisboa

Depois dos 'Abraços' às escolas em forma de cordão humano, largadas de balões, vigílias, camisolas amarelas, protestos frente aos colégios e em eventos do Governo, os colégios juntam-se em Lisboa.

Negócios - 11 perguntas e respostas sobre os contratos de associação

Perguntas e respostas sobre os contratos de associação celebrados entre o Estado e as escolas de ensino particular e cooperativo. Esclareça as suas dúvidas. 

Observador - Contratos de associação, o processo da sua extinção e o bem comum

Ignorou-se o trabalho, o conhecimento da realidade e a experiência acumulada pelas comunidades educativas em mais de 30 anos, num processo altivo e em forma de monólogo, que não considerou o bem comum

Notícias ao Minuto - Colégios manifestam-se em Lisboa para expressar protesto nacional

Quando no domingo se concentrarem frente ao Parlamento contra os cortes nos contratos com os colégios, os apoiantes do movimento Defesa da Escola Ponto vão dar expressão nacional a uma manifestação que foi acontecendo aos poucos, localmente.

Notícias ao Minuto - Polémica entre Marcelo e colégios. Belém nega declarações

"Marcelo afirmou que 'tem de se encontrar uma solução para o problema dos colégios'", afirmam as escolas.

Negócios - Marcelo sobre reunião com os colégios: "É sempre bom ouvir e informar-me"

O Presidente da República evitou falar sobre o encontro que teve com o movimento "Defesa da Escola Ponto", que contesta as alterações do Governo em relação aos contratos de associação com os colégios privados.

Observador - Marcelo sobre reunião com os colégios: “É sempre bom ouvir e informar-me”

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, evitou esta madrugada, em Ílhavo, falar sobre o encontro que teve com o movimento "Defesa da Escola Ponto".

Observador - Movimento diz que Presidente defende “ponto de equilíbrio” sobre cortes nos contratos de associação

Responsáveis do movimento Defesa da Escola Ponto reuniram-se com o Presidente da República, de quem disseram ter recebido a garantia de que vai procurar "um ponto de equilíbrio".

Notícias ao Minuto - Presidente defende "ponto de equilíbrio" sobre cortes nos contratos

Responsáveis do movimento Defesa da Escola Ponto reuniram-se hoje com o Presidente da República, de quem disseram ter recebido a garantia de que vai procurar, junto do Governo, "um ponto de equilíbrio" face aos cortes nos contratos de associação.

Público - Ministério mantém que escolas públicas têm capacidade para acolher alunos dos privados

Na nota metodológica do estudo que sustentou a decisão de cortar o financiamento para a abertura de novas turmas de início de ciclo a 39 colégios privados faz-se referência apenas às turmas do ensino regular, mas Ministério da Educação mantém que a oferta pública é suficiente.

Esquerda.net - Escolas privadas, hospitais privados e os pobres privados... de ensino e educação

Os partidos de direita, confinados à oposição balofa de uma Cristas em busca do populismo perfeito e de um Passos perdido na falta de memória de inaugurações enquanto primeiro-ministro e até depois de deixar de o ser, já têm a sua causa grande: a defesa dos colégios privados contra as limitações legais aos contratos de associação. Artigo de Carlos Vieira e Castro.

SPRC - SPRC apoia iniciativa das escolas públicas de Coimbra

O Sindicato dos Professores da Região Centro/FENPROF apoia a concentração em defesa da Escola Pública, convocada para dia 2 de Junho, às 18.00 horas, na Praça 8 de Maio, em Coimbra. Numa nota à imprensa considera que esta iniciativa é uma "importante decisão das escolas, das suas direcções e conselhos gerais, com o envolvimento expressivo dos seus trabalhadores, docentes e não docentes, e de encarregados de educação e alunos".

Negócios - Colégios entregam a Marcelo parecer que defende que cortes são ilegais

O movimento Defesa da Escola Ponto entrega hoje ao Presidente da República um parecer da autoria do constitucionalista Vieira de Andrade, que defende que o corte nos contratos de associação é ilegal.

Negócios - Governo garante que escolas públicas estão aptas a receber "todos" os alunos do privado

O Ministério da Educação garantiu, em comunicado, existirem em número suficiente, e nas zonas de proximidade, escolas públicas para receber "todos" os alunos vindos dos estabelecimentos de ensino particular e cooperativo.

Notícias ao Minuto - "Finalmente alguém meteu mão" para" moralizar" contratos-associação

O secretário-geral da Federação Nacional dos Professores (Fenprof) afirmou hoje que finalmente "alguém meteu mão" para moralizar a situação do financiamento das escolas com contratos de associação, referindo que "as denúncias já têm muitos anos".

