Roadshow do Projeto 80 arranca dia 20 Janeiro 2014

Votos de utilizador:  / 1
FracoBom 

É já no próximo dia 20 de Janeiro, segunda-feira, que arranca o roadshow do Projeto80, uma iniciativa que tem como mote o tema “Ocupa o teu lugar na História” e que tem a primeira paragem na Escola Secundária D. Pedro V, em Lisboa.

A “estória” do roadshow e dos seus protagonistas será escrita em 18 capítulos, que representam as 18 escolas de 18 cidades portugueses que serão visitadas durante quatro meses. 

Neste período, milhares de jovens poderão participar em ateliês de escrita criativa, vídeo e escultura, apreciar jogos interativos sobre sustentabilidade e, inclusive, ajudar em campanhas de recolha de resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos, os REEE. 

O roadshow decorre até dia 3 de Abril, com paragens de dois dias em cada escola. Para além da óptica educativa e de sensibilização, a iniciativa contempla encontros distritais de associações de estudantes, nos quais os jovens poderão partilhar experiências e ideias relativas a actividades que podem ser desenvolvidas nas escolas e comunidades onde estão inseridos. 

Em comunicado, o Projeto 80 destaca cinco actividades interactivas do roadshow: o Recicla Challenge Sociedade Ponto Verde, na qual os alunos são convidados a escrever a letra para uma música dos Azeitonas; um Ateliê de Escultura Cimpor, onde os jovens com o apoio do escultor Bordalo II criarão uma peça a partir de fragmentos de cimento; uma recolha de REEE Amb3E – uma campanha de incentivo para a recolha de REEE; a Missão Sorriso Music Experience Continente, que desafia os jovens para formarem uma banda e interpretarem músicas dos Orelha Negra, e a Missão Tetra Pak, que convida os alunos a vestirem a pele de um jovem engenheiro florestal. 

As actividades do Roadshow Projeto 80, promovidas por Amb3E, Cimpor, Continente, Sociedade Ponto Verde e Tetra Pak, algumas das entidades patrocinadoras do Projeto 80, e visam sensibilizar os jovens para a adoção de práticas mais sustentáveis. 

Projectos promotores de empreendedorismo, gestão eficiente de recursos, voluntariado

O desafio lançado pelo Projeto 80 aos jovens estudantes consiste na criação ou apresentação de projectos que fomentem o empreendedorismo, a economia verde, a cidadania e o voluntariado, contribuindo assim para o aumento de bem-estar e desenvolvimento sustentável das comunidades onde estão inseridos.

Jovens, dos 13 aos 17 anos, constituídos em grupos informais de alunos ou através das Associações de Estudantes do Ensino Básico e Secundário, podem candidatar os seus trabalhos ao Projeto 80 até 31 de maio de 2014 em www.projeto80.pt

O período de pré-inscrição da candidatura dos trabalhos decorre até 31 de Março e a fase de candidatura até 31 de maio de 2014. São passíveis de candidatura projectos desenvolvidos nos anos lectivos 2012/2013 ou 2013/2014.

O Projeto 80 é promovido em parceria pela Agência Portuguesa do Ambiente, pela Direção-Geral da Educação, pela Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, pela Quercus e pelo Green Project Awards com o apoio do Governo de Portugal

A edição 2013/2014 do Projeto 80 é patrocinada pela ADENE, Amb3E, BP, Cimpor, Continente, Sociedade Ponto Verde e Tetra Pak.

Fontes:
http://projeto80.pt/
http://greensavers.sapo.pt/


Smileys

:confused: :cool: :cry: :laugh: :lol: :normal: :blush: :rolleyes: :sad: :shocked: :sick: :sleeping: :smile: :surprised: :tongue: :unsure: :whistle: :wink: 

Para garantir uma resposta às suas perguntas, utilize preferencialmente o nosso fórum.
Faça login para ver mais rapidamente que o seu comentário foi publicado.
Para sua segurança, não permitimos a inclusão de dados de contacto pessoais nos comentários como endereços de correio eletrónico ou números de telefone. Para contactar outros utilizadores do site, registe-se e estabeleça uma ligação para poderem trocar mensagens.

  4000 caracteres disponíveis

Antispam Actualizar imagem Não é sensível a maiúsculas