Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Tens dúvidas sobre os teus direitos em situação de baixa médica ou outras faltas? Pergunta aqui!

Despedimento durante baixa de risco clinico na gravidez

Despedimento durante baixa de risco clinico na gravidezfoi criado por elsa7

02 Nov. 2013 14:29 #9781
Boa tarde , recebi ontem a carta da minha empresa a dizer que pretendiam não renovar o meu contrato a termo incerto, o aviso prévio que me dão são de 60 dias pois estou lá na empresa à quase 3 anos, agora a minha questão é a seguinte: estou de baixa de risco clinico na gravidez que é até à data do parto e ainda faltam mais de 2 meses, como se processa neste caso o aviso prévio? recebo o ordenado durante 2 meses do aviso? Só me fazem as contas daqui a 2 meses? enão e as férias que dizem que gozarei durante o aviso prévio? Não posso gozar férias estando de baixa..certo?

Não consigo encontrar nenhuma informação a este respeito...muito obrigada e ficarei a aguardar um esclarecimento.

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Despedimento durante baixa de risco clinico na gravidez

05 Nov. 2013 14:51 #9804
Cara Elsa, boa tarde.

A denúncia de um contrato de trabalho de uma trabalhadora grávida (com exceção dos casos de contratos a termo certo que caducam) deve ser precedida de consulta à entidade reguladora das relações de trabalho que, em Portugal, é a ACT - Autoridade para as Condições no Trabalho.

Em situações "normais" (sem gravidez), o trabalhador cujo contrato a termo incerto é caducado tem direito a receber o que está indicado em sabiasque.pt/trabalho/legislacao/566-cad...a-termo-incerto.html

Assim, o trabalhador receberá os 60 dias de aviso prévio, ou seja, 2 meses de salário, mais os dias de férias não gozados e o respetivo/proporcional subsídio.

As contas são feitas até ao último dia de vigência do contrato, sendo que a remuneração mensal devida em período de aviso prévio deve ser paga mensalmente, tal como se continuasse a trabalhar.
Tempo para criar a página: 0.292 segundos