Notícias ao Minuto - Estudo da rede escolar "não fundamenta brutalidade dos cortes"

O diretor da Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo (AEEP), Rodrigo Queirós e Melo, disse hoje à agência Lusa que o estudo da rede escolar privada pedido pelo Governo "não fundamenta a brutalidade dos cortes".

Esquerda.net - Contratos de associação custaram ao Estado 53 milhões de euros

Um estudo sobre a rede escolar privada solicitado pelo governo revela, por exemplo, que há um colégio financiado que tem ao lado uma escola pública com metade das salas vazias, e um colégio com 27 estabelecimentos públicos a menos de dez quilómetros.

Expresso - 5000 cartas dos colégios para o ministro: “Uma por cada professor e funcionário”

As cartas serão entregues esta quarta-feira ao ministro da Educação pelo movimento “Defesa da Escola Ponto”. Para domingo, está marcada mais uma manifestação

Expresso - Google Maps ajuda Ministério a definir escolas que mantêm contratos de associação

Distância entre colégios com contrato de associação e escolas públicas foi um dos critérios utilizados para determinar cortes. O Google Maps serviu para fazer as contas ao tempo necessário, a pé e de carro

Observador - Escolas voltam a sair à rua no dia 29 contra cortes nos contratos de associação

Os colégios que foram prejudicados pelos cortes nos contratos de associação, vão voltar a manifestar-se no próximo domingo, em Lisboa. Instituições garante recorrer à justiça.

Esquerda.net - Escolas de Coimbra criticam contratos de associação

Os 12 agrupamentos e escolas não agrupadas de Coimbra assinaram um documento que defende a posição de que, no concelho, a manutenção de contratos de associação configura uma “redundância” de oferta educativa.

Observador - Costa volta a ser recebido por protestos, agora em Coimbra

Centenas de representantes das escolas com contratos de associação protestam em Coimbra onde o primeiro-ministro está, bem como o Presidente, para o doutoramento Honoris Causa de António Guterres.

Negócios - Professores dos colégios sentem-se traídos pela Fenprof

"A Fenprof tornou-se cúmplice e defensora de um governo que quer condenar à morte as escolas onde trabalhamos e terá de assumir a sua responsabilidade pelo que está a acontecer", diz a associação de docentes.

SPCR - A propósito da redução de turmas financiadas por contrato de associação

Problemas que possam surgir resultam de anos em que se acumularam ilegalidades e favores, apesar das denúncias que foram sendo feitas.

Público - Escolas particulares prevêem acções diárias até à manifestação no Parlamento

Manuel Bento, do Movimento Defesa da Escola Ponto, diz que os professores têm acções marcadas até terça-feira por todo o país.

Notícias ao Minuto - Colégios preveem ações diárias até à manifestação no parlamento

As escolas particulares com contrato de associação vão organizar uma manifestação, a 29 de maio, junto à Assembleia da República, tendo planeadas ações diárias, mesmo depois dessa data, anunciou o porta-voz do Movimento Defesa da Escola Ponto, Manuel Bento.

Negócios - Mais de metade dos colégios com contrato de associação podem fechar

As contas são da associação que representa as escolas privadas e reflectem a decisão anunciada pelo Ministério da Educação de reduzir em 57% o número de turmas com estes contratos de associação já no próximo ano lectivo.

Esquerda-net - "Tradição de dar rendas aos colégios privados afundou Escola Pública"

Reagindo à curiosidade da deputada do CDS para ver o estudo da rede que justificou as alterações aos contratos de associação, Joana Mortágua questionou “onde é que esteve essa curiosidade quando o governo PSD/CDS fechou mil e trezentas escolas públicas e alimentou com contratos de associação cerca de 80 colégios ano após ano”.

Notícias ao Minuto - Tribunal de Coimbra aceita providência cautelar dos colégios privados

O Tribunal Administrativo e Fiscal de Coimbra aceitou uma providência cautelar interposta pelo Movimento de Escolas com Ensino Público Contratualizado (MEPEC), que suspende provisoriamente o despacho normativo que circunscreve a área de atuação dos colégios com contrato de associação.

CGTP-IN - Fiequimetal associa-se a movimento em defesa da Escola Pública

A Fiequimetal associa-se ao conjunto de cidadãos, muitos deles dirigentes da Fenprof e dos sindicatos dos professores da CGTP-IN, que iniciaram um movimento de recolha de assinaturas, a nível nacional, tomando posição em defesa da Escola Pública.Estão a ser recolhidas assinaturas por todo o País, desde anteontem e até final do corrente mês, designadamente em bancas instaladas em ruas e praças de dezenas de localidades.O documento pode também ser subscrito por via eletrónica, no sítio da Fenprof (clique para aceder).Recolhidas as assinaturas, o documento será entregue, sob a forma de petição, ao Presidente da Assembleia da República, de modo a suscitar que venha a ser debatido em plenário parlamentar. Na qualidade de abaixo-assinado, o mesmo documento será entregue ao Presidente da República, ao primeiro-ministro e ao ministro da Educação.

