Desde já, obrigada pela atenção:
Trabalho numa empresa há cinco anos e recebi, há oito dias, uma carta da empresa que anunciava a intenção de despedimento colectivo, por motivos estruturais, de dois trabalhadores (eu e outro colega).
Entretanto, em reunião, a empresa comunicou verbalmente os motivos para esse despedimento e abordou a forma de pagamento das compensações e subsídios (sem ter havido qualquer assinatura de documentos).
Hoje, a empresa reuniu com os trabalhadores e sugeriu que cada um de nós, trabalhadores despedidos, aceitasse fazer denúncia de contrato. No fundo, porque a empresa vive tempos difíceis, parece que os empresários em questão têm pressa em resolver este processo de despedimento e acabaram por sugerir a denúncia de contrato.
Pelo que tenho lido, a denúncia de contrato é uma acção que me imputa todas as responsabilidades por esse acto. Certo? É de evitar, não?
Questões:
- Em termos de direitos (compensações e subsídios), o que posso perder se fizer denúncia de contrato?
- Se assinar uma denúncia de contrato, é possível ficar a receber subsídio de desemprego?
- Em termos curriculares e de carreira profissional, uma denúncia de contrato não poderá prejudicar o trabalhador?
- Uma denúncia de contrato é ou não uma vontade expressa unicamente do trabalhador?
- Que alternativas tenho se não quiser denunciar o contrato, mas não pretender, ao mesmo tempo, continuar a trabalhar na empresa (apenas porque será violento psicologicamente...)?
- Para terminar, perguntava só isto: nas contas dos subsídios, a empresa explicou-me que o subsídio de férias que ando a receber neste 2013, em duodécimos, não diz respeito a 2012 (como seria suposto), mas já a este ano. Há empresas que fazem isto? Ou seja, segundo me disseram, o pagamento do subsídio de férias andou a par com o pagamento do subsídio de Natal. Pode isto acontecer? Vou ter que confirmar agora os pagamentos, mas precisava de me esclarecer sobre isto também.
Obrigada!!