Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Coloca aqui as tuas dúvidas sobre o acesso aos subsídios desemprego social de desemprego.
Se procuras ofertas de emprego, consulta a nossa página de ligações úteis da área do "trabalho".

Retoma subsídio desemp após término contrato parcial

Retoma subsídio desemp após término contrato parcialfoi criado por KDF

25 maio 2011 18:13 #2275
Boas!
Encontro-me a receber subsídio de desemprego durante 600 dias.
O meu ex-patrão, que me colocou no desemprego, pretende fazer-me um contrato em part-time (devido a ser uma empresa sazonal e estar a paassar por algumas dificuldades).
Já recorri à Segurança Social, ao Centro de Emprego e ATC da minha zona de residência para saber o seguinte:
- após término do contrato parcial de 4 meses (do qual receberei subsídio parcial) qual será o valor do subsídio de desemprego até o final dos 600 dias que me foram concedidos por direito? Tenho direito a continuar a receber o valor das prestações anteriores ao part-time ou o meu subsídio de desemprego é re-calculado?
Ninguém me sabe responder e não encontro nada na internet sobre o assunto. Alguém me sabe explicar e comprovar a informação dada?
Obrigada.

Respondido por sfigueiredo no tópico Retoma subsídio desemp após término contrato parcial

27 maio 2011 16:28 #2314
De acordo com um esclarecimento anterior: "quando o trabalhador retoma as prestações de desemprego, após suspenção por situação de trabalho a termo, o cálculo do valor das mesmas é feito não com base no valor das prestações concedidas inicialmente, mas sim com base no tempo que restava da anterior até ao fim, mais a diferença do que tiver direito neste momento, pelo cálculo actualizado dos descontos efectuados durante o período de trabalho entretando tido. Ou seja, se teve direito a 500 EUR durante 18 meses e "gastou" 6, terá direito a mais 18 meses em que 12 meses serão pelo valor maior entre o actual e o anterior. Se novo cálculo der 475 EUR, então serão 12 meses a 500 EUR + 6 meses a 475 EUR. Se o novo cálculo der 525 EUR, então, serão 18 meses a 525 EUR."

Respondido por KDF no tópico Retoma subsídio desemp após término contrato parcial

27 maio 2011 18:07 #2321
Pois, essa informação já a tinha. No meu caso s 12 meses q me sobram ainda de subs de desemprego e o valor pelo qual irei trabalhar agr será parcial, ou seja terei direito a subs de desemprego parcial durante 4 meses, o tempo de duração do contrato. Resumindo, o meu subsídio restante será recalculado, ou seja, reduzido. Não sendo conveniente trabalhar :O(

Respondido por sfigueiredo no tópico Retoma subsídio desemp após término contrato parcial

27 maio 2011 18:19 #2322
De facto, as regras do subsídio de desemprego levam a que em algumas situações não haja vantagem em trabalhar sobretudo se o vencimento não for superior ao subsídio de desemprego e se não for um contrato sem termo.

Respondido por KDF no tópico Retoma subsídio desemp após término contrato parcial

27 maio 2011 18:35 #2323
Obrigada pela sua ajuda.
Lamentavelmente e embora deseje trabalhar, vejo-me obrigada a recusar emprego... é uma pena.
Cpmts.

Respondido por sfigueiredo no tópico Retoma subsídio desemp após término contrato parcial

27 maio 2011 19:03 #2325
Existem outros aspectos que pode considerar como a aquisição de experiência, descansar durante algum tempo da pressão psicológica que é a procura de emprego ou a criação de uma relação com a entidade empregadora que potencie contratações futuras.

Esta não é a primeira situação do meu conhecimento em que houve recusa de emprego por as regras do subsídio de desemprego serem financeiramente desvantajosas.

Vi que participou noutros tópicos, o que me parece muito interessante. Eu gosto particularmente destes fóruns e, pela minha parte, acho que seria bom se mais pessoas participassem. Se todos nos ajudarmos, melhor!
Tempo para criar a página: 0.278 segundos