Notícias ao Minuto - CDS quer acesso a estudo que fala no cortes nos contratos de associação

A deputada do CDS-PP Ana Rita Bessa exigiu hoje que a comissão de Educação tenha acesso ao estudo que fundamenta o corte das turmas de 5º, 7º e 10º anos de escolaridade com contratos de associação.

Expresso - Por que é que o Estado precisa dos privados na Educação?

Numa altura em que muito se discute o financiamento do Estado ao ensino privado, o Governo está decidido a não continuar a pagar turmas em colégios quando ao lado existam estabelecimentos públicos com vagas disponíveis. Mas também admite que vai continuar a precisar deste sector. Até para cumprir várias promessas que constam do programa do Governo e que dificilmente conseguiria se contasse apenas com a oferta pública. As áreas agora invocadas para acalmar a contestação do sector particular e cooperativo – pré-escolar, ensino artístico e cursos profissionais – são precisamente aquelas que há muito o Estado subsidia. E que o atual Governo promete continuar a financiar. Eis alguns números. E não são pequenos

Notícias ao Minuto - Em menos de 24 horas, petição da Fenprof recolhe o dobro do necessário

A petição lançada na segunda-feira pela Federação Nacional dos Professores (Fenprof) em defesa da escola pública recolheu mais do dobro das assinaturas necessárias para ser discutida em plenário na Assembleia da República.

Expresso - Colégios queixam-se ao Provedor de Justiça

Ao final da tarde desta terça-feira, os representantes dos colégios com contrato de associação reúnem-se com o Ministério da Educação para saber o que concluiu a tutela sobre o levantamento que fez da rede escolar

CGTP-IN - Petição reúne assinaturas para subir a plenário da Assembleia da República em menos de 24 horas

Em apenas 24 horas a Petição lançada pela FENPROF em defesa da Escola Pública, subscrita inicialmente por mais de 100 personalidades, ultrapassou largamente o número de assinaturas necessárias.Uma nota à Imprensa da FENPROF dá conta de que " a média de subscrição é, neste momento, de duas por minuto, tendo já ultrapassado as 2400 subscrições. Tendo em conta que, em papel, já foram recolhidas pelos sindicatos da FENPROF (8326), esta Petição, em menos de 24 horas, obteve um número mais do que suficiente de assinaturas para ser entregue na Assembleia da República e, aí, provocar o debate em plenário.

Expresso - Marcelo esperançado num entendimento com o ensino privado

Presidente da República diz que “o fundamental é garantir a estabilidade das crianças, dos jovens, das famílias e das estruturas escolares”

Esquerda.net - O cinismo no debate sobre o financiamento público da Escola Privada

À direita, dois argumentos principais têm sido avançados para defender a manutenção do financiamento por dinheiro dos contribuintes dos colégios privados com contratos de associação (e com escolas públicas por perto): o “direito à escolha” e os “compromissos” assumidos.

Notícias ao Minuto - "O Estado deve intervir menos, dar mais liberdade à escola"

A líder do CDS-PP sugeriu hoje em Coimbra que o critério para financiamento das escolas não deve passar pelo proprietário das mesmas, mas pela escolha dos pais, custos, qualidade e resultados do estabelecimento.

Expresso - Cristas sugere que dono das escolas não deve ser critério para financiamento

“Se uma escola é melhor, se tem melhores resultados, se os pais a preferem e se não é mais caro do que uma escola estatal, porque é que não há de ser essa turma nessa escola que deve prosseguir?”, questiona a líder do CDS

SPRC - Abaixo-Assinado/Petição

Em todo o país e por diversas formas, serão recolhidas assinaturas num Abaixo-Assinado / Petição em que se defende a não duplicação do financiamento público em Educação, a garantia de financiamento adequado às escolas púbicas e a manutenção de apoio financeiro a colégios privados apenas quando a resposta pública é insuficiente.

Expresso - Marcelo aposta no diálogo para resolver questão dos contratos de associação

O otimismo manifestado por Marcelo Rebelo de Sousa na resolução do problema surge no mesmo dia em que a imprensa refere que o Presidente da República desempenhou nos últimos dias o papel de mediador no conflito entre o Governo e as escolas privadas, Igreja Católica e partidos da oposição

Esquerda.net - Artistas e professores querem fim da duplicação do financiamento aos colégios

A convite da Fenprof, uma centena de personalidades ligadas à educação e à cultura subscrevem uma petição pelo cumprimento da lei que permite apoiar os colégios privados apenas onde não existe oferta da Escola Pública.

Público - Petição da Fenprof reúne 100 personalidades em defesa da escola pública

Sérgio Godinho, Pedro Abrunhosa, Manuel Alegre, Helena Roseta e Daniel Oliveira entre os primeiros subscritores da petição a lançar na segunda-feira.

