Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Coloca aqui as tuas dúvidas sobre o acesso aos subsídios desemprego social de desemprego.
Se procuras ofertas de emprego, consulta a nossa página de ligações úteis da área do "trabalho".

contas finais

contas finaisfoi criado por tatilima_goncalves@hotmail.com

22 Fev. 2013 20:24 #7334
Boa noite ,
Gostaria que me ajuda-se numa questão , que ainda não consegui copreender. E o seguinte no passado ano fui suspença pela entidade patronal em meados de junho, devido ao acidente de trabalho , entretanto eu estava a cerca de 2 dias de recaida de seguro ao qual informei a empresa e assinei o papel para enviarem para a seguradora.
Agora a entidade patronal diz que recusou aceitar a recaida , e por isso nas contas finais estao a descontar-me cerca de 800 euros em faltas porque tinha o contrato suspeço.
Como pode a empresa marcar faltas se o contrato esta suspeço?

Se puder agradecia que me ajuda-sse a fazer as contas daquilo que tenho a receber :

Vencimento:748

Periodo de 11 dias de ferias não gozadas

e trabalhei na empresa até o contrato estar suspenço 4anos e 2 meses

mas só em janeiro caducaram-me o contrato.

Entretanto acarta para o fundo de desemprego diz incapacidade superveniente absoluta, será que vou ter direito ao fundo de desemprego

Desde já agradeço a sua resposta

Respondido por Beatriz Madeira no tópico contas finais

25 Fev. 2013 14:07 - 24 Jun. 2023 20:01 #7355
Cara tatilima_goncalves, boa tarde.

Para que possa apresentar um documento "formal" à empresa, no sentido de contrariar as contas que lhe estão a fazer, sugerimos que contacte o Tribunal de Trabalho da sua área de residência (cujos contactos e morada poderá encontrar em justica.gov.pt/Servicos/Pedir-mediacao-laboral ) para que lhe façam as contas e lhe passem uma declaração.

Em princípio, o motivo "incapacidade superveniente absoluta" confere-lhe direito a requerer o subsídio de desemprego, facto que poderá, igualmente, confirmar junto do Tribunal de Trabalho. Para atribuição do subsídio há que cumprir as condições que encontra descritas em sabiasque.pt/trabalho/legislacao/1020-at...rego-desde-2012.html
Ultima edição : 24 Jun. 2023 20:01 por Pedro Ferreira.

Respondido por tatilima_goncalves@hotmail.com no tópico contas finais

25 Fev. 2013 14:13 #7356
Desculpe ,mais uma vez será que eles podem descontar dias estando o contrato suspenço mesmo que não estivesse de recaida de seguro?

Respondido por Beatriz Madeira no tópico contas finais

25 Fev. 2013 14:34 #7361
Cara tatilima_goncalves, boa tarde.

O empregador não pode, em princípio, descontar "faltas" que estão compreendidas dentro de um período de suspensão do contrato. Parece-nos que possa ter havido uma "comunicação desfasada", ou seja, o empregador terá assumido que a trabalhadora estava a faltar porque a teria informado que não aceitava a "recaída", sendo que regista como falta os dias em que não recebeu os papéis que justificam a "recaída".

Respondido por tatilima_goncalves@hotmail.com no tópico contas finais

25 Fev. 2013 14:53 #7363
e eles podem não aceitar a recaida? de qualquer forma foram dois dias antes de fazerem a suspençao , como podem eles descontar cerca de 800 euros?

Desculpe mais uma vez e obrigada

Respondido por Beatriz Madeira no tópico contas finais

25 Fev. 2013 15:02 #7365
Cara tatilima_goncalves, boa tarde.

O empregador pode não aceitar a recaída em caso de pretender despedir o trabalhador. Ao não aceitar a recaída, com base na incapacidade que lhe foi atribuída, faz prova do motivo para a "incapacidade superveniente absoluta". Isto significa que o empregador deixa de ter de "reservar" o seu lugar na empresa porque, no entender daquele empregador, este trabalhador é uma pessoa que já não pode trabalhar mais na empresa.

Quanto ao valor "descontado", da forma como apresenta o caso, não faz, efetivamente, sentido que sejam descontados 800 Eur, por isso lhe sugerimos que contacte o Tribunal de Trabalho da sua área de residência no sentido de que lhe façam as contas e lhe passem uma declaração para poder apresentar um documento "formal" à empresa que contrarie as contas que lhe estão a fazer.
Tempo para criar a página: 0.292 segundos