Os métodos da observação do muco cervical e da temperatura podem ajudar quando se tenta engravidar

Votos do utilizador: 4 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela inativa
 

O método da observação do muco cervical consiste na observação diária das secreções vaginais de modo a verificar as alterações que existem ao longo do ciclo menstrual. Antes da ovulação a quantidade de secreções aumenta e o aspecto do muco torna-se mais líquido e transparente, tipo clara de ovo.

O método da temperatura consiste na medição da temperatura basal da mulher, de modo a perceber quando é que acontece a ovulação. A mulher deve medir a sua temperatura todas as manhãs durante um mês, sendo que quando ocorre a ovulação a temperatura basal aumenta cerca de 0.2 a 0.5ºC. Atenção: existem factores que podem fazer variar a temperatura, como uma simples gripe.

Estes métodos, enquanto contraceptivos não devem ser utilizados sozinhos.


Alice Costa
renata disse:
eu quero engravida


Olá Renata,

Os artigos

Sabias que podes calcular os dias do período fértil?

Método da Temperatura Basal


podem ajudar :-)

Alice Costa
Olá Nana,

Um atraso de aproximadamente 4 semanas é bastante "suspeito". Embora não haja outros sintomas, cada gravidez pode apresentar os seus próprios sintomas. Assim, sugerimos que faças um teste de gravidez para tirar as dúvidas.

Alice Costa
Olá Kris,

Quando há relações sexuais não protegidas, sem preservativo ou outro método contraceptivo, mesmo quando não há uma penetração completa ou ejaculação dentro da vagina, ou quando há um "encosto" do pénis à vagina, ou mesmo durante a menstruação, existe a probabilidade de engravidar.

O líquido pré-ejaculatório dos homens pode conter alguns espermatozóides que podem vir a fecundar um óvulo e dar origem a uma gravidez. A fecundação pode ocorrer durante alguns dias após a relação sexual não protegida.

Para teres a certeza que existe/não existe uma gravidez, sugerimos que faças um teste 3 semanas após o dia da relação sexual desprotegida ou 1 semana após a data prevista para início da menstruação e que uses preservativo nas relações sexuais.

renata
eu tenho cisto é estou tomando diana35 écloridato de metformina gliface xr eu tenho como engravida depois de tres meses tomando esse remedio
eu quero engravida
nana
muco cervical
boa tarde!
eu estou com um atraso de aproximadamente 4 semanas, nao tenho o peito sensivel, nao tenho enjous, nao tenho grande apetite, mas vou frequentemente fazer xixi e basicamente nao tenho muco cervical, só ha 2 dois que me aparece uma manchinha branca pastosa, haverá possibilidade de estar gravida?
ajudem-me!!

sofia oliviera
33
boa tarde!
eu queria saber, como se pode estar grávida, tendo na mesma as menstruaçaoes habituais, ou seja todos os meses?!

obg,

Danny
15
ME AJUDE POR FAVOR!!!!! Foi assim, eu e meu namorado estavamos a masturbarmo nos mutuamente... Quando saiu esperma ele tocou um pouco com os dedos e limpou as calças. Passados aproximadamente 5 minutos ele introduziu esses mesmos dedos na minha vagina. Ele afirma que quando o fez tinha a mao e os dedos secos. Há hipotese de eu estar grávida? Eu e ele ja nao pensamos noutra coisa e andamos super preocupados sem saber o que fazer. Agradecia uma resposta o mais rápido possivel por favor para tirar essa afliçao! :'(
Pedro Ferreira
Olá michelle critina da oliveira do prado,
O ideal será continuares a seguir as instruções do teu médico, uma vez que já estás a ser seguida e qualquer exame e/ou tratamento será indicado pelo teu médico.