Esquerda.net - 80% dos contratos de associação existentes em Coimbra não são necessários

"No concelho de Coimbra, existe capacidade nas escolas públicas para acolherem 80 turmas na globalidade, mas estão feitos 48 contratos de associação para este ano", disse, esta sexta-feira, o secretário-geral da Fenprof, Mário Nogueira.

Esquerda.net - Escolas Privadas, contratos de associação – quem manda em quem?

A guerra em torno dos contratos de associação não é nova, todos os anos tem um episódio em torno da definição do número de turmas.

Notícias ao Minuto - PSD entrega projeto para revogar alterações aos contratos de associação

O PSD entregou hoje no parlamento um projeto para a revogação das normas do despacho que altera as regras dos contratos de associação das escolas privadas e um diploma para a realização de um estudo sobre os custos do ensino público e privado.

SPRC - A defesa da Escola Pública é uma questão política, legal e financeira

Hoje num encontro com jornalistas, a FENPROF, fazendo-se acompanhar por directores e presidentes de Conselhos Gerais de escolas de Coimbra, revelou aos órgãos de comunicação social o que implicam as opções do actual governo, apoiado pela maioria parlamentar, para pôr fim a uma situação grave que se arrastava há dezenas de anos no nosso país.

Expresso - Costa: Contratos de associação só servem para responder a carências

Primeiro-ministro acusou o líder do PSD de ter enganado as pessoas com os contratos de associação celebrados com as escolas privadas. “Os contratos de associação não são instrumento de liberdade de escolha, servem apenas para suprir as carências na oferta pública”, sustentou António Costa

Negócios - Minha rica escola

Aos poucos foi crescendo a polémica das escolas privadas com contratos de associação. Fazem favor de sublinhar - contratos de associação. Já sublinharam?

Esquerda.net - Encarregados de Educação da Sertã em defesa da Escola Pública

Em comunicado, apoiam o “fim do despesismo dos dinheiros públicos que pelo governo anterior e outros o canalizavam para colégios e escolas privadas” e recusam que “os interesses políticos, pessoais e lobbies do grupo GPS” se sobreponham aos interesses dos jovens da Lousã.

Público - PS escreve aos militantes a explicar decisão do Governo sobre colégios privados

Ana Catarina Mendes, número dois do partido, envia carta a justificar estratégia política para as escolas com contratos de associação

Negócios - Colégios avançam para tribunal contra Governo, que admite contratar os despedidos

As escolas com contratos de associação não abrandam a contestação ao Executivo de António Costa. Análise da Fenprof mostra que há duplicação da rede pública e particular.

Esquerda.net - Colégios coagiram crianças a escrever a Marcelo e Costa

Pais de alunos de colégios privados queixaram-se de os filhos terem sido coagidos a escrever cartas a políticos. Hoje, movimento de pais, professores e encarregados de educação de escolas privadas e cooperativas entregou 50 mil cartas a pedir a manutenção do financiamento público.

Notícias ao Minuto - Manifestantes vão continuar a lutar pelos apoios às escolas particulares

Depois de uma manhã entre os palácios de Belém e de São Bento, os manifestantes em defesa das escolas particulares e cooperativas garantem que vão lutar até lhes serem garantidas as verbas estatais.

Público - Colégios entregam 50 mil cartas a António Costa para manter financiamento

Escolas privadas protestam contra cortes no financiamento do Estado.

Público - Associações de pais de Lisboa apoiam redução de contratos com colégios privados

Contratos de associação não servem para “satisfazer os caprichos das famílias que não gostam que os seus filhos frequentem a escola pública”, diz a Ferlap.

Notícias ao Minuto - Pais querem fim de contratos de associação com colégios

As associações de pais de Lisboa defendem o fim dos contratos de associação com colégios em zonas com escola pública e a transferência desses alunos no final do ano, lembrando que esses contratos servem para satisfazer necessidades, não "caprichos".

Expresso - Colégios privados juntos num “abraço às escolas” contra a redução de contratos

Dezenas de colégios privados prevêm esta sexta-feira juntar milhares de pessoas, dispersas por várias zonas do país, num cordão humano em protesto contra uma eventual redução do financiamento do Estado aos contratos de associação

Notícias ao Minuto - Colégios organizam "abraço às escolas" contra a redução de contratos

Dezenas de colégios privados organizam hoje um "abraço às escolas", que prevê juntar milhares de pessoas, dispersas por várias zonas do país, num cordão humano em protesto contra uma eventual redução do financiamento do Estado aos contratos de associação.

Observador - Escolas privadas manifestam-se contra opções do Governo

Docentes, pais e alunos manifestam-se esta sexta-feira contra as alterações aos contratos de associação em privados, anunciadas pelo Governo. Associação do setor diz que muitos fecharão portas.

