Métodos contracetivos - DIAFRAGMA

Votos do utilizador: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

O diafragma é um pequeno anel flexível coberto por uma película de borracha ou silicone que é colocado dentro da vagina de forma a cobrir o colo do útero, impedindo a passagem dos espermatozoides.

O papel do diafragma é obstruir completamente o colo (entrada) do útero, impedindo que os espermatozoides atinjam o útero e, consequentemente, fertilizem um óvulo. O diafragma pode ser utilizado diversas vezes, ao contrário do preservativo que apenas deve ser utilizado uma vez.

Após ocorrer a relação sexual, a mulher deve esperar de 6 a 24 horas para retirar o diafragma, que deve ser lavado com sabão neutro, seco e guardado em recipiente próprio. Se forem seguidas estas recomendações, um diafragma pode durar até 3 anos.

A utilização do diafragma deve ser, inicialmente, acompanhada por um técnico da saúde (médico/a ou enfermeiro/a) de forma a que haja uma adequada escolha do tamanho e para que as recomendações de utilização possam ser transmitidas por um profissional qualificado.

O diafragma não pode ser usado por mulheres virgens ou que tenham problema no colo do útero ou, ainda, que tenham sensibilidade ao látex. Deve ser colocado até 5 horas antes da relação sexual e é aconselhável que seja usado com um espermicida, creme a ser aplicado de 15 a 20 minutos antes da relação sexual.

A eficácia do diafragma não é das mais elevadas, podendo ter um índice de falha superior a 10%, havendo outras desvantagens, como sejam o risco de odor desagradável, corrimento vaginal, aumento do risco de infecção do trato urinário e a não prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).


4000 Caracteres remanescentes


Entrar no Sabias Que

 

A contracepção de emergência, ou 'pílula do dia seguinte', pode ser utilizada em situações em que houve falhas do método contraceptivo utilizado regularmente ou quando existiu uma...

Please publish modules in offcanvas position.