Kris
17
Ola! a minha mentruação veio no dia 19/09 e acabou no dia 22/09 e no dia 26/09 eu tive relação com o meu namorado e ele ejaculou dentro da minha vagina. E eu não tomei o contraceptivo de urgencia.(e eu tbm nao tomo anticoncpcional)Será que corro algum risco de estar gravida?Me ajude por favor é muito urgente!
Grata pela atenção

michelle critina da oliveira do prado
25
estou tetando engravidar faz 2anos e não consegui ainda ja fui ao meu medico fiz varios exame ele disse que esta tudo em orde so um micro cisto no ovario de 4cm mas nem por isso eu posso engravidar ele disse que não atrapalha .
Pedro Ferreira
Olá deborah caren,
Por vezes quando se está a planear uma gravidez e esta não ocorre imediatamente podemos ficar um pouco mais ansiosos e tristes. No entanto, parece que já estás a ser acompanhada e isso é muito importante. Fala com o teu médico assistente e continua a seguir as suas instruções. Tenta ficar um pouco mais tranquila, pois já sabes que o nosso sistema nervoso pode alterar a altura da ovulação e aproveita para reforçar a tua relação sem te sentires tão mal com isso, vais ver que quando menos esperares …

deborah caren
24
Eu tenho poli microcistico e não estou conseguindo engravidar, e percebo que não tenho muco cervical, só tive uma ves, mas fas tempo estou tomando clomid para almentar a ovulãção e hormonio feminino, e até agora nada o que eu faço.aguardo resposta por favor me atenda rápido:'(

Pedro Ferreira
Olá fanny, Desde já agradecemos a tua questão, apenas com a contagem de um ciclo menstrual, de facto torna-se ainda mais difícil fazer o cálculo do período mais fértil.
O método de cálculo do período fértil faz-se da seguinte forma: primeiro deve-se anotar a duração de cada ciclo menstrual durante pelo menos seis meses (o ciclo menstrual conta-se do 1º dia da menstruação até ao 1º dia da próxima menstruação). Em segundo lugar, determina-se a duração do ciclo mais comprido e do mais curto. Ao ciclo mais curto deverá subtrair 18 dias, e ao ciclo mais longo deverá subtrair 11 dias. Por exemplo, se o ciclo menor fosse de 25 dias e o maior de 30 dias teríamos: 25-18=7 e 30-11=19. Neste caso o período fértil seria entre o 7º e o 19º dia do ciclo menstrual. Agora se, por exemplo, os ciclos forem todos de 28 dias teríamos: 28-18=10 e 28-11=17. Já neste caso, o período fértil seria entre o 10º e o 17º dia do ciclo menstrual. Para ser mais fácil , neste momento já é possível comprar um teste de prognóstico de ovulação, que detecta o pico da ovulação e que faz uma estimativa do período fértil. Estes testes vendem-se nas farmácias.
Este método associado ao da observação do muco cervical, assim como o da temperatura poderá ajudar o casal a engravidar. O método da observação do muco cervical consiste na observação diária das secreções vaginais de modo a observar quais as alterações que existem ao longo do ciclo menstrual. Antes da ovulação a quantidade de secreções aumentam e o aspecto do muco torna-se mais líquido e transparente, tipo clara de ovo.
O método da temperatura consiste na medição da temperatura basal da mulher de modo a perceber quando é que acontece a ovulação, ou seja, a mulher deve medir a sua temperatura todas as manhãs durante um mês e quando ocorre a ovulação a temperatura basal aumenta cerca de 0.2 a 0.5ºC . Mas atenção existem diferentes factores que podem fazer alterar a nossa temperatura, uma simples gripe para a temperatura subir - não é um método que deve ser utilizado sozinho!
Espero que estas dicas ajudem a ter uma noção sobre como calculares o teu ciclo mais fértil. Até breve!

fanny
41
ola eu gostaria de engravidar mas não sei como faço já estou farta de ler sobre isto mas quanto mais leio menos entendo alguém me sabe esclarecer sobre esta matéria? o meu penúltimo mês foi dia 04-03-2009 este ultimo foi 03-04-2009 alguém me consegue dar um calendário fértil com estes meus dados? obrigado fico a espera ;) :-*

4000 Caracteres remanescentes


Please publish modules in offcanvas position.