Expresso - Milhares de pessoas no Porto manifestaram-se pelos contratos de associação

Sob o mote “Contas à moda do Porto”, o movimento que defende a manutenção dos contratos de associação entre alguns colégios privados e o Estado português teve como objetivo mostrar aquilo que considera ser “as contas certas” em relação aos contratos de associação

Público - Perto de sete mil em protesto no Porto contra fecho de turmas em colégios

O número é da PSP. Organizadores falam em 12 mil manifestantes.

Negócios - 40 colégios candidatos a financiamento de turmas de início de ciclo

O Ministério da Educação anunciou hoje que 40 colégios localizados em zonas com falta de oferta pública de ensino apresentaram candidaturas para financiamento estatal de turmas de início de ciclo.

Notícias ao Minuto - Colégios dizem que diferendo com Governo está longe de ter terminado

A Associação do Ensino Particular e Cooperativo afirmou hoje que o diferendo com o governo sobre os contratos de associação está longe de ter terminado, garantindo que o processo seguirá a via jurídica, na ausência de solução política.

Esquerda.net - Colégios suspeitos de pressionarem alunos a defender contratos de associação

A Inspeção Geral da Educação e Ciência (IGEC) instaurou processo de averiguação a dois colégios, na sequência de denúncias de que estarão a pressionar alunos e famílias a participarem em ações de defesa dos contratos de associação.

Negócios - Marcelo apela ao "espírito democrático" nos contratos de associação dos colégios

"É preciso tempo, é preciso paciência, é preciso espírito democrático, é preciso capacidade de dialogar", disse Marcelo Rebelo de Sousa.

Esquerda.net - Contra a manutenção de rendas do Estado a alguns colégios privados

Em nome da liberdade de escolha, o que está verdadeiramente em causa é a manutenção do negócio privado da educação.

Notícias ao Minuto - Presidente da República apela ao "espírito democrático" nos contratos de associação

O Presidente da República considerou hoje no Porto que é preciso "paciência, tempo e espírito democrático" para chegar a um entendimento no caso da polémica relacionada com o fim de contratos de associação com colégios privados.

Público - Costa recebido por manifestação de colégios privados

Algumas dezenas de manifestantes estão à porta do congresso do PS para protestar contra os cortes nos contratos de associação.

Notícias ao Minuto - Arménio Carlos acusa colégios de despedimentos coletivos

O secretário-geral da CGTP-IN acusou hoje administrações de colégios de terem promovido recentemente despedimentos coletivos de centenas de professores e trabalhadores não docentes, depois de ser apupado por um protesto contra o fim dos contratos de associação.

Público - Dois colégios privados investigados por pressionarem alunos

Denúncias de pressões a alunos e famílias para participarem em protestos leva Inspecção-Geral da Educação a fazer "averiguações" a Colégio Conciliar de Leiria e a outro não identificado.

Expresso - Colégios privados manifestam-se frente ao Congresso do PS com slogans duros

Colégios privados protestam à porta do Congresso do PS. Alguns dos cartazes reclamavam contra o Governo e o PS: “Costa, não te esqueças que perdeste as eleições"”, “o Bloco é quem manda no PS”

Notícias ao Minuto - Colégios protestam contra o Governo à porta do congresso socialista

Pais e professores estão hoje concentrados junto ao local onde decorre o congresso do PS.

Notícias ao Minuto - Pais queixam-se de "instrumentalização" e pressão de alunos de colégios

Pais temem que os seus filhos estejam a ser 'arrastados' para a polémica associada ao fim do financiamento estatal de alguns colégios.

Negócios - Doze colégios excluídos pelo Governo estão no "top" 100

Dois dos colégios com contratos de associação no distrito de Coimbra, o mais afectado pelos cortes no financiamento, estão entre os dez melhores de Portugal. A comparação é feita pelo Diário de Notícias.

Público - Constituição obriga Estado a ter “rede pública de educação de cobertura universal”

No Parlamento, no Fórum de Políticas Públicas, António Costa deixa recado aos colégios com contratos de associação: “Não incumbe ao Estado fomentar” o ensino particular e cooperativo mas apenas “respeitar”.

Público - Arco e colégios, duas multidões em Lisboa

Capital teve domingo intenso, com duas manifestações a competir pela atenção mediática.

Público - Milhares na rua em defesa dos colégios privados

Organização diz que estão 36 mil pessoas na manifestação. "Esperemos que o Ministério da Educação e o Governo entendam isto como um sinal que as famílias lhes estão a dar."

Público - Hoje há “manif” de colégios em Lisboa. Por que protestam?

Pelas 15h, o protesto sobe da Avenida 24 de Julho à Assembleia da República. Eis um resumo da matéria, em cinco pontos.

