Existem vários tipos de respostas sociais para pessoas idosas

Votos de utilizador:  / 13
FracoBom 

As pessoas idosas devem ser vistas como pessoas válidas apesar das suas limitações e/ ou incapacidades, por isso, é muito importante que se tenha consciência de que tipo de resposta a mais adequada para cada caso. Existem várias respostas que têm como objectivo melhorar a qualidade de vida da pessoa idosa, por isso, a resposta deve ser a mais adequada, de acordo com a vontade da pessoa idosa.

Como calcular o pagamento do Lar de Terceira Idade?
Existem documentos que têm de estar afixados nos lares
A mensalidade de um lar não inclui tudo o que é necessário para o idoso
Lares comparticipados pela Segurança Social

Centro de Dia - consiste num estabelecimento, que presta um conjunto de serviços que contribuem para a manutenção dos idosos no seu meio sócio-familiar, durante o dia. Assegurando serviços como refeições, convívio, ocupação, cuidados de higiene, tratamento de roucas, férias organizadas, entre outras actividades.

Centro de Noite - consiste num estabelecimento de acolhimento nocturno, prioritariamente para pessoas idosas com autonomia que, durante o dia, permaneçam no seu domicílio. É um serviço que assegura o alojamento nocturno, ceia, pequeno-almoço, e permitem a higiene pessoal.

Centro de Convívio - consiste num espaço onde as pessoas podem conviver e ocupar os tempos livres, com actividades lúdicas.

Apoio Domiciliário - consiste na prestação de cuidados no domicílio a pessoas dependentes, seja temporária ou permanentemente, de modo a assegurar a satisfação das suas necessidades básicas e actividades da vida diária.

Lar - consiste num estabelecimento de acolhimento, assegurando o fornecimento da alimentação, cuidados de saúde, higiene e conforto. É também um local onde deve ser estimulado o convívio e a ocupação dos tempos livres através da animação social.

Residências - consistem num estabelecimento idêntico ao lar, mas com a privacidade de uma habitação. Isto é, um conjunto de pequenas habitações sejam apartamentos ou moradias, geralmente com a dimensão dum T1, onde está assegurado o fornecimento da alimentação, cuidados de saúde, higiene, bem como, o convívio e ocupação de tempos livres através de actividades lúdicas.

Colónia de férias - consiste numa alternativa destinada à satisfação de necessidades de lazer e de quebra de rotina, muito importantes para o equilíbrio físico, mental e social, não só destinado às faixas etárias mais jovens.


Consulte:

Disponibilizada rede de serviços e de equipamentos sociais na Internet

Como calcular o pagamento do Lar de Terceira Idade?

Existem documentos que têm de estar afixados nos lares

A mensalidade de um lar não inclui tudo o que é necessário para o idoso

Lares comparticipados pela Segurança Social


 

Smileys

:confused: :cool: :cry: :laugh: :lol: :normal: :blush: :rolleyes: :sad: :shocked: :sick: :sleeping: :smile: :surprised: :tongue: :unsure: :whistle: :wink: 

Para garantir uma resposta às suas perguntas, utilize preferencialmente o nosso fórum.
Faça login para ver mais rapidamente que o seu comentário foi publicado.
Para sua segurança, não permitimos a inclusão de dados de contacto pessoais nos comentários como endereços de correio eletrónico ou números de telefone. Para contactar outros utilizadores do site, registe-se e estabeleça uma ligação para poderem trocar mensagens.

  4000 caracteres disponíveis

Antispam Actualizar imagem Não é sensível a maiúsculas