Coloca aqui as tuas dúvidas sobre rescisões e celebrações de contratos de trabalho.

Horas extras - Tiago Alves

B Autor do tópico
bmadeira@sabiasque.pt Desligado
Moderador
  • Avatar de bmadeira@sabiasque.pt
    bmadeira@sabiasque.pt
    • Mensagens: 8718
    • Thanks: 706

    Horas extras - Tiago Alves

    04 Jun. 2012 15:50
    #4887
    Boa tarde,
    Eu sei que pela lei sou obrigado atender o pedido de horas extras. A minha questão e se o empregador no próprio dia ou até mesmo uma hora antes do fecho do horário normal de trabalho exigir horas extras? Não é necessário um pre-aviso antes?
    Obrigado.

    Por favor Iniciar sessão ou Criar uma conta para se juntar à conversa.

    B Autor do tópico
    bmadeira@sabiasque.pt Desligado
    Moderador
  • Avatar de bmadeira@sabiasque.pt
    bmadeira@sabiasque.pt
    • Mensagens: 8718
    • Thanks: 706

    Re: Horas extras - Tiago Alves

    04 Jun. 2012 15:58 - 07 maio 2023 18:43
    #4888
    Caro Tiago Alves, boa tarde.

    Neste caso o Código do Trabalho em vigor (Lei 7/2009 de 12 Fevereiro) protege o empregador, sendo que não é estabelecido qualquer "prazo" de aviso prévio para a solicitação de prestação de trabalho suplementar.

    No entanto, o artigo 227.º do mesmo código, estabelece as condições de prestação de trabalho suplementar (ver em sabiasque.pt/codigo-trabalho/1315-artigo...lho-suplementar.html ), definindo que este só pode ser prestado em circunstâncias específicas.


    Logo, isto pode levar a assumir que deveria haver a previsão antecipada da necessidade e, assim, ser solicitado aos trabalhadores a prestação de trabalho suplementar com alguma antecedência face à data em que se pretende a execução do mesmo.
    Ultima edição : 07 maio 2023 18:43 por Pedro Ferreira.

    Por favor Iniciar sessão ou Criar uma conta para se juntar à conversa.

    Publish modules to the "offcanvas" position.