Expresso - Confederação da Educação e Formação diz que parecer da PGR dá razão aos colégios privados

Comunicado da Confederação Nacional da Educação e Formação descredibiliza Ministério da Educação, que esta sexta-feira anunciou ter recebido um parecer do conselho consultivo da Procuradoria-Geral da República que lhe dá razão na redução do financiamento a colégios privados com contrato de associação

Esquerda.net - PGR dá razão ao Ministério da Educação, colégios respondem citando relatório de 2015

Polémica em torno de contratos de associação teve um desenvolvimento com a publicação de parecer da Procuradoria-Geral da República que apoia o governo. Colégios respondem citando relatório do Tribunal de Contas, mas que foi publicado em setembro de 2015.

Expresso - Ministério da Educação acusa colégios de citarem Tribunal de Contas de forma “abusiva”

Documento divulgado pela Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo e “mero documento interno”, que “não toma posição” quanto à polémica que envolve os colégios, diz o Ministério da Educação

Notícias ao Minuto - Colégios afirmam apoio do Tribunal de Contas. Ministério desmente

Ministério da Educação afirma que documento divulgado pela Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo é apenas “uma informação preparatória de um técnico da Direção-Geral do Tribunal de Contas, que não se confunde com a decisão deste Tribunal”.

Observador - Ministério da Educação vai pedir esclarecimentos ao Tribunal de Contas

Depois de a Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo ter afirmado que o Tribunal de Contas tinha dado razão aos colégios, o Ministério da Educação procura desmentir documento

Observador - Tribunal de Contas dá razão aos colégios na guerra com Governo

Ministério da Educação atacou com parecer favorável da PGR, colégios respondem com relatório do Tribunal de Contas que lhes dá razão. Continua a guerra jurídica.

Público - Parecer da PGR dá razão ao ministério, mas colégios têm outro a seu favor

Na guerra em torno da redução dos contratos de associação, esgrimem-se agora pareceres jurídicos de um lado e de outro.

Observador - Colégios privados. PGR dá razão ao Ministério da Educação

Ministério da Educação divulgou parecer do conselho consultivo da PGR que dá razão ao Governo quanto aos cortes na abertura de novas turmas de início de ciclo.

Expresso - PGR dá razão ao Ministério da Educação na polémica dos colégios

O parecer do conselho consultivo da Procuradoria-Geral da República chegou esta sexta-feira e sustenta as posições do Governo quanto aos cortes na abertura de novas turmas de início de ciclo

Expresso - Presidência distancia-se de comunicado emitido por representantes dos colégios privados

O documento divulgado na quinta-feira refere que o Presidente da República se comprometeu a falar com o primeiro-ministro António Costa para encontrar uma solução para o problema dos colégios

Notícias ao Minuto - Figuras do PSD e CDS vão estar na manifestação em defesa dos colégios

Estas figuras, entre as quais deputados, participação na manifestação a título pessoal.

Observador - Governo e colégios privados tentam consenso, com Marcelo na sombra

Presidente da República distanciou-se do comunicado do movimento dos colégios privados, mas está empenhado em encontrar uma solução. Cortes definitivos podem entrar em vigor só daqui a um ano.

Negócios - Colégios: Presidente empenhado em solução para os contratos de associação

Representantes dos colégios levaram argumentos legais e contas que contrariam a versão do Governo. Presidente disse estar empenhado numa solução e prometeu falar do assunto com António Costa no encontro desta sexta-feira.

Esquerda.net - Encarregados de Educação de Leiria denunciam pressão dos colégios

Pais e mães de crianças que frequentam colégios particulares denunciaram, em declarações ao Jornal de Leiria, a “instrumentalização” dos filhos e a coacção de que estão a ser alvo.

Expresso - Colégios entregam parecer a Marcelo sobre ilegalidade dos cortes

O parecer é da autoria de José Carlos Vieira de Andrade, especialista em direito administrativo da Universidade de Coimbra

Notícias ao Minuto - Mirandela teme fecho de colégio privado apesar de manter contrato de associação

O presidente da Câmara de Mirandela, António Branco, reclamou hoje a revogação do contrato de associação do único colégio privado do concelho transmontano, argumentando que, apesar de manter o financiamento do Estado está condenado ao encerramento.

Notícias ao Minuto - CDS questiona câmaras com colégios que perderam contratos de associação

O CDS-PP entregou hoje um requerimento destinado às câmaras municipais dos colégios que perderam o direito a abrir novas turmas com contrato de associação, pretendendo conhecer os elementos pedidos pelo Ministério da Educação e eventuais custos associados.

Observador - Tribunais de Aveiro e Leiria aceitam providência cautelares dos colégios contra Governo

Os tribunais administrativos de Aveiro e Leiria aceitaram as providências cautelares dos colégios com contratos de associação.

