Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Tens dúvidas sobre os teus direitos em situação de baixa médica ou outras faltas? Pergunta aqui!

indeferimento subsidio desemprego após baixa médica

indeferimento subsidio desemprego após baixa médicafoi criado por Analuz

18 Mar. 2013 18:24 #7530
:huh:

Bem hajam pelo vosso labor, que é extraordinário!

Mais uma vez recorro a vocês para esclarecimento urgente:
´
Após baixa médica de 17/07/2010 até 09/03/2013, e alta clinica nesta última data, contactei com m/entidade patronal para retorno ao meu posto de trabalho. A mesma informou-me que iam proceder ao meu despedimento, tendo-me entregue o mod. RP 5044 - DGSS (declaração de situação de desemprego), onde foi assinalado o ponto 15.(acordo de revogação fundamentado em motivo que permita o despedimento colectivo ou extinção do posto de trabalhadores), e ainda uma declaração da empresa com título " Declaração - nos termos e para os efeitos do disp. no artº.74º do D.L. 220/2006 - 3 de Nov).
Diriji-me ao Inst. de Emprego e entreguei os dois docs.

Acabo de receber da Seg.Social decisão onde me informam que o req. das prestações de desemprego será indeferido se dentro de 5 (cinco) dias úteis não apresentar resposta por escrito da qual constem elementos que possam obstar ao indefeferimento e para juntar meios de prova.

Os dois motivos apresentados pela Seg. Social são os seguintes:

- não ter sido considerado em situação de desemprego involuntário (nº.1 do artº.2º e artº.9º do D.L. 220/2006 de 3/11;

- O motivo de desemprego tem que estar devidamente fundamentado.


Agora questiono:

- Após a baixa médica ter terminado e a m/entidade patronal ter decidido pelo meu despedimento, que passos teria de efectuar ?
- A baixa médica obstaria a que me fosse remetida ou comunicado por escrito com o prazo legal de aviso prévio a intenção de despedimento e motivos? neste caso não se aplica?
- Apontados os motivos que a entidade patronal usou para revogar meu contrato de trabalho (acordo de revogação fundamentado em motivo que permita o despedimento colectivo ou extinção do posto de trabalhadores), , como teria a mesma de proceder comigo para me ser atribuido e ter direito ao Fundo de desemprego?
- neste caso, que artigos, nºs e alíneas do D.L. 220/2006 de 3/11,(com as alterações correspondentes) teriam de ser apontados como motivo do meu despedimento para poder ser-me atribuido o Fundo de desemprego?

Peço desculpa pela vastidão da minha escrita e aguardo uma resposta rápida, tendo sempre em atenção a v/disponibilidade e ainda o prazo de 5 dias que tenho para responder.

Abraços e agradecimentos!!

Respondido por Beatriz Madeira no tópico indeferimento subsidio desemprego após baixa médica

19 Mar. 2013 17:28 - 24 Jun. 2023 20:01 #7550
Cara Analuz, boa tarde.

Respondemos às suas questões pela mesma ordem:

- Após a baixa médica ter terminado e a m/entidade patronal ter decidido pelo meu despedimento, que passos teria de efectuar ? O empregador deve comunicar por escrito a intenção de despedir o trabalhador cumprindo o prazo de aviso prévio aplicável e que está descrito em sabiasque.pt/trabalho/legislacao/resumos...o-a-termo-certo.html

- A baixa médica obstaria a que me fosse remetida ou comunicado por escrito com o prazo legal de aviso prévio a intenção de despedimento e motivos? neste caso não se aplica? De forma alguma, o empregador é obrigado ao cumprimento do prazo legal de aviso prévio ao trabalhador quaisquer que sejam as circunstâncias.

- Apontados os motivos que a entidade patronal usou para revogar meu contrato de trabalho (acordo de revogação fundamentado em motivo que permita o despedimento colectivo ou extinção do posto de trabalhadores), , como teria a mesma de proceder comigo para me ser atribuido e ter direito ao Fundo de desemprego? O motivo indicado pelo empregador leva a que seja necessária a tal declaração que o empregador lhe entregou. Ao que parece, tudo foi cumprido, à exceção do prazo de aviso prévio e do facto de não ter havido qualquer "acordo". O acordo de rescisão contratual leva a uma situação de "desemprego voluntário", uma vez que há um acordo entre as partes sobre o despedimento/demissão. O que não está bem na sua situação é que não houve qualquer "acordo", sendo que o empregador a "enganou" ao assinalar esse motivo como o do despedimento.

- neste caso, que artigos, nºs e alíneas do D.L. 220/2006 de 3/11,(com as alterações correspondentes) teriam de ser apontados como motivo do meu despedimento para poder ser-me atribuido o Fundo de desemprego? Provavelmente irá precisar de ajuda jurídica (um advogado). O que lhe sugerimos que faça rapidamente, antes de esgotar o "prazo de resposta": vá a um advogado que a ajude a fazer a resposta para a Seg. Social e faça uma queixa no Tribunal de Trabalho da sua área de residência (cujos contactos e morada poderá encontrar em justica.gov.pt/Servicos/Pedir-mediacao-laboral ) contra o empregador que, claramente, não foi claro e íntegro. Reforce a ideia de que não houve qualquer acordo!
Ultima edição : 24 Jun. 2023 20:01 por Pedro Ferreira.
Os seguintes utilizadores Agradeceram: Analuz

Respondido por Analuz no tópico indeferimento subsidio desemprego após baixa médica

19 Mar. 2013 23:10 #7554
:) Agradeço, e sempre, a vossa prontidão na resposta, tanto quanto a informação tão precisa!!!

Bem hajam!!!
Obrigada!
:kiss:
Tempo para criar a página: 0.279 segundos