Notícias ao Minuto - Colégios? Daniel Oliveira fala de "irresponsabilidade" e "chantagem"

A polémica do fim dos contratos de associação entre os colégios privados e o Estado está para durar.

Notícias ao Minuto - Passos acusa Governo de recuar perante protestos dos colégios privados

O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, acusou hoje o Governo de recuar nos cortes dos contratos de associação perante os protestos e depois de ter publicado a lista com os colégios privados que perdiam o apoio.

Notícias ao Minuto - PCP acusa PSD e CDS de cinismo e do despedimento de 28 mil professores

O dirigente comunista Jorge Pires acusou hoje PSD e CDS-PP de cinismo na polémica dos contratos de associação com colégios privados e de terem protagonizado o despedimento coletivo de 28.000 professores em quatro anos.

Notícias ao Minuto - Nova manifestação no dia 29 contra cortes nos contratos de associação

Os colégios visados pela redução de financiamento por parte do Ministério da Educação voltam a protestar contra os cortes no próximo domingo, com uma manifestação em Lisboa, enquanto mantêm a intenção de responder aos mesmos nos tribunais.

Expresso - Nova 'manif' em Lisboa contra cortes nos contratos de associação

Colégios marcaram uma nova manifestação para o próximo domingo na capital, devido à redução do financiamento

Negócios - Colégios valem primeiras vaias a António Costa

Primeiro em Santo Tirso, no sábado. Depois junto à Universidade de Coimbra, no domingo. António Costa foi recebido por centenas de manifestantes que protestavam contra o fim dos contratos de associação entre o Estado e colégios privados, e ouviu vaias. O primeiro-ministro prometeu analisar as situações, caso a caso.

Público - Colégios privados voltam a manifestar-se em Coimbra

Em Coimbra, oito dos nove colégios privados com contrato de associação são afectados pela medida governamental.

Notícias ao Minuto - Costa recebido com protesto em defesa dos contratos de associação

O primeiro-ministro António Costa foi recebido hoje em Coimbra por cerca de 300 pais, alunos e professores que protestavam contra o corte nos contratos de associação, que afetou oito dos nove colégios financiados no concelho.

Negócios - Costa diz que colégios terão sido "iludidos" quanto a contratos de associação

O primeiro-ministro afirma que os contratos de associação não deixaram de ser excepção para passar a ser regra. "Não é isso que está na lei, não é isso que está no nosso programa de Governo".

Negócios - Colégios de Coimbra e Braga mais penalizados por cortes de verbas

Os colégios de Coimbra e Braga são aqueles que têm mais colégios que deixam de receber verbas para a abertura de novas turmas. As actuais turmas continuam a ser financiadas até ao fim do ciclo de estudos.

Negócios - Marcelo e Costa recebidos no Porto por manifestação de colégios

O primeiro ministro e o Presidente da República não se livraram a polémicas dos contratos de associação na inauguração do superlaboratório i3S.

Público - Colégios anunciam primeira vitória contra o ministério em tribunal

Providência cautelares serão interpostas a um ritmo diário. Associação de estaberlecimentos do ensino particular reavalia impacto dos cortes decididos pelo Ministério da Educação e alerta que 57% dos colégios com contrato poderão encerrar.

Notícias ao Minuto - "Vão magoar 9.800 famílias e pôr no desemprego 1.026 professores"

Governo fez cair o acordo com metade dos colégios abrangidos pelos contratos de associação.

Público - Movimento pede aos pais que continuem a inscrever filhos nos colégios

Na terça-feira, o Governo anunciou que não vai abrir turmas de início de ciclo em 39 colégios privados com contratos de associação, o que representa uma redução de 57% no financiamento a novas turmas.

Notícias ao Minuto - Colégios esperam notificação para contestar redução de financiamento

Os colégios visados pela redução de financiamento por parte do Ministério da Educação aguardam pela notificação oficial para interpor ações judiciais destinadas a suspender a decisão que lhes foi comunicada na terça-feira pela tutela.

Expresso - Secretária de Estado: cortes nos colégios permitem oferta de manuais

Decisão do Governo torna inviáveis metade dos 79 colégios com contrato de associação. No total, serão 370 turmas que deixarão de ser financiadas

Esquerda.net - Colégios Privados: Petição pelo fim da duplicação do financiamento já está online

Petição promovida pela Fenprof, que conta com o apoio de várias personalidades da sociedade civil, defende que “o apoio financeiro a colégios privados, através de contratos de associação, tenha lugar apenas quando a resposta pública é insuficiente”.

Observador - Governo e colégios usam a mesma arma na guerra dos contratos de associação

O Governo e os estabelecimentos de ensino particulares têm usado a mesma arma, a legislação, para defender posições opostas na polémica em torno da revisão dos contratos de associação com colégios privados.

Notícias ao Minuto - Colégios privados? "Quem tudo quer arrisca-se a tudo perder"

Para o constitucionalista Vital Moreira, os colégios privados podem vir a perder tudo, se optarem por lutar nos tribunais contra a decisão do Governo.

Observador - Marcelo “esperançado” que diálogo vai resolver em breve questão dos colégios privados

O Presidente da República manifestou-se este sábado "esperançado" que, com "diálogo" e "convergência de posições", se alcançará "previsibilidade" e "estabilidade" em torno dos contratos de associação.

Notícias ao Minuto - Marcelo "esperançado": Diálogo resolverá questão dos colégios privados

O Presidente da República manifestou-se hoje "esperançado" que, com "diálogo" e "convergência de posições", se alcançará "previsibilidade", "certeza" e "estabilidade" em torno dos contratos de associação envolvendo os colégios privados.

Público - Fenprof denuncia “escândalo” com contratos de associação em Coimbra

Concelho é o que mais desperdiça dinheiro público com colégios no país, acusa Federação Nacional de Professores.

Negócios - Passos pede a Costa para adiar por um ano mudanças nos contratos de associação

O presidente do PSD sugeriu ao primeiro-ministro que peça um estudo sobre o custo das turmas com contrato de associação, e adie as mudanças por um ano. António Costa acusou Passos Coelho de ter enganado os colégios com quem assinou contratos.

Público - Financiamento a colégios: Costa acusa Passos de "enganar as pessoas"

Líder do PSD pediu ao primeiro-ministro que suspendesse a decisão de rever os contratos de associação. Costa responde não.

Notícias ao Minuto - Costa acusa PSD de enganar as pessoas sobre contratos de associação já assinados

O primeiro-ministro acusou hoje o PSD de enganar as pessoas sobre os contratos de associação com colégios privados que assinou, sublinhando que em nenhum está garantida a abertura de novas turmas ou a transição de um ciclo para os outros.

Expresso - Ministério da Educação já perdeu quatro processos por reduzir financiamento de colégios

Acórdãos são deste ano e referem-se a casos que remontam ao final de 2010. Tribunal Central Administrativo do Norte considera que as expectativas dos colégios foram lesadas por serem alteradas regras a meio do jogo. O mesmo princípio vai agora ser invocado pelos colégios em relação à decisão do atual ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues. A primeira providência cautelar já foi entregue

Notícias ao Minuto - Isabel Moreira critica cardeal-patriarca a propósito do ensino privado

Os cortes no financiamento público aos colégios privados estão na ordem do dia.

Notícias ao Minuto - Colégios privados 'vestem' camisola amarela em protesto

Iniciativa de protesto levou os colégios a ‘vestir’ de amarelo até final do ano letivo.

Expresso - Cristas diz que Estado tem de cumprir a lei e respeitar os contratos com colégios privados

Presidente do CDS recusa entrar na discussão sobre os interesses ocultos do Ministério da Educação e pede a quem defende os apoios ao ensino privado e cooperativo que pense com objetividade. De momento, o que é relevante “é garantir que a lei é cumprida e que os contratos assinados com o ensino privado e cooperativo são efetivamente cumpridos”

Público - A luta dos colégios contra cortes no financiamento chega aos tribunais

Colégios prometem avançar com pelo menos dez providências cautelares para suspender a eficácia do despacho governamental que anuncia cortes no financiamento do Estado.

Público - Colégios fazem mais um protesto, desta vez no Túnel do Marão

Manifestação durante a inauguração por António Costa da nova infraestrutura.

Público - Cordões e abraços em Coimbra contra alterações ao financiamento de colégios

Três colégios da cidade realizaram acções de protesto contra as mexidas nos acordos no ensino privado e cooperativo.

Expresso - Esquerda dá os parabéns ao Governo por cortar financiamento dos colégios

Apesar dos protestos dos colégios, Ministro da Educação não recua nos cortes. Debate parlamentar requerido pelo PSD mostra união da “geringonça”

Negócios - Quase metade dos colégios privados perde dinheiro com proposta do Governo ? Público

Segundo as contas do Público, 46% dos colégios privados com financiamento público serão afectados a partir do próximo ano.


Smileys

:confused: :cool: :cry: :laugh: :lol: :normal: :blush: :rolleyes: :sad: :shocked: :sick: :sleeping: :smile: :surprised: :tongue: :unsure: :whistle: :wink: 

Para garantir uma resposta às suas perguntas, utilize preferencialmente o nosso fórum.
Faça login para ver mais rapidamente que o seu comentário foi publicado.
Para sua segurança, não permitimos a inclusão de dados de contacto pessoais nos comentários como endereços de correio eletrónico ou números de telefone. Para contactar outros utilizadores do site, registe-se e estabeleça uma ligação para poderem trocar mensagens.

  4000 caracteres disponíveis

Antispam Actualizar imagem Não é sensível a maiúsculas